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quarta-feira, 11 de abril de 2012

Chuva fecha aeroporto de Congonhas e deixa SP em atenção


A forte chuva desta tarde deixou a cidade em estado de atenção e provocou o fechamento do aeroporto de Congonhas, na zona sul. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o aeroporto está fechado desde as 15h55 de hoje (11). A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que há cinco pontos de alagamento intransitáveis em toda a cidade neste momento.

Fonte: Exame.com
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Com cargas, Avianca espera dobrar volume este ano



Durante coletiva de imprensa que apresentou Rodrigo Napoli como diretor comercial, a Avianca Brasil revelou também que pretende aumentar o volume de sua área de cargas em 100% este ano. Para isso, a empresa contratou mais de 30 profissionais, entre eles o gerente operacional Anselmo Mastandrea, e pretende lançar novos serviços. 

“Há uma família de cargas expressas, que pode ter produto de primeiro voo, de dez horas, dia seguinte. Esta família recebeu o nome de Carga Expressa e exige sistema e operação eficientes. É um produto nobre”, afirmou o o vice-presidente comercial e de Marketing da aérea, Tarcísio Gargioni. 

A Avianca aproveitou a ocasião para apresentar também Rodinei Correa como gerente comercial regional Oeste. 


Fonte: Panrotas
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Marca Vasp de volta aos ares



As marcas Vasp e Vaspex foram avaliadas em R$ 700 milhões e deverão ser leiloadas nos próximos meses.

Nos próximos quatro meses, as marcas Vasp e Vaspex (subsidiária de logística da Vasp) deverão ser leiloadas. "Elas foram avaliadas em R$ 350 milhões cada uma", afirma Daniel Carnio Costa, juiz titular da 1ª Vara de Falências de São Paulo, e responsável pelo processo de falência da Vasp. Segundo ele, o montante arrecadado com este leilão será destinado ao pagamento das dívidas trabalhistas da companhia, que hoje estão estimadas em R$ 1 bilhão. "Ainda não sabemos quanto será arrecadado, mas a lei não nos permite vender por menos de 40% do valor de mercado", afirma.

Desde 2008, quando foi decretada a falência da companhia, o patrimônio da Vasp vem sendo vendido para sanar suas dividas. Hoje o passivo total da empresa é de R$ 5 bilhões. O próximo passo de Costa é vender a sucata das 22 aeronaves que estão abandonadas em aeroportos de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, e Salvador. Apenas uma não será desmontada por conta de seu valor histórico. O Boeing 737-200 que está no aeroporto de Confins, MG, foi o primeiro desse modelo a pousar no Brasil e o que mais voou no mundo pela bandeira de uma só companhia. A medida é resultado do Programa Espaço Livre-Aeroportos, da Corregedoria Nacional de Justiça.

Fonte: Istoé Dinheiro

Você acha que a marca VASP realmente voltará aos ares? Deixe seu comentário sobre o assunto.

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Transaero finaliza a encomenda de quatro Boeing 787


A Boeing e a russa Transaero Airlines assinaram recentemente uma encomenda de quatro 787-8 Dreamliner. A cerimônia de assinatura, no valor de US$ 744 milhões a preços de tabela, fez história ao ser realizada a bordo do 787 durante um voo de demonstração para os executivos da Transaero, funcionários e convidados especiais.

"Nossa história com a Boeing remonta a 1993, quando a Transaero se tornou a primeira companhia aérea na Rússia a voar com aviões da Boeing", disse o presidente do Conselho de Administração da Transaero, Alexander Pleshakov. "Seguindo os nossos investimentos por soluções inovadoras e nossos esforços contínuos para melhorar a qualidade do nosso produto, nós escolhemos uma aeronave no estado da arte e altamente eficiente, que é o Boeing 787 Dreamliner. É muito simbólico que a nossa companhia aérea tenha se tornado um participante da primeira cerimônia de anúncio de encomenda realizada no ar a bordo do 787. O Boeing 787 irá realizar voos em rotas domésticas e internacionais da Transaero", completou Pleshakov.

