Sejam Bem Vindos ao AviaçãoTodoDia. Um Blog criado para reunir em um único lugar as principais notícias sobre a aviação. Aproveite, participe e compartilhe.

sábado, 25 de junho de 2011

Primeiro avião híbrido para produção comercial decola em Paris

São Paulo – DA36 E-Star, grave este nome, pois é assim que se chama o primeiro avião do mundo com tecnologia híbrida para produção em larga escala. O protótipo, lançado pela Siemens durante o Salão Aeronáutico de Paris, chama atenção pelo pioneirismo em um setor que tenta, ainda que de forma tímida, adotar medidas de menor impacto ambiental.

A aviação responde por 2,2% das emissões globais de CO2, mas pretende reduzi-las à metade até 2050. Como o aviãozinho híbrido da Siemens, para apenas dois passageiros, pode ajudar o setor a atingir a meta? Simples, por combinar um motor alimentado por um gerador a gasolina e também por baterias, ele consegue reduzir em até 25% o consumo de combustível e as emissões, comparado com as aeronaves mais eficientes de hoje.
Mais, com a possibilidade de produção em série do motor híbrido para uso em modelos de pequeno e médio porte, abre-se uma porta para a adaptação futura desta tecnologia às aeronaves maiores e mais robustas, como as de transporte de passageiros. A primeira aparição do protótipo aconteceu no dia 8 de junho, no aeródromo de Wiener Neustadt, em Viena, na Áustria, onde executou com sucesso seu primeiro voo de teste.
"No longo caminho para aviões elétricos e híbridos em escala comercial, o vôo inaugural do DA36 Star-E é um pequeno passo e, ao mesmo tempo, um marco histórico", disse Dr. Jean Botti, Diretor Técnico da empresa. Não é por menos. Diante de uma pressão ambiental crescente e da alta volatilidade dos preços dos combustíveis derivados do petróleo, tecnologias alternativas apontam um caminho promissor para o setor cumprir a meta de redução, reduzir o consumo de combustível e ainda manter a lucratividade do negócio.

Vanessa Barbosa, de 

Mais de 145 voos no Brasil foram cancelados neste sábado

São Paulo - Do total dos 1263 voos programados, entre domésticos e internacionais, até as 13h deste sábado, 146 formam cancelados. Os atrasos chegaram a 48. O aeroporto mais prejudicado foi o de Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com 21 atrasos e três cancelamentos somente nos voos domésticos.

Em seguida vem o aeroporto de Guarulhos com 21 cancelamentos e 12 atrasos. A assessoria de Cumbica informa que o movimento está normal neste sábado.
O próximo aeroporto que mais cancelou voos foi o de Campinas, com 15 suspensões e nenhum atraso. Depois aparece Porto Alegre com 13 voos suspensos e nenhum atraso. Logo aparece Salvador, que suspendeu 11 voos, e atrasou três.
Curitiba vem logo em seguida com nove voos cancelados e nenhum atraso. O Aeroporto Tancredo Neves vem a seguir com sete voos cancelados e nenhum atrasado.
A LAN que havia cancelado os voos para Buenos Aires, informou que já restabeleceu as operações para o aeroporto Ezeiza. Os cancelamentos haviam se dado pela volta das cinzas do vulcão Puyehue ao espaço aéreo argentino. Voos adicionais são oferecidos pela companhia aos passageiros que perderam voos na sexta-feira, dia 24. Os voos para Austrália e Chile continuam sendo afetados.
A Gol tem 35 voos cancelados, seguida da Azul, com 22, e da Avianca, com 19. De acordo com a assessoria da Gol, esses cancelamentos se devem a um ajuste de malha previamente programado.

Cinzas voltam a afetar voos no Brasil, Chile e Argentina

São Paulo - As cinzas do vulcão chileno Puyehue voltaram a atingir o espaço aéreo argentino na sexta-feira, dia 24. Na manhã deste sábado, dia 25, algumas companhias permaneciam com a operação suspensa nos aeroportos do país.


Segundo nota divulgada ontem pela Administração Nacional de Aviação Civil da Argentina(Anac), a visibilidade estava reduzida e as operações seriam afetadas no aeroporto metropolitano Jorge Newberry e no aeroporto internacional de Ezeiza. Neste sábado, não havia sido divulgado novo boletim até as 12h.

De acordo com boletim divulgado pela Aerolíneas Argentinas, as operações regionais e domésticas do aeroporto Jorge Newbery estariam canceladas até às 11 horas. A partir desse horário a decisão sobre a retomada dos voos dependeria dos informes meteorológicos emitidos pelo Serviço Meteorológico Nacional e a Administração Nacional de Aviação Civil da Argentina. Por volta das 12h a companhia ainda não havia emitido novo comunicado.
A LAN informou que cancelou todos os seus voos para Buenos Aires na noite de ontem. Além disso, alguns destinos domésticos na Argentina (Bariloche, Neuquén e Comodoro Rivadavia) e voos para Sydney com escala em Auckland continuam sendo afetados pela presença de cinzas.
No Brasil, segundo a Infraero, nove partidas internacionais haviam sido canceladas até as 12h no País, sendo quatro em Guarulhos (SP), três no Galeão (RJ), uma em Porto Alegre (RS) e uma em Campinas (SP). Em Guarulhos, até as 12h, das quatro canceladas, dois voos eram da Aerolíneas para Buenos Aires.
As companhias brasileiras TAM e Gol não emitiram nenhum comunicado sobre cancelamentos e não foram localizadas pela reportagem na manhã deste sábado.

