Sejam Bem Vindos ao AviaçãoTodoDia. Um Blog criado para reunir em um único lugar as principais notícias sobre a aviação. Aproveite, participe e compartilhe.
sexta-feira, 6 de abril de 2012
Justiça chilena rejeita apelo de LAN/TAM sobre fusão
A suprema corte do Chile informou nesta quinta-feira ter rejeitado as apelações de LAN e TAM para suspender algumas medidas referentes à fusão entre as companhias impostas pelo regulador antitruste chileno, embora executivos da LAN tenham dito que a decisão não compromete a operação.
A fusão entre LAN e TAM irá criar uma das maiores empresas aéreas do mundo, cuja conclusão é esperada para maio.
As empresas haviam apelado à Suprema Corte do Chile em outubro contra três de 11 medidas do regulador antitruste do país sobre acordos de codeshare, obrigações de desistir de alguns voos via Lima, além de obrigar as companhias a dar acesso a registros de negócios aos reguladores.
"É impossível ignorar que a fusão TAM-LAN tem interdependência econômica objetiva com outras empresas, tais como acordos de code share," disse a Suprema Corte em sua decisão. "Estes são aspectos da atividade econômica que os juízes anti-truste corretamente incluíram em sua análise."
As ações da LAN fecharam em queda de 0,23 por cento na bolsa de Santiago antes do anúncio, enquanto o principal índice local IPSA subiu 0,29 por cento.
Na Bovespa, a ação da TAM tinha queda de 0,8 por cento, a 44,84 reais, enquanto o Ibovespa tinha estabilidade, às 16h05.
Fonte: 
Empresa sugere que aeromoças emagreçam para economizar combustível
A companhia aérea irlandesa Ryanair, conhecida por oferecer voos de baixo custo, anunciou algumas medidas inusitadas para tentar reduzir o peso das aeronaves e, com isso, economizar combustível. Entre elas está o estímulo para que as aeromoças percam peso, segundo reportagem do jornal britânico "Telegraph".
O porta-voz da Ryanair, Stephen McNamara, disse que cada quilo a menos é importante para a economia geral de combustível.
Além da perda de peso das aeromoças, a Ryanair reduzirá o tamanho da sua revista de bordo e passará a servir menos gelo nas bebidas dos passageiros. A companhia aérea ainda considerou tirar os braços dos assentos, mas a proposta foi deixada de lado.
A empresa aérea tem um calendário com funcionárias em poses sensuais e já teve problemas na Justiça por causa de anúncios polêmicos.
Campanhas polêmicas
Em fevereiro, a autoridade britânica de regulação da publicidade proibiu uma propaganda da companhia que mostrava aeromoças de lingerie, sob a frase "Red Hot Fares & Crew" --algo como "Tarifas quentes e tripulação também".
A empresa já estudou até mesmo oferecer pornografia para os passageiros durante o voo, em um aplicativo para iPads e smarthphones.
Acostumada com as polêmicas, a Ryanair anunciou que pretendia cobrar pelo uso dos banheiros a bordo dos aviões, além de oferecer passagens mais baratas para quem voasse em pé.
(Com informações de AFP, Efe e Reuters)
Avião da Marinha sofre acidente em área residencial dos EUA
Um F-18 da Marinha americana se chocou nesta sexta-feira (6) em uma área residencial de Virginia Beach, no estado da Virgínia (EUA), segundo o Pentágono.
O Pentágono informou que os dois pilotos tiveram tempo para saltar do avião, mas seu estado ainda não foi divulgado, nem se foram registradas vítimas civis no acidente.
O avião pertencia à base aérea da Marinha em Oceana, Virginia Beach, onde são treinados pilotos da Marinha e do corpo de Marines das Forças Armadas americanas.
A Marinha informou em comunicado que segundo os primeiros reportes o acidente aconteceu às 12h05 no horário local pouco depois que o F-18 decolou da base. A Marinha disse estar trabalhando com as autoridades locais e não deu mais detalhes por enquanto.
Em fotografias enviadas pelas testemunhas à emissora "CNN" é possível ver fogo e fumaça entre vários edifícios, em uma área residencial de veraneio.