O Comandante de 767 e 77 na Transaero, Evgeny Nikitin, foi um dos copilotos do 787 durante todo o voo desde a descolagem até a aterrissagem, e teve um lugar na cerimônia de assinatura.

Feito principalmente de materiais compostos, o Boeing 787 Dreamliner é o primeiro avião de médio porte capaz de operar em rotas de longo alcance e vai permitir que as companhias aéreas operem voos non-stop em rotas preferidas pelo público que viaja. Como resultado de tecnologias inovadoras, o avião oferece economia operacional sem paralelo, eficiência energética e conforto para os passageiros. Mais de 850 Boeing 787 foram encomendados por 59 clientes, uma prova das capacidades únicas do avião. A Rússia desempenhou um papel importante na criação deste avião revolucionário. Engenheiros do Boeing Moscou Design Center participaram da concepção de um número de setores-chave do 787. O fabricante russo VSMPO-AVISMA fornece peças de titânio para o 787 Dreamliner.

"A Boeing e a Transaero desfrutam de uma parceria de quase duas décadas e estamos abrindo um novo grande capítulo, juntamente com o 787 Dreamliner", disse Marty Bentrott, vice-presidente de vendas para o Oriente Médio, Rússia e Ásia Central da Boeing Commercial Airplanes. "Estamos ansiosos para trabalhar com a Transaero para oferecer aos passageiros da companhia aérea o conforto sem precedentes do 787 Dreamliner, além de manter nossa contínua parceria com esta grande companhia", completou Bentrott.

Criada em 1991, a Transaero foi a primeira companhia aérea privada da Rússia e também foi a primeira companhia aérea russa a introduzir um avião da Boeing em sua frota. Em 1993, a empresa começou a operar seus 737. Hoje, a Transaero é a segunda maior companhia aérea da Rússia e opera com os modelos 737, 747, 767 e 777. 

Fonte: Aviação Paulista
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Analistas: obras no Galeão só no fim de 2013


O Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, pode começar a receber investimentos da iniciativa privada apenas no fim do próximo ano, após a Copa das Confederações e às vésperas da Copa do Mundo de 2014. Esse é o tempo mínimo considerado por especialistas, com base no adiamento do leilão de concessão para outubro deste ano, após as eleições municipais, como quer a presidente Dilma. Outro ponto que preocupa especialistas é que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ainda não está elaborando o projeto para a concessão do aeroporto do Rio. Esse projeto é essencial para balizar o nível de investimentos necessário para definir o preço mínimo da concessão. Segundo a Infraero, o Galeão tem hoje programados R$ 813,7 milhões de investimentos governamentais até o fim de 2014. Nesse valor, estão incluídas as reformas nos dois terminais e recuperação, além de revitalização, dos sistemas de pistas e pátios.

— Esse atraso é perigoso em relação ao calendário das obras. O cronograma é longo, pois é preciso apresentar em audiência pública o projeto, só depois é marcado o leilão. Em seguida, há um tempo para homologar os vencedores. No Rio, é preciso melhorar o serviço — diz Francisco Anuatti Neto, professor da Faculdade de Economia da USP.

A necessidade de investimentos no Galeão é menor que nos aeroportos já licitados, caso de Guarulhos, em São Paulo, e Brasília, onde será necessária a construção de um novo terminal. No caso do Rio, de acordo com uma fonte que está a par do projeto de privatização, a iniciativa privada deverá ter de construir um novo estacionamento. Hoje, o espaço está em estudos de viabilidade para o lançamento do edital, ainda sem uma data.

Além disso, o investidor privado que levar o Galeão terá de arcar com as reformas dos dois terminais e com a melhoria nas instalações tais como escadas rolantes e elevadores. Outro ponto é a construção de esteiras de bagagem no terminal dois e a ampliação do terminal um, o mais antigo.

— Os aeroportos que já foram licitados eram os que tinham um sério gargalo. Os outros, como Galeão e Confins (em Belo Horizonte), precisam de melhorias. O Galeão tem uma capacidade ociosa, mas precisa ser melhorado. O ponto central é expansão, que vai permitir a atração de mais empresas aéreas — ressalta Marcos José Barbieri Ferreira, professor de economia da Unicamp. De acordo com fontes, várias empresas já se movimentam nos bastidores para participar da privatização do Galeão, como as construtoras Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez, Odebrecht e Queiroz Galvão.

