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quarta-feira, 1 de junho de 2011

Aeroportos da Copa terão R$ 5,6 bilhões em investimento, diz Infraero

Os aeroportos que serão utilizados nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo receberão, até 2014, investimentos de R$ 5,6 bilhões, estimou a Infraero nesta quarta-feira (1º).

Deste total, a própria estatal deverá investir R$ 5,2 bilhões. Os R$ 400 milhões restantes deverão ser aportados por investidores privados que assumirem a concessão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN).

O leilão de concessão do aeroporto potiguar está previsto para 15 de julho, e será a primeira vez que um empreendimento deste tipo será concedido à iniciativa privada.

Na nota à imprensa em que anunciou os números, a Infraero não informou de quanto serão os aportes dos investidores privados que vierem a ser sócios da empresa nas futuras concessões dos aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF). A concessão desses três terminais foi anunciada na terça-feira (31) pelo governo.

Segundo a Infraero, os investimentos próprios se dividem entre 13 aeroportos que serão usados na Copa. O maior aporte está previsto para Guarulhos (R$ 1,27 bilhão), seguido por Brasília (R$ 748,4 milhões) e Viracopos, com (R$ 742 milhões).

Os demais aeroportos que receberão investimentos da empresa estatal são Confins (MG, R$ 408,6 milhões), Cuiabá (R$ 87,5 milhões), Curitiba (R$ 72,8 milhões), Fortaleza (R$ 279,5 milhões), Manaus (R$ 327,4 milhões), São Gonçalo do Amarante (R$ 168,9 milhões, apenas da parte da Infraero), Porto Alegre (R$ 345,8 milhões), Recife (R$ 19,8 milhões), Galeão (R$ 687,3 milhões); e Salvador (R$ 45,1 milhões).

Leonardo Goy
Em Brasília

Gol reitera que não está negociando com a LAN

São Paulo - A Gol comunicou hoje (1/6) ao mercado que não está em negociação com nenhuma empresa aérea e que não foi procurada pela LAN. A chilena havia dito que, caso a parceria com a TAM não fosse aprovada pelo Cade, ela poderia procurar a Gol.

“Reafirmamos que, na presente data, a Gol não está em negociações com a LAN tampouco foi abordada pela mesma”, informou a empresa, em comunicado ao mercado.

Passageiros da Avianca esperam 7 horas em Viracopos

São Paulo - Os passageiros do voo 0085, vindo de Bogotá com destino a Guarulhos (SP), precisaram ficar entre 6h35 e 13h29 dentro da aeronave no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), para onde o avião foi desviado. Hoje de manhã, o mau tempo e a neblina provocaram o fechamento do Aeroporto de Guarulhos entre 4h23 e 9h. Segundo a Avianca, companhia responsável pelo voo, o procedimento de espera dos passageiros dentro da aeronave é uma norma internacional.

O Aeroporto de Viracopos confirmou o tempo de permanência do avião, que depois se dirigiu para Guarulhos, seu destino final. A assessoria do aeroporto também esclareceu que a decisão de permanência ou não dentro da aeronave é da companhia. Durante a manhã de hoje, 14 voos internacionais e domésticos passaram por Viracopos, informou a assessoria do terminal.

Até às 16h30, apenas um voo internacional, o 8091, vindo de Miami rumo a São Paulo, ainda não havia chegado no seu destino final.

A TAM emitiu nota sobre a decisão de alternar os voos que iriam aterrissar em Guarulhos para o Galeão, no Rio de Janeiro, e Confins, em Belo Horizonte. De acordo com a nota, os passageiros aguardaram a decisão do que iria ser feito, na impossibilidade do pouso, dentro da aeronave.

Assim que as decolagens fossem liberadas, os passageiros do voo 8091 (Miami/São Paulo), que foram direcionados ao Galeão, prosseguiriam ao destino final.