Delta Air Lines lança seção “Economy Comfort” no Brasil

A Delta Air Lines agora oferece a “Economy Comfort”, uma nova classe econômica melhorada nos voos entre Estados Unidos e Brasil. Os novos assentos contam com 10 centímetros adicionais entre as fileiras e podem reclinar 50% a mais que os assentos da classe econômica padrão da Delta.

Além dos voos entre os Estados Unidos e São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, a “Economy Comfort” também está disponível nos voos entre Estados Unidos e Argentina, Peru e Chile.

Os passageiros com ticket para a seção “Economy Comfort” poderão embarcar no avião de forma preferencial e desfrutar de bebidas alcoolicas gratuitas durante o voo, além dos serviços tradicionais que são oferecidos na cabine econômica internacional.

“A Delta lançou a seção “Economy Comfort” para cumprir com as expectativas de um segmento que busca comodidade e conveniência durante trajetos de longa duração,” diz Nicolas Ferri, vice-presidente para América Latina e Caribe da Delta Air Lines. “Este produto é parte de um investimento de mais de 2 milhões de dólares que a Delta destinou para o desenvolvimento em infraestrutura, serviços e tecnologia para continuar melhorando a experiência de viajar com nossa companhia aérea.”

Os assentos da seção “Economy Comfort” estão disponíveis a partir de uma cota adicional que varia entre 80 dólares e 160 dólares por trajeto, os quais podem ser selecionados no site www.delta.com ou pelo serviço de reservas da Delta. O serviço é gratuito para os sócios Diamond e Platinum Medallion do programa SkyMiles da Delta, incluindo oito acompanhantes. Da mesma forma, os passageiros que adquiriram um boleto sem restrições de classe podem trocar seu assento para a “Economy Comfort” sem custo adicional. Os sócios Gold e Silver Medallion podem obter assentos na “Economy Comfort” com descontos de 50% e de 25%, respectivamente.

Os assentos desta seção também oferecem tomadas para conectar aparelhos eletrônicos e sistema de entretenimento individual, que agora inclui programação HBO e outros conteúdos gratuitos*.

A ”Economy Comfort” será instalada gradualmente nas primeiras fileiras da classe econômica em mais de 160 aviões que voam para destinos seletos na América do Sul, Europa, Ásia e África.

* A programação HBO começará em julho de 2011 nos sistemas de entretenimento individual de algumas aeronaves; as tomadas e os sistemas de entretenimento individual serão instalados até 2013.

Fonte: aviacaobrasil.com.br

Tam investe com os novos Airbus A320neo e Boeing 777

A TAM Linhas Aéreas anunciou hoje que realizou a encomenda de 22 aeronaves A320neo e dez da Família A320, além de dois Boeing 777-300ER. Os aviões serão utilizados para a renovação e a expansão da frota da companhia, fortalecendo suas operações tanto no mercado doméstico quanto no internacional. Dessa forma, a empresa se prepara para atender à crescente demanda por viagens aéreas, mantendo o nível elevado dos serviços oferecidos aos clientes.

Os aviões desse novo pedido serão entregues entre 2016 e 2018. A escolha do motor será anunciada pela companhia aérea posteriormente. A TAM é o primeiro cliente da América Latina — e um dos primeiros do mundo — dos A320neo. A novidade da Airbus incorpora motores mais eficientes e um componente aerodinâmico posicionado na extremidade livre de cada asa, chamado Sharklet. Essas inovações proporcionam economia significativa de combustível de até 15%, o que representa até 3,6 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) anuais por aeronave. Além disso, o A320neo oferece redução de dois dígitos em emissão de Óxidos de Nitrogênio (NOx) e reduz consideravelmente o ruído do motor. A estrutura do novo avião terá mais de 95% em comum com os atuais produtos da linha, porém oferece até 950 km a mais de alcance ou duas toneladas mais de carga útil.

Atualmente, a TAM tem quatro Boeing 777-300ER em sua frota. As duas aeronaves do pedido anunciado hoje serão entregues em 2014. A empresa já havia encomendado à fabricante quatro aeronaves que serão entregues em 2012 e duas em 2013. Assim, em 2014, quando todos os aviões forem entregues, a companhia terá 12 Boeing 777-300ER em sua frota.

Com cabine espaçosa e capacidade para transportar 362 passageiros em três classes de serviço, o B777-300ER é um dos mais eficientes aviões comerciais de dois motores do mundo. Produz 22% menos dióxido de carbono por assento e seu custo operacional por poltrona é 20% menor. A distância máxima que percorre é de 14.685 km.

“Os novos aviões da Airbus e da Boeing nos ajudarão a reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes, tornando nossas operações cada vez mais eficientes, mantendo os altos níveis de segurança da companhia. Isso significa benefícios econômicos para nossos clientes e mais respeito ao meio ambiente”, afirma Líbano Barroso, presidente da TAM Linhas Aéreas.

Fonte: aviacaobrasil.com.br