Sejam Bem Vindos ao AviaçãoTodoDia. Um Blog criado para reunir em um único lugar as principais notícias sobre a aviação. Aproveite, participe e compartilhe.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Gol escolhe novo pacote eletrônico de dados da SITA para toda sua frota


A GOL Linhas Aéreas Inteligentes, maior companhia low-cost da América Latina, escolheu a SITA, empresa líder mundial em soluções de comunicação e TI para a indústria aérea, e seu parceiro de tecnologia Flightman para o fornecimento de um novo pacote eletrônico de dados ou Electronic Flight Bags (EFB). A solução unifica a comunicação entre aeronave e operações terrestres, e será implantada em toda a frota da GOL de 130 unidades do modelo Boeing 737-NG.

O contrato de cinco anos, que será anunciado na Cúpula Latino-americana de Aviação (FIDAE), inclui o fornecimento pela SITA de aplicativos e serviços para aeronaves. Esta é uma solução inovadora que utiliza o novo modelo de integração EFB (Electronic Flight Bags) da SITA para minimizar o desafio de unir a tecnologia EFB com os sistemas de TI das companhias aéreas. O serviço da SITA será executado no hardware EFB da GOL, que oferece os principais benefícios para modernizações. Localizado no cockpit, o sistema integra a comunicação aérea com hardware e software para permitir a troca de informações em tempo real entre a aeronave e as operações terrestres da companhia aérea.

Os EFBs são uma aquisição bem-vinda a bordo dos aviões, pois reduzem os custos operacionais relacionados aos processos baseados em papel. Apoiam a segurança das operações, reduzindo o risco de erro humano, melhoram os serviços de atendimento ao cliente, minimizando os impactos negativos e reduzindo significativamente a carga de trabalho da tripulação aérea e o pessoal de terra. O valor real do hardware EFB vem do fornecimento com conectividade aos sistemas centrais das companhias aéreas e adaptação dos aplicativos aos diversos processos de negócios da companhia.

Os aplicativos e os serviços para aeronaves desenvolvidos pela SITA eliminam o desafio de conectividade, garantindo a entrega segura de dados através de múltiplos canais – celular, WiFi do aeroporto ou via satélite – usados por cada companhia aérea. Se exigido pela companhia aérea,  também pode aproveitar a infraestrutura ACARS da SITA, que é usada por mais de 12.000 aeronaves em todo mundo e fornece monitoramento pró-ativo e gerenciamento de desempenho. O serviço da SITA também pode ser rapidamente configurado para se adaptar aos processos de negócios já existentes e futuras necessidades operacionais de cada companhia aérea.

Para a GOL, o serviço EFB da SITA irá agilizar os processos em torno da aeronave, conectando e integrando a aeronave com a infraestrutura de TI existente na companhia aérea. Permitirá aos pilotos da GOL a recuperação de planos de voo e manutenção de documentos importantes de forma mais rápida e fácil do que nunca.

O Capitão Adalberto Bogsan, VP da GOL, diz: “Essa solução da SITA e da Flightman é a mais completa do mercado. Nosso time da GOL gosta especialmente dos recursos de gerenciamento de fluxo de trabalho do aplicativo de software da Fligthman, porque permite que a tripulação tenha medidas mais eficientes para encontrar as informações necessárias que minimizam a carga de trabalho de voo. Ter a integração da SITA com as aeronaves é fundamental e vai garantir que tenhamos um sistema robusto que se integra totalmente a toda companhia aérea e aos nossos diversos sistemas de TI, o que nos permite aumentar a produtividade, reduzir o desperdício e ter uma plataforma em vigor para o futuro crescimento.”

Philip Clinch, VP de serviços a aeronave da SITA, diz: “Mais e mais companhias aéreas estão reconhecendo os benefícios que os EFBs fornecem para suas operações. Agora, a SITA está oferecendo às companhias aéreas uma solução gerenciada que potencializa a experiência combinada de nossos parceiros EFB, consultoria técnica EFB da SITA, equipe de integração de sistemas, serviços de comunicação e gerenciamento de dispositivos extensivos. Ao escolher nossos serviços, é possível eliminar a dor de cabeça de lidar com vários parceiros, celulares, WiFi e satélites e desfrutar de uma única infraestrutura gerenciada.”
Joe McGoldrick, CEO da Flightman, diz: “Estamos entusiasmados em oferecer a solução EFB a GOL, que permitirá a otimização de seus processos operacionais ao redor da aeronave. Com conteúdos sendo publicados cada vez mais em formatos eletrônicos, os benefícios empresariais da implantação de uma solução nas aeronaves que estão conectados aos sistemas de retaguarda das companhias aéreas têm sido claramente demonstrados.”