Depois das 15h30, já tinham partido do Galeão para São Paulo os voos JJ8063 (vindo de Milão), JJ8065 (procedente de Madri), JJ8071 (com origem em Frankfurt), JJ8085 (com saída de Londres), JJ8017 (vindo de Bogotá), JJ8081 (procedente de Nova York), JJ8087 (procedente de Orlando), e JJ8045 (com saída de Montevidéu).

Originários de Paris, os voos JJ8101 e JJ8109 partiram de Belo Horizonte rumo a São Paulo. A TAM informou na nota que outros dez voos domésticos também foram remanejados. A companhia disse lamentar os transtornos a que os passageiros foram submetidos.

Fonte: Exame.com

Concessão de aeroportos seguirá modelo de estatais bem-sucedidas, afirma ministro

A concessão de aeroportos deve seguir o modelo bem-sucedido de capital misto de estatais como a Petrobras, Eletrobras e o Banco do Brasil, afirmou há pouco, na Câmara dos Deputados, o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt de Oliveira. Ontem (31), o governo federal anunciou que os aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos (estes dois últimos em São Paulo) serão explorados pela iniciativa privada, que terá 51% do capital, ficando 49% com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

De acordo com Oliveira, o setor aeroportuário precisa trabalhar em conjunto para obter ganhos, principalmente na gestão dos aeroportos. “Vamos ter que fazer uma avaliação. O BNDES nos ajudará a definir qual o melhor modelo. Acredito que teremos uma gestão equilibrada”, afirmou o ministro. “Será fundamental seguir modelos de sucesso de outras instituições. No setor de energia, temos a Eletrobrás e no de combustíveis, a Petrobras, além do Banco do Brasil, que é bem-sucedido em várias áreas.”

Ontem, durante reunião com governadores e prefeitos das cidades que sediarão a Copa do Mundo de 2014, o governo anunciou a decisão de conceder à iniciativa privada os aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília. De acordo com nota divulgada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), as concessões serão feitas por meio de sociedades de Propósito Específico (SPE), constituídas por empresas privadas que se encarregarão da gestão desses aeroportos e pela Infraero.

Para melhorar a gestão, acrescentou Oliveira, serão implantados em breve em Guarulhos e Brasília os chamados centros de governança. Esses postos serão montados com representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Infraero, Receita Federal, Polícia Federal e das companhias aéreas para buscar soluções para os problemas que ocorrem no dia a dia dos aeroportos. “Isso vai facilitar o ganho de gestão. Temos que fazer um trabalho conjunto ou vamos perder oportunidade de ter um setor como um dos primeiros do mundo.”

Fonte:
Ivan Richard
Da Agência Brasil
Em Brasília 


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EUA querem punir com rigor pessoas que apontam lasers para aviões

WASHINGTON, 1 Jun 2011 (AFP) -Autoridades de aviação americana anunciaram nesta quarta-feira que atuarão com rigor contra pessoas que apontarem lasers para aviões, após um grande aumento de registros desse tipo.

A Administração Federal de Aviação Americana (FAA) considera que a utilização de lasers "gera riscos" para os pilotos e para a tripulação, e quer punir esta prática.

"Nossa prioridade é garantir a segurança dos transportes públicos. Não hesitaremos em adotar medidas drásticas contra quem quer ameace a segurança de nossos passageiros, de nossos pilotos ou de todos membros de nossa rede de transportes", declarou o ministro dos Transportes, Ray LaHood, em um comunicado.

Mais de 2.800 incidentes ligados a feixes de laser foram registrados no ano passado por pilotos em todo o mundo, o dobro em relação a 2009 e quase dez vezes mais que em 2005, segundo números da FAA.

O diretor da FAA, Randy Babbitt, explicou que os lasers "podem cegar momentaneamente um piloto e impedir um pouso seguro, colocando em perigo os passageiros e o pessoal no solo".

Aqueles que não respeitarem esta disposição poderão ser condenados a pagar uma multa de 11.000 dólares, indicou a FAA.

