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sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

EUA: FAA inicia investigação sobre Boeing 787 enquanto fabricante manifesta confiança

A Agência Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira o início de uma investigação aprofundada sobre a segurança do Boeing 787, após uma semana marcada por cinco incidentes, enquanto a fabricante disse ter confiança em seu produto.

Esta investigação completa abrangerá os "sistemas essenciais" do Boeing 787, incluindo "o desenho, a fabricação e a montagem", disse em um comunicado o Departamento de Transportes dos Estados Unidos, do qual a FAA depende.

O texto confirma informações publicadas pelo jornal The Wall Street Journal, segundo o qual a investigação, destinada a determinar a segurança de sistemas específicos de aeronaves já em serviço, é "pouco comum".

A empresa norte-americana reafirmou sua confiança no 787 Dreamliner.

"A Boeing confia no design e nos benefícios do 787. É um avião seguro e econômico, que oferece um valor excepcional a nossos clientes e uma experiência de voo melhorada a seus passageiros", informou a fabricante.

Em uma coletiva de imprensa em Washington, o secretário norte-americano de Transporte, Ray LaHood, disse estar "convencido de que este avião é seguro" e que não tinha "nenhuma reserva em embarcar" em um 787.

Ele afirmou que a FAA, que depende de seu departamento, lançou a investigação para "encontrar a origem destes problemas" e assegurar que não voltem a ocorrer.

Esta medida foi tomada após uma série de incidentes a bordo desses aviões, entre eles o incêndio, na segunda-feira em Boston (nordeste) de um 787 da Japan Airlines (JAL) proveniente do Japão.

Os passageiros já tinham desembarcado quando o fogo começou e não houve feridos, mas a FAA ordenou a inspeção imediata de todos os 787 em serviço para verificar que certas peças estivessem montadas corretamente.

Na terça-feira, outro voo da JAL que partia de Boston foi atrasado por um vazamento de combustível.

Na quarta, um voo da empresa japonesa All Nippon Airways (ANA) realizado por um Boeing 787 foi cancelado no país asiático por causa de um problema nos freios.

Nesta sexta-feira, também no Japão, dois incidentes aconteceram a bordo de dois Boeing 787 da ANA: um voo foi cancelado por causa de uma rachadura no vidro da cabine e outro foi atrasado por causa do vazamento de óleo.

As duas empresas, ANA e JAL, encomendaram 111 exemplares do Boeing 787. Um terço da produção foi confiada a empresas japonesas.

A Boeing afirmou que esses incidentes não eram "nada excepcionais se tratando de um novo avião".

Mike Sinnett, vice-presidente e engenheiro chefe do programa 787, insistiu no respaldo da empresa ao Boeing 787 e a "seu conceito".

"Como em todo novo programa, surgem problemas durante o primeiro e o segundo ano de uso", acrescentou. "De forma geral, o 787 tem um comportamento similar ao apresentado pelo 777 quando entrou em serviço" em 1995, observou.

O Dreamliner, uma aeronave que inclui uma parte inédita de materiais compostos, é afetado por problemas técnicos desde seu lançamento, e sua primeira entrega, à ANA, foi feita com três anos de atraso.

No momento, a única empresa norte-americana que utiliza os Dreamliners é a United Airlines, que possui três exemplares, disse a FAA, que acrescentou que outros 33 aviões deste tipo estão em serviço no mundo.

Fonte: UOL

Alitalia inaugura primeiro voo para o Nordeste do Brasil


Fortaleza - Já visando a Copa do Mundo de 2014, Fortaleza inaugura na próxima segunda-feira, dia 14, o voo regular entre Roma, na Itália, e a capital cearense. A ligação dos aeroportos Fiumicino, na cidade italiana, e Pinto Martins, em Fortaleza será feita pela companhia aérea Alitalia.


A data festiva de inauguração do voo terá até batismo da aeronave, com o auxílio dos jatos de dois caminhões do Corpo de Bombeiros do Ceará. Em seguida, o vice-presidente para as Américas do Sul e Central, da Alitalia, Antonio Sgro e o secretário cearense de Turismo, Bismarck Maia, falarão sobre as vantagens do voo direto, visando aumentar o fluxo de turistas estrangeiros oriundos de mercados estratégicos da Europa, África e Oriente Médio para o Brasil.

O voo Roma-Fortaleza tem duração de 9h30 e será realizado duas vezes por semana (segundas e sextas-feiras) em aviões Boeing 777. A volta de Fortaleza-Roma ocorrerá nos mesmos dias do desembarque na capital cearense. Devido às conexões mais rápidas no aeroporto de Roma, o voo para Fortaleza proporcionará a vinda de turistas de cerca de 20 destinos estratégicos, como Genebra, Istambul, Moscou, Paris, Amsterdã, Beirute, Cairo e Tel Aviv.