Como parte do fornecimento de aplicativos e serviços da SITA, a equipe da SITA irá trabalhar com a GOL para garantir que a companhia obtenha todos os benefícios operacionais, econômicos e de segurança adquiridos a partir de um programa EFB. Isso inclui um processo gerenciado com workshops para analisar casos de negócios, apoio para obter aprovações regulamentares para uso e suporte do programa de gestão de mudanças internas da companhia aérea.

A implementação já começou na GOL e quando as aprovações regulamentares estiverem completas, a solução EFB será utilizada pela equipe da GOL em 130 aeronaves com o hardware selecionado. A SITA também está realizando discussões e workshops com diversas companhias aéreas sobre como esta infraestrutura gerenciada pode servir tanto para companhias com 25 aeronaves como para aquelas com mais de 600.

Fonte: Aviação Brasil
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Airbus inicia a montagem final do primeiro A350 XWB


A montagem final do primeiro A350 XWB está em andamento na novíssima linha de montagem final em Toulouse. Este último passo no avanço do A350 XWB está sendo atingido à medida que a Airbus começa a juntar a longa fuselagem central de 19,7 metros com a fuselagem frontal de 21 metros de comprimento.
Esta primeira estrutura do A350 XWB será utilizada para os ensaios estruturais estáticos a que todas as aeronaves novas são submetidas como parte de seu processo de certificação. A montagem da primeira aeronave A350 XWB que voará, o MSN1, começará durante o verão.

A fuselagem central foi enviada a Toulouse na quarta-feira, dia 4 de abril de 2012, por uma aeronave Beluga da Airbus, a partir de St Nazaire, na França. A fuselagem dianteira foi previamente entregue vinda de St Nazaire para a linha de montagem final do A350 XWB em 23 de dezembro de 2011. A entrega e a instalação da parte posterior da fuselagem vinda de Hamburgo, na Alemanha, acontecerão nas próximas semanas, seguidas pelas asas entregues a partir das instalações da Airbus onde é realizada a montagem das asas em Broughton, no Reino Unido.

A fuselagem do A350 XWB é composta por três seções principais: a parte central, dianteira e traseira. Elas serão unidas na primeira estação de montagem principal, a Estação 50. O trem de pouso dianteiro também será montado aqui. Uma vez que esta fase estiver concluída, a fuselagem será transferida para a Estação 40, onde as seções das asas e da cauda são unidas. Em paralelo a isso, a instalação da cabine será realizada simultaneamente com a montagem da asa e da fuselagem, bem como o “power on” dos sistemas da aeronave. Deste modo, os testes funcionais podem começar com mais antecedência do que em programas anteriores.

O A350 XWB é a mais nova família Airbus de aeronaves widebody de porte médio. Essas aeronaves altamente eficientes reúnem o que há de mais moderno em aerodinâmica, design e tecnologias avançadas para fornecer até 25 por cento a mais de eficiência de combustível e custos operacionais em comparação com aeronaves atuais na mesma categoria de tamanho. Mais de 70 por cento da estrutura peso-eficiente do A350XWB são feitas a partir de materiais compostos avançados combinados (53 por cento), titânio e ligas de alumínio avançadas. A inovadora fuselagem feita do inédito Plástico Reforçado de Fibra de Carbono (CFRP) resulta em menor consumo de combustível, além de facilitar a manutenção. O A350 XWB se beneficia do alto nível de especialização da Airbus em incorporar materiais compostos em suas aeronaves.

A família A350 XWB consiste em três versões de passageiros com verdadeira capacidade de longo alcance para voar até 8.500 nm / 15.580 km. Em uma configuração típica de três classes, o A350-800 oferecerá 270 assentos, enquanto o A350-900 e o A350-1000 oferecerão 314 e 350 assentos respectivamente.

