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quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Boeing defende seu jato 787 Dreamliner


A Boeing Co. defendeu ontem a segurança e confiança de seu 787 Dreamliner depois da ocorrência de uma série de problemas envolvendo seu principal avião, inclusive um incêndio na segunda-feira num jato da Japan Airlines Co.

Mike Sinnett, vice-presidente e diretor de engenharia para o programa 787, disse numa entrevista coletiva que a confiabilidade do 787 estava à altura da experiência do 777, o lançamento anterior da Boeing, que entrou em serviço em 1995. "Estou 100% convencido de que o avião é seguro", disse ele sobre o Dreamliner.

Seus comentários foram feitos depois que um novo problema com o Dreamliner surgiu ontem, quando a All Nippon Airlines Co. cancelou um voo no Japão antes da decolagem porque uma mensagem de software indicou um problema com os freios da aeronave. O problema técnico foi o terceiro em três dias para um Boeing 787, e o mais recente numa sequência de defeitos que têm atingido o modelo desde sua estreia. 

Sinnett disse que a Boeing estava trabalhando com seus clientes e autoridades de segurança aérea para melhorar a confiabilidade da aeronave em serviço.

O executivo não quis comentar diretamente sobre a investigação do incêndio de segunda-feira a bordo de um Dreamliner vazio da JAL, citando restrições derivadas de uma investigação formal sobre o incidente conduzida por autoridades americanas. Um outro Dreamliner da JAL foi forçado a retornar ao portão de embarque em Boston na terça-feira por causa de um vazamento de combustível.

Sinnett defendeu a decisão da Boeing de usar baterias de íon de lítio no Dreamliner e acrescentou que, no caso de uma bateria pegar fogo num Dreamliner que esteja voando, o compartimento onde ficam as baterias é desenhado para liberar o ar para fora da aeronave, eliminando a chance de a fumaça chegar à cabine.

Fonte: Jon Ostrower, Yoshio Takahashi e Yoree Koh (The Wall Street Journal)

Azul quer voo semanal entre Congonhas e Santos Dumont


São Paulo - A Azul Linhas Aéreas pretende colocar em operação um novo voo ligando o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A companhia aguarda aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para implantar a nova rota, prevista para os sábados. A expectativa da empresa é iniciar este voo em 23 de fevereiro.

A empresa informou que, quando for aprovada a nova rota, a ligação feita atualmente pela companhia entre o aeroporto da capital paulista e Viracopos, em Campinas, será suspensa.

A Azul já oferece 25 voos diários para o Rio de Janeiro, sendo quatro a partir do Aeroporto de Guarulhos e 21 por Viracopos.

Fonte: Exame.com


Grupo Air France-KLM deverá operar em Brasília em 2014

No Brasil, o Grupo Air France-KLM segue em voo de brigadeiro: depois de São Paulo e Rio de Janeiro, com duas frequências diárias para Paris e outra para Amsterdã, o grupo espera inaugurar voo para Brasília em 2014, aproveitando a Copa do Mundo.

O País, sozinho, representa 40% dos negócios na América do Sul. As receitas aumentaram em 50% entre 2009 e 2012, conforme declarações do diretor geral Air France-KLM no Brasil, Marc Bailliart.

Os voos para São Paulo em 2014 serão com o A380. Três ou quatro anos mais tarde, está em projeto a operação de novos destinos, como Recife ou Bahia. A parceria com a Gol, que tem 120 aeronaves, vai ajudar a atingir novos destinos.

Fonte: Panrotas

Infraero autoriza reforma no terminal em Salvador

A Infraero assina ainda hoje a autorização para reforma do terminal de passageiros e acesso viário do Aeroporto Internacional de Salvador. O documento será assinado com o consórcio CNM/Tecnenge, com investimentos de R$ 87,2 milhões.

A reforma contemplará a modernização do sistema de esteiras de bagagens e dos acessos de embarque (fingers) e uma nova cobertura entre o terminal de passageiros e o edifício garagem. O prazo para execução dos serviços é de 450 dias.

Fonte: Panrotas

All Nippon destaca nova configuração do B777-300ER

Boeing 777-300ER da aérea japonesa (foto divulgação Star Alliance); acima, o avião e o diretor da emopresa no Brasil, Eduardo Sakamoto

A All Nippon Airways (Ana), associada à Star Alliance, está com novidades nos Boeing 777-300ER que unem os Estados Unidos e a Europa ao Japão. “A Ana reconfigurou todos esses jatos em quatro classes, com a novidade da econômica premium, que oferece vários serviços diferenciados”, explica o diretor da aérea japonesa no Brasil, Eduardo Sakamoto, ao Portal PANROTAS.

“Na econômica premium, que oferece 24 poltronas, o passageiro tem direito a ir à nossa sala vip, viaja em assentos com mais espaço, conforto e acessórios, comidas e bebidas especiais, entretenimento especial e amenities e cortesias especiais”, destaca Sakamoto, pois essa classe é novidade.

Os B777-300ER da Ana que oferecem as quatro classes têm as seguintes configurações: oito na primeira, 77 na executiva, 24 na econômica premium e 138 na econômica, em um total de 247 lugares, nos jatos que partem de Nova York, Paris e Munique; oito na primeira, 68 na executiva, 24 na econômica premium e 112 na econômica, em total de 212 lugares, nos aviões que decolam de Londres e Frankfurt.