Infraero prepara esquema especial para Páscoa

Segundo projeções oficiais da Infraero, o Galeão terá de chegar em 2014 com uma capacidade de 44 milhões de passageiros por ano para atender a uma demanda de 18,7 milhões de pessoas. Hoje, recebe 14,9 milhões, com capacidade para 17,4 milhões.

A Infraero anunciou ontem medidas para o movimento nos aeroportos na Páscoa. Os terminais devem receber dois milhões de passageiros no feriado. Houve reforço do efetivo nas áreas operacionais e de segurança, com o remanejamento da escala de trabalho dos empregados. Haverá equipes de plantão para manutenção e limpeza.

Fonte: O Globo
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Governo e TAM vão formar mão de obra local para exportação



O Ceará poderá ser, em dois anos, um exportador de mão de obra técnica em manutenção de aeronaves - profissionais bastante disputados no mercado nacional. A TAM Aviação Executiva e o Governo do Estado vão qualificar, inicialmente, profissionais em Aracati, para trabalhar no Centro de Tecnologia, Manutenção e Comercialização de Aeronaves e Prestação de Serviços Aeronáuticos, a ser instalado no município. A formação, porém, não irá se restringir apenas à demanda da TAM de Aracati. O trabalho terá continuidade mesmo após preencher as vagas do local.

O hangar da companhia começa a ser construído nas próximas semanas no Aeroporto de Aracati. O memorando de entendimento sobre o centro de manutenção foi assinado ontem pelo governador Cid Gomes e pelo presidente da TAM Aviação Executiva, Fernando Pinho, no Palácio da Abolição.

No contrato consta o compromisso mútuo da capacitação de pessoal, predominantemente local. “O objetivo é desenvolver cursos profissionalizantes para a formação de mão de obra para mecânicos e eletrônicos da aviação. E por que não o Ceará exportar mão de obra para outros Estados?”, disse Pinho.

O contrato inclui ainda a cessão de espaço pelo governo de 10 mil m² por 10 anos, renováveis por mais 10, e incentivos equivalentes a 50% do valor de construção da base, orçada em R$ 26 milhões. Isso significa que o Estado vai pagar metade da construção, R$ 13 milhões.

O secretário do Turismo, Bismarck Maia, confirmou a intenção de oferecer cursos técnicos no ramo da aviação. “Em princípio, estão trazendo os técnicos, mas o grande benefício que o Estado vai ter é montar o curso na escola técnica que já tem em Aracati, com a disponibilidade de absorver os professores, de (a TAM) comprar os equipamentos. Ali vão poder formar pessoas que trabalhem Brasil afora”, reforçou.

A estimativa é de que o hangar esteja pronto em oito meses.

Referência no Nordeste

Com o centro de manutenção da TAM, o Ceará passa a ser a referência no segmento para Norte e Nordeste, regiões que contêm, juntas, 20% da frota da aviação executiva. Os proprietários dessas aeronaves, agora, terão a opção de se deslocarem a Aracati, ao invés de irem ao centro de manutenção em Jundiaí (interior de São Paulo) ou aos Estados Unidos (EUA), no centro da própria Cessna, fabricante de aeronaves parceira da empresa brasileira.

O quê
ENTENDA A NOTÍCIA


O centro de manutenção e tecnologia da TAM Aviação Executiva vai empregar, no início, de 30 a 40 pessoas. Nos próximos cinco anos, serão mais 150 empregos diretos para trabalhar na manutenção de aeronaves.

Fonte: O Povo - CE
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Gol: operação à distância não traz riscos



A Gol informou que o monitoramento à distância da operação de balanceamento — que distribui o peso das aeronaves antes da decolagem — não coloca em risco a segurança dos voos. O programa, segundo a empresa, é usado mundialmente e, no Brasil, por Webjet e Azul.