Segundo o canal de televisão, um dos edifícios afetados é uma residência de idosos e pelo menos duas pessoas foram levadas a um hospital próximo.
Em fotografias enviadas pelas testemunhas à emissora "CNN" é possível ver fogo e fumaça entre vários edifícios, em uma área residencial de veraneio.
Segundo o canal de televisão, um dos edifícios afetados é uma residência de idosos e pelo menos duas pessoas foram levadas a um hospital próximo.
Fonte: UOL
Furtos em aeroportos de SP sobem 47% no 1º bimestre
No primeiro bimestre do ano, os furtos cresceram 47% nos dois principais aeroportos de São Paulo, segundo a Secretaria da Segurança Pública. Somados, Congonhas, na zona sul da capital, e Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, registraram 290 casos - ante 197 no mesmo período do ano passado.
No Aeroporto de Congonhas, o aumento foi de 19%, com 50 ocorrências no primeiro bimestre deste ano contra 42 no mesmo período de 2011. Já no Aeroporto de Guarulhos a alta chegou a 54%: foram 240 casos, contra 155.
No Aeroporto de Congonhas, o aumento foi de 19%, com 50 ocorrências no primeiro bimestre deste ano contra 42 no mesmo período de 2011. Já no Aeroporto de Guarulhos a alta chegou a 54%: foram 240 casos, contra 155.
Investigações
O delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Carneiro Lima, disse que as delegacias dos aeroportos agora vão focar na investigação de quadrilhas como essa que foi desbaratada. "É preciso mapear o modo de agir, os locais e os golpes para identificar e prender os responsáveis", disse.
Segundo o delegado titular do Aeroporto de Congonhas, Marcelo Godói Palhares, os ladrões "estão sempre atrás de laptops ou mochilas". Na última quarta-feira, um engenheiro químico alemão de 51 anos teve a mala furtada no local ao dar informações sobre o metrô. No dia seguinte, sua bagagem foi encontrada no centro sem dinheiro, mas com as roupas.
Em fevereiro, seis funcionários de Cumbica responsáveis pelo carregamento das malas entre a aeronave e a esteira foram presos sob acusação de furto. O esquema do grupo funcionava assim: malas que deveriam seguir para o desembarque internacional eram desviadas para a área doméstica - onde há pouca revista. De lá, um integrante saía com a bagagem como se fosse passageiro.
Wi-fi grátis e ilimitado começa em Cumbica e outros oito aeroportos
Desde a tarde de ontem (4), passageiros podem acessar a internet de modo gratuito e ilimitado em sete dos maiores aeroportos brasileiros.
O acesso, sem fio, foi liberado nas áreas de embarque dos aeroportos de Cumbica (Guarulhos), Congonhas, Galeão, Santos Dumont, Recife, Fortaleza e Pampulha (MG).
E a partir de hoje, deve começar também nos aeroportos de Brasília e Porto Alegre.
O serviço é oferecido pela Infraero (estatal responsável pelos aeroportos), que fez um acordo com três operadoras: em troca de publicidade, elas não cobram pela internet.
Inicialmente, apenas a rede da TIM estará disponível.
Para usar o serviço, o passageiro será orientado a fazer um cadastro ao abrir o navegador.
Depois, terá de inserir o número do cartão de embarque para validar o acesso.
Nos principais aeroportos do mundo, o mais comum é o acesso à internet ser cobrado. No
Brasil, esse modelo tinha pouca demanda e não era atrativo para as empresas
fornecedoras, diz Gustavo Vale, presidente da Infraero; daí a ideia de propor gratuidade.
A estatal disse que a fase experimental vai durar sete dias. Em Cumbica, 500 passageiros poderão acessar a internet simultaneamente; em Congonhas, 600, diz a TIM.
Nos dois casos, a oferta é inferior à demanda: em Cumbica passam cerca de 1.700 passageiros nas áreas de embarque por hora; em Congonhas, 1.300.
Com a entrada das outras duas empresas participantes (Linktel e Net), o número irá se expandir, avalia a Infraero, mas não está definido quando isso ocorrerá. A ideia é levar a internet gratuita ilimitada a 100% dos passageiros, afirma Vale.
Outros aeroportos receberão o serviço ainda neste mês.