Para mais informações sobre os serviços de todas as quatro classes, clique aqui.

A All Nippon Airways opera off-line no Brasil, com escritório em São Paulo, desde 2000 e celebrou seis décadas de aniversário no ano passado. Mais informações pelo tel. (11) 2141-2121 e www.fly-ana.com.br.  

Fonte: Panrotas

Lucro da aviação global cresce 47% no 3º tri de 2012

A aviação global registrou lucro líquido, após impostos de US$ 8,6 bilhões no terceiro trimestre de 2012, o que representou um crescimento de 47,2% na comparação com igual período do ano anterior, quando o resultado havia ficado em US$ 5,8 bilhões.

Os dados foram divulgados nesta manhã pela Associação Internacional do Transporte Aéreo (da sigla em inglês Iata). São uma revisão de uma estimativa preliminar, do terceiro trimestre de 2012, que havia sido divulgada em novembro, quando a Iata informou lucro líquido, após impostos, de US$ 3,6 bilhões, mas com uma amostra de 17 companhias aéreas. O levantamento divulgado hoje representa 59 empresas.

O lucro operacional do setor aéreo foi de US$ 12,9 bilhões, um aumento de 12,2% ante os US$ 11,5 bilhões do terceiro trimestre de 2011.
Por regiões, o pior desempenho foi verificado na América Latina, com prejuízo líquido, após impostos, de US$ 16 milhões no terceiro trimestre de 2012, ante perdas líquidas de US$ 31 milhões de igual período do ano anterior.

A melhor performance financeira da aviação foi registrada na Europa, com lucro líquido de US$ 3,4 bilhões, o que representou um crescimento de 35,8% na comparação com o terceiro trimestre de 2011.

Fonte: G1

Ethiopian Airlines no Brasil


A partir de 1 de junho deste ano, a Ethiopian Airlines iniciará seus voos para o Brasil, servindo as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, com Boeing 767-300ER (A aeronave da foto acima é um Boeing 777).
A companhia, membro do Star Alliance, planeja três voos semanais na rota Addis Ababa – Lome – Rio de Janeiro – Sao Paulo – Lome – Addis Ababa.

Confira os horários abaixo:

ET506 – Decola de Addis Ababa às 10h45, pousa às 13h00 em Lome e decola às 14h30, pousa no Galeão às 20h00 e decola às 21h30 para Guarulhos, onde pousa às 22h25, às segundas, quartas e sábados.

ET507 – Decola de Guarulhos as terças, quintas e domingos às 00h50, pousa em Lome às 11h30 e decola às 12h30 para Addis Ababa, onde pousa às 21h00.

Fonte: Aviação Brasil

Tráfego aéreo mundial aumenta 4,6%, apura Iata


São Paulo - A demanda por viagens aéreas cresceu 4,6% em novembro, em relação ao mesmo mês de 2011, informou nesta quarta-feira a Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês). A oferta de assentos aumentou 3,2% em novembro, na mesma comparação. Com isso, a taxa média de ocupação ficou em 77,3%. O transporte de cargas, por sua vez, cresceu 1,6%.

Na comparação com outubro, o tráfego de passageiros cresceu 0,6% em novembro, com destaque para a expansão de mercados domésticos, especialmente na China. Já os volumes de frete aéreo aumentaram 2,4% em novembro, ante outubro. "Isso reflete uma mudança de compras sazonal para varejistas online, que dependem fortemente de carga aérea. Também mostra que a confiança do consumidor melhorou nos Estados Unidos", disse a entidade, em comunicado.

No acumulado em 11 meses, a demanda de passageiros registrou expansão de 5,3%, acima da evolução da oferta de assentos, de 4%. A taxa média de ocupação no período é de 79,2%. Já o transporte de cargas recuou 1,6%.

O diretor-geral da Iata, Tony Tyler, afirmou, em nota, que novembro trouxe alguns sinais positivos para a demanda por transporte aéreo - particularmente para o segmento de carga. "É prematuro considerar que se trata de um ponto de inflexão para o mercado de carga aérea, em termos de retomada e recuperação do espaço perdido."

O executivo avaliou, no entanto, que, com a combinação de desenvolvimento econômico nos EUA e melhoria da confiança empresarial nos últimos meses, as condições estão se alinhando para um retorno ao crescimento neste ano. "Em 2013 esperamos que os volumes de carga vão crescer 1,4%, e o tráfego de passageiros vai aumentar em 4,5% a nível mundial", disse Tyler, no documento.

A Iata lembra que o mercado de transporte de passageiros se manteve melhor do que o de carga por causa das condições econômicas adversas. "Mas o nível atual do transporte aéreo é apenas 2% maior do que no início de 2012. Isto é consideravelmente mais fraco do que a taxa de crescimento média de longo prazo", declarou Tyler.

Fonte: Exame.com

Problema nos freios de um Boeing cancela voo no Japão


Tóquio - A companhia aérea japonesa All Nippon Airways informou que cancelou um voo doméstico nesta quarta-feira com a aeronave 787 Dreamliner, da Boeing, devido a um problema no sistema de computadores que controla os freios.

Na terça-feira, um Dreamliner operado pela Japan Airlines teve de voltar para o aeroporto de Boston devido a um vazamento de combustível. Na segunda-feira, uma aeronave do mesmo modelo sofreu um incêndio, também no aeroporto de Boston, enquanto estava estacionada, sem ninguém a bordo. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Exame.com