Sem dar números, a Gol confirmou a demissão de funcionários (despachante técnico 2) que trabalham com o balanceamento. Na terça-feira, a companhia negara os cortes.

Segundo Pedro Rodrigo Scorza, diretor de Operações da Gol, o ajuste de pessoal se deve à centralização das operações de balanceamento, em curso desde 2009. A unificação das operações visa a trazer mais segurança ao balanceamento e não está ligado à reestruturação da companhia.

— As demissões dos despachantes coincidiram com a da tripulação (de 205, anunciada no início da semana), mas a integração do balanceamento já estava em andamento.

Scorza refutou informações da Federação Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil de que os cortes e o monitoramento à distância afetariam a segurança dos voos. A entidade solicitou que a Anac investigue o caso.



Fonte: O Globo
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TRIP anuncia novos executivos para as áreas de marketing e vendas



A TRIP Linhas Aéreas conta com novos executivos para duas novas diretorias adjuntas de marketing e vendas. 


Emerson Luccas, com mestrado pelo Instituto de Administração de Empresas da Universidade de Paris além de especialização em marketing direto pela ABEMD e passagens pela editora Abril, Cardif e Renault, assume o cargo de diretor adjunto de marketing da TRIP. 


E na função de diretor adjunto de vendas, assume Luís Barz, com especialização em tecnologia da informação pela FIAP e MBA em marketing e vendas pela ESPM e passagem pelo setor de alimentos e bebidas da Chopp Germania, SABmiller Angola e Coca-Cola East & Central Africa . 


Ambos executivos responderão para Evaristo Mascarenhas, diretor de Marketing e Vendas da TRIP Linhas Aéreas.


Fonte: AviaçãoBrasil



Boeing decide design de novo 737 para garantir eficiência




A Boeing afirmou nesta quarta-feira (11) que tomou uma série de decisões sobre escolhas de design para seu futuro jato 737 MAX, a versão remotorizada de seu avião de fuselagem estreita mais vendido, para assegurar que o modelo cumpra as ambiciosas metas de eficiência no consumo de combustível.
A companhia informou que vai melhorar a aerodinâmica do jato ao prolongar o cone da cauda e mudar a maneira como integra o motor à asa.
No ano passado, a Boeing revelou planos para equipar o 737 com novos motores de consumo mais eficiente de combustível. A empresa chamou o avião remotorizado de MAX e informou que ele entrará em serviço em 2017.
"Baseado no trabalho de design e resultados de testes preliminares, temos ainda mais confiança em nossa capacidade de entregar aos clientes as economias de combustível que precisam, enquanto minimizamos o risco de desenvolvimento deste programa", disse o engenheiro-chefe de projeto do programa 737 MAX, Michael Teal.
A Boeing informou que também vai atualizar os controles de voo e fortalecer os equipamentos de pouso, asas e a fuselagem para acomodar o peso dos motores maiores.
A versão MAX do 737, que oferece economias de combustível de até 12% sobre a atual versão do modelo, será impulsionada por motores produzidos pela CFM International, uma joint-venture entre a General Electric e a francesa Safran.
O avião vai competir com o Airbus A320Neo, que também terá novos motores e promete oferecer economia de combustível de 15 por cento sobre o atual A320.
A Boeing recebeu mais de 1.000 encomendas e compromissos provisórios para o MAX desde que recebeu o primeiro pedido feito pela American Airlines no ano passado. A Southwest Airlines será a primeira operadora do avião.
Fonte: UOL


Avião faz pouso de emergência no Canadá após ameaça de bomba



Um avião da empresa Korean Air precisou fazer um pouso de emergência em uma base militar canadense na ilha de Vancouver nesta terça-feira (10) depois de ter recebido uma ameaça de bomba.

A Aeronáutica canadense confirmou por meio de um comunicado que um Boeing 777 da Korean Air que decolara do aeroporto da cidade de Vancouver com destino a Seul teve de realizar uma aterrissagem em uma de suas bases.

A televisão pública canadense disse que a Korean Air informou que o pouso de emergência aconteceu depois de o escritório da companhia aérea na cidade americana de Los Angeles ter recebido uma ameaça de bomba.