Fonte: Folha.com
Infraero prepara ações para feriado da Semana Santa
Para o feriado da Semana Santa está prevista uma movimentação de aproximadamente 2 milhões de passageiros nos 66 aeroportos da Rede Infraero, um aumento de 9% em relação ao movimento no feriado em 2011, que foi de 1,9 milhão de passageiros.
Para garantir o conforto e fluidez nas operações, a Infraero adotará diversas medidas neste período, entre as quais o reforço do efetivo nas áreas operacionais e de segurança com o remanejamento da escala de trabalho dos empregados. Equipes de plantão trabalharão para a manutenção de equipamentos essenciais, como pontes de embarque, elevadores e escadas rolantes, assim como a limpeza dos ambientes.
Empregados vestidos com coletes amarelos da campanha “Posso Ajudar?/May I Help you?” circularão nos saguões para orientar e esclarecer dúvidas dos passageiros. Além disso, nos balcões de informação da Infraero estará disponível o Guia do Passageiro. A publicação traz informações atualizadas sobre direitos e deveres dos passageiros, responsabilidades dos entes que atuam no aeroporto e dicas importantes desde o momento da compra da passagem até o desembarque. O guia também está disponível no endereço eletrônico: www.infraero.gov.br/images/stories/mccw/guiapassageiro.pdf.
Além disso, nos aeroportos em que o Centro de Gerenciamento Aeroportuário (CGA) está instalado (Guarulhos, Congonhas, Brasília, Santos Dumont, Galeão, Recife, Fortaleza, Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Confins e Manaus), as ações de monitoramento serão reforçadas pelos integrantes do CGA: Infraero, Anac, empresas aéreas, Polícia Federal, Receita Federal e Vigiagro.
Fonte: aviacaobrasil.com.br
Avianca tem ação especial para Páscoa
De 6 a 8 de abril, os passageiros Avianca de alguns dos destinos mais procurados do País serão surpreendidos com a presença de promotoras vestidas a caráter e com orelhinhas de coelho. Trata-se da ação on-board “Na Avianca a Páscoa é mais gostosa”. No primeiro dia , será sorteado um voo de cada um destes destinos — São Paulo (Congonhas), São Paulo (Guarulhos), Rio de Janeiro (Galeão), Recife, Salvador e Porto Alegre — e nestes todos os passageiros ganharão um barra de chocolate Hershey’s. Durante os dias da ação, algumas poltronas também serão sorteadas, com entrega de kit da Avianca e de produtos da Hershey’s. A entrega dos presentes, precedida por “speech”, acontece após os serviços de bordo.
Para o Vice-Presidente Comercial e de Marketing da Avianca, Tarcísio Gargioni, “a ação é mais uma forma de agradar nossos clientes, que são a alma da companhia, e superar suas expectativas. Por meio de parcerias como essa, podemos agregar ainda mais qualidade aos nossos serviços diferenciados”.
Fonte: aviacaobrasil.com.br
TJDF manda Air France indenizar mãe e filha que perderam voo a Paris
Mãe e filha do Distrito Federal que perderam um embarque para Paris e foram multadas pela companhia aérea Air France ganharam na Justiça o direito a uma indenização R$ 19 mil, mais R$ 8 mil por danos morais. Cabe recurso à decisão.
As passageiras alegaram que não puderam embarcar em 2009 para a capital francesa devido à falta de um documento assinado do pai da menina, autorizando a filha, na época com 16 anos, a embarcar. Uma vez na França, quando pretendiam voltar ao Brasil no voo da empresa, a Air France multou as passageiras em 4 mil euros por não terem feito o trajeto de ida.
Como era antevéspera de Natal, a mãe, a arquiteta Angela Brito, preferiu comprar passagem em outra companhia aérea para ir à Europa. "Como não embarquei na aeronave da Air France, queriam que eu pagasse multa pela volta. Nunca ouvi falar que, se você não embarca na ida, é multado na volta. E o valor era mais alto do que a passagem executiva em outra companhia aérea", disse a arquiteta ao G1.
Para não pagar a multa, a arquiteta optou por comprar as passagens de volta em outra companhia aérea.