Fonte: Aviação Brasil
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Azul Linhas Aéreas incorpora mais duas aeronaves à sua frota

A Azul Linhas Aéreas coloca em operação esta semana mais duas aeronaves: um Embraer 195 e um ATR 72-600, elevando para 53 o número total de aviões em sua frota. De matrículas PR-AXE e PR-ATJ, respectivamente, os novos equipamentos fazem parte dos contratos firmados com as fabricantes brasileira e franco-italiana para a compra de jatos e turboélices.

A companhia, que detém a maior frota de E-jets da América Latina, recebe seu 41º jato. Configurado para 118 assentos, a aeronave foi Batizada de “Axé Azul*”, inspirado em sua matrícula. Já o turboélice, de modelo 72-600, foi batizado de “Viva Azul!*” e é a sexta unidade adquirida pela companhia, configurado para 70 assentos.

Até o final de 2012, a Azul deve receber mais 7 jatos E-195 e mais 11 ATR 72-600 conforme já anunciado.

Com mais de 10% do mercado de aviação doméstico, a Azul é a terceira maior empresa aérea do País. São 47 destinos atendidos, cerca de 370 voos diários e mais de 15 milhões de Clientes transportados desde a sua fundação. Ainda, a companhia consagra-se como a empresa que oferece o maior número de voos e destinos a partir de um mesmo aeroporto – Viracopos, em Campinas. São 131 decolagens diárias (segunda a sexta) para 40 destinos diretos operados pela Azul em todo o Brasil.

* O “Axé Azul” foi batizado pelo Tripulante Mark Neeleman, gerente de Marketing de Guerrilha da Azul Linhas Aéreas. Já o “Viva Azul!” foi batizado pelo agente de aeroporto Paulo Henrique Paes Landin.

Fonte: Aviação Brasil
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Greve de pilotos faz Iberia cancelar voo com destino a SP


A companhia aérea espanhola Iberia cancelou 121 voos programados para esta sexta-feira - sendo um deles com destino a São Paulo -, no segundo dia da greve de seus pilotos em protesto pela criação da filial de baixo custo Iberia Express.

Com esses cancelamentos, a empresa opera 64% dos 333 voos programados para hoje.

O sindicato de pilotos Sepla convocou 30 jornadas de greve, que começaram em 9 de abril e vão acontecer em todas as segundas e sextas-feiras até 20 de julho, em protesto contra a criação da filial de baixo custo que começou a operar em 25 de março.

Os pilotos já levaram a cabo 12 jornadas de greve em dezembro, janeiro e fevereiro, que representaram à companhia a perda de 36 milhões de euros, ou seja, 3 milhões por cada dia de paralisação.

O Sepla decidiu convocar um novo ciclo de jornadas de greve na Iberia depois de não ter chegado a um acordo com a companhia.

Fonte: Exame.com
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Gol elimina quatro cargos de diretoria e 26 de gerência


A Gol Linhas Aéreas reduziu mais uma vez o número de vice-presidências e anunciou o fim de quatro cargos de diretoria e 26 posições de gerências média e sênior, "em função de suas iniciativas de adequação à nova capacidade operacional e ao ambiente macroeconômico".

Segundo comunicado divulgado nesta sexta-feira, a companhia eliminou a vice-presidência de clientes e mercado e agora passa a ter apenas as vice-presidências técnica-operacional e de finanças e estratégia, comandadas, respectivamente, por Adalberto Bogsan e Leonardo Pereira. Ricardo Khauaja, que ocupava a vice-presidência eliminada, deixa a companhia.

"Em sua nova estrutura a companhia passa a contar com quinze diretorias", disse a Gol.
A companhia aérea contava com três vice-presidências desde setembro do ano passado, quando foi anunciado o fim da diretoria de mercado da empresa e a saída, por meio de renúncia, da diretora Claudia Jordão Ribeiro Pagnano.

"As mudanças foram definidas dentro dos estritos padrões de governança, com a participação, em todo o processo, do Conselho de Administração", afirmou o Gol, em comunicado.

A Gol tem divulgado importantes medidas de reduções de custos, como a redução de 205 empregados no início deste mês e o corte de 80 a 100 voos diários entre março e abril.

As ações da Gol operavam em queda de 1,46 por cento, a 10,80 reais às 11h15, enquanto a TAM, sua principal concorrente, recuava 0,02 por cento, a 44,62 reais no mesmo horário. O Ibovespa cedia 1,3 por cento.

Fonte: Exame.com
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.