A "CBC" acrescentou que o voo número 72, com 149 passageiros a bordo, aterrissou às 21h50 de Brasília na base militar de Comox, na ilha de Vancouver, e foi escoltado por caças americanos F-15.


Fonte: UOL
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Negócio da TAP no Brasil já deu prejuízos de 208 milhões



Resultados negativos da antiga VEM foram de 61,5 milhões no último ano, mas melhoraram 12,5% face ao ano anterior.
Fernando Pinto estará amanhã no Rio de Janeiro para apresentar os resultados da operação de manutenção e engenharia da TAP no Brasil. Com a privatização da empresa, que deve incluir a operação brasileira, prevista para Junho, as notícias de que o presidente da companhia aérea tem para o mercado estão longe de ser positivas: 2011 foi o último de cinco anos em que a TAP Manutenção e Engenharia (M&E) Brasil apresentou prejuízos, num total de 146,4 milhões de reais (61,5 milhões de euros), apurou o Diário Economico.
Numa altura em que o transporte aéreo apresenta lucro de 3,1 milhões de euros, apesar da escalada do preço dos combustíveis, a operação brasileira estará a pressionar os resultados do grupo TAP que deverão ser conhecidos este mês. No total, a antiga empresa de manutenção da Varig, comprada pela TAP no final de 2005, já inscreveu no balanço da empresa portuguesa mais de 495 milhões de reais (208 milhões de euros) de prejuízos. A este valor há a acrescentar os 15 milhões de euros pagos por parte da empresa e, posteriormente, uma verba, que até hoje não é conhecida, para comprar a posição que a GeoCapital, ligada ao empresário Stanley Ho, controlava na VEM.
Ainda em 2007, a TAP fez um aumento de capital de 24 milhões de reais (dez milhões de euros) e criou uma linha de crédito avaliada em cinco milhões de euros para financiamento de material. Certa é a assunção de um passivo superior a 100 milhões de euros, resultante de dívidas da VEM ao Governo brasileiro. Dívida que até 2010 proibiu a empresa de participar em concursos públicos, nomeadamente para a manutenção dos aviões da Força Aérea brasileira, e que a TAP M&E previa que pudessem representar cerca de 25% da sua facturação.
Fonte: Sapo.pt

Airbus recebe encomenda de US$ 2,5 bi de aérea indonésia

 A Airbus confirmou nesta quarta-feira que a companhia aérea indonésia Garuda encomendou mais 11 aviões modelo A330.


A encomenda vale 2,54 bilhões de dólares a preços de tabela, e todos os aviões terão turbinas Rolls-Royce Trent 700, em linha com que as fontes da Reuters haviam adiantado na terça-feira .
A assinatura do negócio se dará nesta quarta-feira durante a visita de 24 horas que o primeiro-ministro britânico, David Cameron, faz à Indonésia para estreitar as relações comerciais entre os países.
"Esse acordo entre Airbus e Garuda é uma boa notícia para a indústria aeroespacial do Reino Unido", disse Cameron ao chegar a Jacarta.
Os novos aviões aumentarão em 60 por cento o número de A330s que a Garuda já recebeu. A principal concorrente dela no mercado nacional, a Lion Air, assinou um acordo de 22 bilhões de dólares com a Boeing em fevereiro.
Fonte: Exame.com

Embraer participa de encontro sobre segurança na Ásia

A empresa brasileira Embraer participará de encontro sobre aviação e segurança na Malásia. A 13ª Exposição e Conferência Defense Services Asia (DSA) acontece na capital do país, Kuala Lumpur, de 16 a 19 de abril.

A unidade de defesa e segurança da empresa estará presente com aeronaves militares, radares, veículos aéreos não-tripulados (Vant) e sistemas de informação e comunicação.

“A participação da Embraer na DSA é um reflexo de nosso compromisso com a Ásia Pacífico, que começamos a ampliar em 2011 com a nomeação de um representante da empresa baseado especificamente na região”, disse em nota Geraldo Gomes, diretor de marketing e vendas internacionais da Embraer Defesa e Segurança.

Fonte: UOL
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