No final de 2009, um californiano foi o primeiro americano preso por ter apontado um feixe de laser para dois passageiros a bordo de um avião Boeing durante uma aterrissagem em Los Angeles.

A maior parte dos incidentes ocorre apenas por brincadeiras de mau gosto, mas uma lei para criminalizar o uso de um aparelho laser a bordo de um avião está sendo elaborada no Congresso.

Fonte: UOL Notícias

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Aeroportos de Guarulhos e Brasília terão centros de governança

BRASÍLIA - O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, disse hoje, durante audiência pública na Câmara dos deputados, que nos próximos meses serão instalados nos aeroportos de Guarulhos e de Brasília os centros de governança.

Eles vão contar com representantes de todas as empresas aéreas e dos órgãos governamentais presentes nos aeroportos: Polícia Federal, Anvisa, Anac, Infraero, Decea e Receita Federal.

"Com tantos entes, é necessário ajustes para que o trabalho seja feito junto. O trabalho será um sucesso. Nossa meta é ter um setor aeroviário entre os melhores do mundo. Nada nos impede de chegar lá", disse Bittencourt.

Fonte:
(Tarso Veloso | Valor)

Pancadaria entre passageiros por causa de assento reclinado obriga avião a pousar

Um voo da United Airlines foi obrigado a fazer um pouso de emergência por causa de uma briga entre dois passageiros devido a um assento reclinado, no último domingo (29). O avião, um Boeing 767 que fazia o trajeto entre Washington (EUA) e Acra, em Gana, ainda foi escoltado por dois caças F-16 por causa do incidente.

Segundo  o jornal "The Washington Post", o incidente começou logo no início do voo, que partiu às 22h44 (horário local) do aeporto Dulles, em Washington, quando um passageiro reclinou seu assento e o passageiro que estava atrás dele reclamou.

O passageiro da frente teria "reclinado demais" o seu assento. Como a viagem deveria durar cerca de 11 horas, o passageiro do banco de trás se sentiu incomodado com a possibilidade de ter a cabeça da pessoa à sua frente em seu colo e teria dado um soco. Isso deu incio a uma troca de socos entre os passageiros.

Não há informações de qual área do avião os passageiros estavam sentados. O avião tinha 114 pessoas à bordo.

Um comissário de bordo e um passageiro tentaram conter a briga. O piloto do avião decidiu retornar ao aeroporto, apesar de não ter ideia da extensão do problema, segundo um porta-voz da United Airlines.

Logo que o avião decidiu retornar, a torre de comando ordenou que ele sobrevoasse por 25 minutos, escoltados por dois caças F-16, para queimar combustível.

Desde os atentados de 11 de setembro de 2001, caças das Forças Aéreas dos EUA ficam de prontidão para escoltar aviões de passageiros em casos de potenciais ameaças terroristas.
  
Fonte: UOL Notícias*
* Com informações do Daily Mail

Tam facilita resgate de pontos Multiplus Fidelidade pelo site

A TAM Linhas Aéreas lançou a segunda fase da reformulação do seu site de vendas (www.tam.com.br). Agora, o cliente conta com layout mais intuitivo e menos etapas para resgatar seus pontos Multiplus Fidelidade em voos operados pela companhia. Entre as facilidades, destaque para a consulta da disponibilidade de voos com pontos sem a necessidade de informar o número do TAM Fidelidade e a assinatura eletrônica. Atualmente, o programa de fidelização da companhia participa da rede Multiplus, que possui 8,3 milhões de associados.

“A melhoria do processo de resgate de pontos pelo site reflete nossos esforços para tornar a experiência do viajante ainda mais confortável. Estamos satisfeitos por proporcionar esse conforto também para o cliente TAM Fidelidade, que vai encontrar facilmente as opções de resgate mais vantajosas”, afirma Paulo Castello Branco, vice-presidente Comercial e de Alianças da TAM.