Atualmente, a Alitalia mantém voos em 86 destinos mundialmente e é considerada a 19ª maior companhia área internacional. No Brasil, a companhia já opera no Rio de Janeiro e São Paulo. Na América do Sul ela tem voos para Caracas (Venezuela) e Buenos Aires (Argentina).

Fonte: Exame.com

Cobra se prende em asa de avião em voo e assusta passageiros


Uma cobra em uma aeronave da companhia aérea Qantas deixou passageiros atordoados durante um voo entre a Austrália e a Nova Guiné.

O réptil de 2,7 metros de comprimento era uma píton da espécie Amethystine python e ficou cerca de uma hora preso à asa do avião, na parte externa do aparelho.

Segundo a Qantas, passageiros relataram ter visto a cobra no meio da viagem do avião Bombardier Q400, que saiu exatamente de Cairns, no norte de Queensland, até Port Moresby, capital da Papua-Nova Guiné.

A empresa ainda disse que não houve impacto na segurança da viagem e que o avião pode continuar operando normalmente para outros voos.

Acredita-se que a cobra aventureira, cuja espécie pode chegar a 8,5 metros de comprimento, chegou ao avião por causa da vegetação de cerrado e mangues que cercam o aeroporto de Cairns.

Após aterrisagem em Port Moresby, o animal foi encontrado morto.

Fonte: UOL

TAM e Gol aparecem em 'ranking' de companhias menos seguras do mundo


A TAM e a Gol aparecem entre as quatro companhias aéreas menos seguras do mundo, em 2012, em um ranking elaborado pela consultoria alemã Jet Airliner Crash Data Evaluation Center (Jacdec). A mais segura do mundo, segundo o levantamento, é a finlandesa Finnair.

O levantamento, feito com as 60 maiores empresas de aviação civil, leva em consideração os acidentes aéreos ocorridos desde 1983, a quilometragem já voada, passageiros que viajaram com a companhia e o número de mortes.

O resultado, porém, não considera casos em que a companhia aérea não teve responsabilidade pelo acidente.  É o caso da Gol, por exemplo, cujo voo de Manaus a Brasília chocou-se, em 2006, com um jato executivo Embraer Legacy 600, pilotado por dois norte-americanos, matando 154 pessoas.

Procuradas, TAM e Gol disseram que quem se pronunciaria sobre o assunto seria a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) --que reúne, além das duas, Avianca e Azul/Trip.

Em nota, a associação afirma que o levantamento de maneira alguma reflete a situação atual de segurança das companhias aéreas. Diz ainda se tratar de um apanhado sobre acidentes.

"Esta entidade faz um levantamento do histórico de acidentes, considerando também o número de fatalidades envolvidas, e este índice realmente não avalia o nível atual de segurança de uma empresa aérea", diz, em nota, o diretor de Segurança e Operações de Voos da entidade, Ronaldo Jenkins. "O padrão utilizado não traduz a situação de segurança ou insegurança de uma empresa."

TAM e Gol melhoraram em relação a 2011

Segundo o estudo, TAM e a Gol ocupam a segunda e a quarta posição entre as empresas menos seguras de 2012, respectivamente. Em primeiro lugar, aparece a China Airlines e, em terceiro, a Air Índia.
As companhias brasileiras melhoraram uma posição em comparação com o ano anterior. No ranking de 2011, a TAM ocupava a primeira colocação, e a Gol, a terceira.

Segundo o estudo, a TAM, fundada em 1979, registrou seis grandes acidentes, desde 1983, que provocaram 336 mortes. O último acidente envolvendo a TAM ocorreu em 17 de julho de 2007, quando um Airbus A320, que vinha de Porto Alegre, não conseguiu parar após pousar na pista do aeroporto de Congonhas e se chocou contra um prédio da empresa, ao lado do aerporto. O acidente matou 187 pessoas.

A Gol, fundada em 2001, registrou um único acidente com mortes, em 29 de setembro de 2006, quando o avião que fazia o percurso de Manaus a Brasília chocou-se com o jato executivo Embraer Legacy 600. No acidente, morreram 154 pessoas.

O relatório do Jacdec afirma que 2012 ocorreram 496 mortes provocadas por acidentes aéreos, duas a menos que em 2011. O pior acidente do ano passado foi a queda de um avião da companhia Dana na Nigéria, que matou 169 pessoas.

2012 foi o ano mais seguro da história, rebate associação 

Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), a indústria do transporte aéreo teve, em 2012, seu ano mais seguro desde 1945, quando as estatísticas começaram a ser coletadas.