O G1 tentou entrar em contato com a Air France, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem. A companhia aérea alegou no processo que diante da impossibilidade de embarque, as passageiras deveriam ter solicitado o cancelamento dos bilhetes e requerer o reembolso. Para a empresa, como isso não ocorreu, o reembolso não é devido.
A empresa também informou que o reembolso seria permitido mediante o pagamento de uma taxa de US$ 200.
O magistrado considerou que a cobrança é indevida e arbitrária, já que não há previsão legal ou contratual que determine ou estabeleça o cancelamento da passagem de volta, se não utilizado o bilhete de ida.
Fonte: G1
TAM terá centro de tecnologia e manutenção no Aeroporto de Aracati
Com inauguração prevista para o segundo semestre de 2012, o Aeroporto de Aracati começa a ganhar força. Nesta terça-feira (03), o governador Cid Gomes e o Presidente da TAM Aviação Executiva, Fernando Pinho, assinarão o Memorando de Entendimentos para oficializar a instalação de um centro de tecnologia, manutenção e comercialização de aeronaves, além de prestação de serviços aeronáuticos da companhia aérea.
Esta base operacional no Litoral Leste vai atender aos mercados das regiões Norte e Nordeste, além da América Central, oferecendo serviços técnicos para aviões executivos de pequeno e médio portes.
O contrato inclui a cessão de espaço para hangar de 10 mil m² por 10 anos, renováveis por mais 10, e incentivos equivalentes a 50% do valor de construção da base, orçada em R$ 26 milhões, sendo R$ 13 milhões da empresa e outros R$ 13 milhões do Governo do Estado. As obras dos hangares de manutenção da TAM vão começar em abril e devem se estender por oito meses. O Centro vai entrar em operação logo após a inauguração do Aeroporto.
Emprego
Segundo as cláusulas do Termo, a TAM vai priorizar a contratação de mão de obra local, introduzir tecnologia, recrutar e formar trabalhadores e ser parceira do Estado em programas de formação de mão de obra especializada voltados para o setor aéreo. O Governo crê que a parceria vá criar 150 empregos diretos logo no início das operações do Centro.
Segundo as cláusulas do Termo, a TAM vai priorizar a contratação de mão de obra local, introduzir tecnologia, recrutar e formar trabalhadores e ser parceira do Estado em programas de formação de mão de obra especializada voltados para o setor aéreo. O Governo crê que a parceria vá criar 150 empregos diretos logo no início das operações do Centro.
Fonte: Diário do Nordeste
TAM e Oi reduzem em 50% as tarifas para celular a bordo
A Oi reduziu em 50% as tarifas para uso do celular durante os voos da TAM Linhas Aéreas. Desde ontem (1º), os clientes pós-pagos da operadora podem falar, enviar SMS e utilizar o smartphone para acessar a internet a bordo pela metade do preço. A promoção, batizada de “Oi nas Nuvens”, terá duração de quatro meses.
Até 31 de julho, os clientes Oi pós-pagos pagarão R$ 3,45 por minuto pelas tarifas de voz para realizar ligações de dentro das aeronaves da TAM, e o valor de R$ 2,30 por minuto para receber chamadas. O envio de SMS sai por R$ 0,96, e o acesso de dados custa R$ 16,50 por megabite trafegado. O SMS recebido é gratuito. Antes de viajar, os clientes devem ligar para *144 e habilitar o serviço de roaming aéreo no celular.
Desenvolvido pela OnAir, uma joint venture da Airbus e da Sita para a produção de tecnologia de ponta para a aviação, o serviço de conectividade a bordo da TAM estreou em outubro de 2010. Atualmente, está disponível em 31 aeronaves da companhia utilizadas em rotas domésticas. O mecanismo permite que até oito passageiros utilizem celulares para ligações telefônicas ao mesmo tempo. Para dados e envio de SMS, não há restrições.
O serviço OnAir opera com os satélites da Inmarsat SwiftBroadband, e seu sistema impede que o sinal dos celulares cause interferência nos comandos da aeronave e na rede de antenas de celular em terra. A definição da tarifa e a cobrança por sua utilização são de responsabilidade direta da operadora telefônica utilizada pelo passageiro.
Com informações do site da TAM
Assinar:
Postagens (Atom)