A busca por passagens aéreas com resgate de pontos também está mais intuitiva no site da TAM. O novo layout permite ao cliente visualizar a disponibilidade de passagens em voos que requerem a menor quantidade de pontos Multiplus Fidelidade, levando em consideração as datas mais próximas à da viagem escolhida. 

Dependendo da sua preferência, o cliente TAM Fidelidade poderá visualizar as opções em um calendário de 30 dias, de três meses (disponível para voos na América do Sul) ou de seis meses (disponível para voos na América do Norte e na Europa).

Na primeira fase da reformulação do site de vendas da TAM, foram lançados novos layout e funções nas páginas de reserva online de passagens aéreas disponíveis para todos os clientes da companhia. A remodelagem simplificou todo o processo para adquirir bilhetes, com nova organização alfabética da lista de origem e destino, menos etapas para finalizar a compra, novos filtros para listar voos e preços, consulta e reserva de serviços auxiliares (carro, hotel, atividade de lazer), visualização do mapa de assentos da aeronave e destaque para as tarifas promocionais em datas próximas à escolhida pelo cliente.

Fonte: aviacaobrasil.com.br

Anac publica regulamento contra o uso de drogas na aviação civil


A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) publicou nessa quarta-feira um regulamento que pretende coibir o uso inadequado de álcool e outras drogas por profissionais da área.

De acordo com a Anac, a proposta do regulamento não é apenas aumentar a fiscalização e aplicar punições, mas também atuar na prevenção e recuperação do usuário de drogas.

Não havia qualquer regra anterior sobre o assunto -- cabia à companhia aérea decidir sobre a aplicação de exames toxicológicos aos funcionários, por exemplo. Agora, será obrigatório que a companhia mantenha um programa de prevenção ao uso de drogas e realize testes (aleatórios e específicos).

A legislação se baseou em orientações da OACI (Organização da Aviação Civil Internacional) e, segundo a agência, apenas dois outros países, Estados Unidos e a Austrália, têm regramento sobre o tema.

O regulamento será aplicado não apenas aos profissionais que lidam diretamente com atividades de risco, como pilotos, comissários e mecânicos, mas também a equipes de combate a incêndio nos aeroportos e agentes de segurança, por exemplo.

Os procedimentos serão realizados internamente pelas próprias empresas, que têm o prazo de um ano para implantar programas de educação e dois anos para realização de exames toxicológicos e programas de recuperação.

Fonte: UOL Notícias

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Neblina volta a fechar aeroporto de Guarulhos

Minutos depois do fim da primeira suspensão, operações foram interrompidas no local

São Paulo - O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, voltou a suspender as operações de pouso nesta manhã por conta da neblina. Em um primeiro momento, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), os pousos foram suspensos às 4h23 e normalizados às 6h45. Minutos depois, porém, as operações foram novamente suspensas. As decolagens não sofreram interrupções.

 

De acordo com a Infraero, 34 voos foram desviados para os aeroportos do Galeão, na zona norte do Rio de Janeiro, Viracopos, em Campinas, Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, e para aeroportos de Brasília e de Goiânia, em Goiás. Também em razão da baixa visibilidade, o Aeroporto Campo de Marte, na zona norte da capital paulista, permanecia fechado às 8h30.

Fonte: Exame.com

Neblina fecha aeroporto de Guarulhos para pousos por 2 horas

São Paulo - O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, ficou fechado para pousos hoje, das 4h23 às 6h45, por conta da forte neblina que encobria a região. O terminal reabriu para pousos operando por instrumentos - quando o piloto necessita de equipamentos eletrônicos para alinhar a aeronave com a pista.
Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), durante o período, 29 pousos foram desviados para os Aeroportos do Galeão, na zona norte do Rio de Janeiro, e Viracopos, em Campinas. Em razão da neblina, o Aeroporto Campo de Marte, na zona norte da capital paulista, permanecia fechado às 7h10.

Fonte: Exame.com