"Ambas as empresas citadas [TAM e Gol], além de seu histórico de 2007 até hoje sem acidentes, passaram recentemente por Auditoria de Segurança Operacional da Associação Internacional das Empresas Aéreas (IATA) e obtiveram o certificado IOSA, em sua plenitude", afirma a nota.

 "As associadas ABEAR possuem frotas de última geração e a autoridade aeronáutica brasileira é uma das mais respeitadas do mundo, portanto, os aviões das empresas aéreas brasileiras, ao serem certificados por tal, são de total segurança operacional", aponta o consultor da entidade Adalberto Febeliano.

Fonte: UOL


Mais dois Boeings 787 apresentam problemas no Japão

TÓQUIO/WASHINGTON (Reuters) - Um jato Boeing 787 Dreamliner sofreu rachaduras em uma das janelas da cabine do piloto e um vazamento de óleo em outra aeronave do mesmo modelo foram detectados em voos diferentes no Japão nesta sexta-feira, nos mais recentes incidentes envolvendo o sofisticado novo avião da fabricante norte-americana.


A All Nippon Airways afirmou que um voo doméstico que saiu de Tóquio pousou em segurança no aeroporto de Matsuyama, no oeste do Japão, depois que uma rachadura surgiu em uma das janelas da cabine do piloto. O voo de volta do avião para a capital japonesa foi cancelado.


A mesma companhia informou mais tarde que um vazamento de óleo foi descoberto em um dos motores de outro jato do mesmo modelo depois que o avião pousou no aeroporto de Miyazaki, no sul do Japão. Uma porta-voz da All Nippon disse que o voo de volta a Tóquio também foi cancelado e que a companhia estava investigando a causa do vazamento. Ninguém se feriu nos incidentes.


O Dreamliner, o primeiro avião do mundo construído com compósitos de carbono, com um preço de tabela de 207 milhões de dólares, registrou outros problemas nesta semana.


Uma bateria pegou fogo e danificou um 787 da Japan Airlines que estava vazio no aeroporto de Boston, nos Estados Unidos. No dia seguinte, no mesmo aeroporto, em um outro 787 da JAL, cerca de 150 litros de combustível vazaram na pista e atrasaram a decolagem.


Autoridades do setor de transporte dos Estados Unidos concederão uma entrevista coletiva à imprensa nesta sexta-feira sobre recentes problemas elétricos no novo avião, disse à Reuters uma pessoa próxima ao assunto. A agência de notícias Bloomberg disse que a Administração Federal de Aviação (FAA) anunciará nesta coletiva uma revisão no sistema elétrico do modelo.


Reguladores do país levantaram dúvidas sobre a confiabilidade do 787 em longas rotas transoceânicas, publicou o Wall Street Journal.


O 787 Dreamliner fez seu primeiro voo comercial no final de 2011, depois que uma série de atrasos de produção deixaram as entregas do modelo três anos atrás do planejado. Até o final do ano passado, a Boeing vendeu 848 Dreamliners e entregou 49 unidades do modelo.

Fonte: G1

Aeroportos terão pesquisa de satisfação de passageiros


Brasília - As concessionárias que administram os aeroportos de Viracopos e Guarulhos, em São Paulo, e de Brasília, os primeiros privatizados pelo governo, terão que realizar pesquisa de satisfação dos passageiros.

As regras e diretrizes metodológicas para a pesquisa foram publicadas nesta sexta-feira pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), no Diário Oficial da União.

A pesquisa deverá ser aplicada mensalmente, a partir de fevereiro, e é facultativa, agora, em janeiro.

O relatório de qualidade do serviço será apresentado pelas concessionárias à Anac, em junho.

Fonte: Exame.com

Air Canada bate recorde de ocupação em 2012


A Air Canada fechou 2012 com recorde de ocupação. A média da empresa no ano passado foi de 82,7% - 1,1% acima da registrada em 2011. Esse resultado é um somatório das empresas que compõem o grupo, incluindo as companhias regionais. Em dezembro passado a ocupação da empresa foi 82,1%.

“Batemos o recorde de ocupação em dezembro passado e no ano de 2012”, comemorou presidente e CEO da empresa, Calin Rovinescu. “Liderado pelo incremento de 6,6% do tráfego no mercado de fronteira com os Estados Unidos, e de 5,1% do mercado do Atlântico, em dezembro a Air Canada teve um excelente resultado em todos os mercados que atende”, concluiu.

Em 2012 a Air Canada foi eleita pelo terceiro ano consecutivo como a Melhor Companhia Aérea Internacional da América do Norte em uma pesquisa realizada pela Skytrax.

Fonte: Panrotas