Sejam Bem Vindos ao AviaçãoTodoDia. Um Blog criado para reunir em um único lugar as principais notícias sobre a aviação. Aproveite, participe e compartilhe.

sábado, 4 de junho de 2011

Alckmin apoia aeroporto em Mogi


O governador Geraldo Alckmin (PSDB) defendeu ontem, em visita a Guararema, a aplicação de investimentos privados para viabilização do terceiro aeroporto da Região Metropolitana de São Paulo. Ele afirmou que as atuais prioridades do Governo do Estado na área são as ampliações de Cumbica e Viracopos, mas defendeu a construção da nova unidade em médio prazo. Alckmin declarou que vê "com bons olhos" a possível instalação do terceiro aeroporto em Mogi das Cruzes.

Nesta semana, a presidente da República Dilma Rousseff (PT) anunciou a privatização parcial dos aeroportos paulistas de Cumbica, em Guarulhos, e Viracopos, em Campinas, como uma medida que possibilitará a ampliação das unidades até a Copa do Mundo de 2014. A intenção é entregar 51% das unidades à iniciativa privada. "Participei de uma reunião com a presidente Dilma, na terça-feira, e transmiti a ela que um dos gargalos do nosso dia a dia é a questão dos aeroportos. Se o governo optou pela concessão, ótimo. O importante é que venha o investimento".

Alckmin afirmou que as grandes "emergências" são a construção do terceiro terminal do Aeroporto Internacional de Guarulhos e do segundo terminal e segunda pista do Aeroporto Internacional de Viracopos. Ele defendeu que, depois disso, é preciso iniciar as tratativas para construção do terceiro aeroporto. O governador também comentou a possibilidade de Mogi das Cruzes receber o empreendimento. "Essas questões são técnicas e não políticas. Mas vejo com muito bons olhos (o pleito de Mogi das Cruzes)".

O governador informou que, na próxima semana, o secretário estadual de Logística e Transportes, Saulo de Castro Abreu Filho, se reunirá com a Secretaria de Aviação Civil, criada em18 de março de 2011, para modernizar os aeroportos brasileiros e prepará-los para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. De acordo com Alckmin, uma das missões do secretário será iniciar as tratativas sobre o terceiro aeroporto.

Abreu Filho esteve ontem em Guararema acompanhando o governador. Em entrevista a O Diário, ele esclareceu que a concessão dos aeroportos é federal, mas que cabe ao Governo do Estado a adoção de medidas de cooperação técnica. O secretário informou que conhece o pleito de Mogi para receber a terceira unidade da Região Metropolitana de São Paulo. "Nós vamos sentar na semana que vem com a Secretaria de Aviação Civil para fazer um macroplano de integração dos 31 aeroportos do Estado e início dos estudos de mais esta unidade. Não posso dizer que o Município de Mogi está escolhido, mas também não está excluído".

Fonte: JÚLIA GUIMARÃES - O Diário de Mogi


Compartilhe com seus amigos...

Governo do Estado assume os estudos para novo aeroporto no RS

Novo Hamburgo - A Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Seinfra) assumirá a condução dos estudos e projetos de viabilidade de instalação do Aeroporto Internacional 20 de Setembro, a ser instalado no Vale do Sinos. A decisão foi anunciada ontem pelo secretário Beto Albuquerque, que estava acompanhado do diretor do Departamento Aeroportuário, Roberto Barbosa de Carvalho Netto. A informação foi dada ao 5.º Comando Aéreo Regional (5.º Comar).
A medida tomada por Beto visa estudar a área que foi proposta ao governo, localizada entre Nova Santa Rita e Portão. “Comuniquei ao 5.º Comar que a Seinfra assume a responsabilidade para estudos e projetos de um novo sítio aeroportuário na região metropolitana”, informou o secretário em seu Twitter.

SAIBA MAIS
A necessidade de um novo aeroporto ocorre para atender a demanda em função do esgotamento do Aeroporto Salgado Filho, único do Estado na categoria internacional

O Aeroporto Internacional 20 de Setembro deve ficar localizado em uma área de 1,6 mil hectares entre Nova Santa Rita e Portão. O investimento seria de R$ 500 milhões a R$ 700 milhões

Em março, durante reunião em Canoas,o comandante do 5º Comar, major-brigadeiro-do-ar Flávio dos Santos Chaves, indicou que as pistas do novo aeroporto devem ser paralelas às do Aeroporto Salgado Filho, para evitar problemas no tráfego aéreo

Em abril, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) declarou a viabilidade técnica para a obra

O principal objetivo do estudo é criar uma via que desafogue o aeroporto Salgado Filho, localizado em Porto Alegre, por meio de um planejamento a longo prazo, que acompanhe o desenvolvimento do Estado. “É obrigação pensar o futuro, pois o nosso Salgado Filho enfrenta limitações”, disse o secretário, ao lembrar que o assunto também é pauta de abrangência do Plano Aeroviário e do atual Programa de Governo do RS.

“Vamos apresentar projeto para a Aeronáutica”
Ontem à noite, quando retornava de uma agenda na Universidade de Passo Fundo (UPF), o secretário Beto Albuquerque falou sobre a decisão para a reportagem do Jornal NH.

Por que o senhor tomou esta decisão?
Beto Albuquerque - Porque reconheci esta iniciativa organizada por entidades da região que apresentaram uma proposta inteligente. E ideias como essa são sempre bem-vindas pelo governo, pois ampliações do Salgado Filho sempre terão um impacto para Porto Alegre. Lá o espaço já está muito pequeno.

E qual o próximo passo a ser dado?
Beto -
Vamos elaborar este projeto e apresentar para a Aeronáutica. Se aprovado, vamos em busca de recursos, que podem ser conseguidos por meio três alternativas: governo federal, grupos de empresários ou por Parceria Público-Privada (PPP). Para isso, já temos uma reunião agendada para a próxima quarta-feira, em Brasília, com representantes da Secretaria de Aviação Civil (SAC).

A ideia é construir o aeroporto entre Nova Santa Rita e Portão?
Beto -
Sim. A proposta que recebemos é utilizar uma área de 1,6 mil hectares, ou seja, três vezes a área atual do Salgado Filho. Mas quero deixar claro que não se trata de uma obra a ser realizada em quatro anos, mas para 20 ou 30 anos. Aliás, se todas as medidas para desafogar o trânsito tivessem sido tomadas com antecedência, não teríamos esse caos nas rodovias.

Fonte: Diário de Canoas

Compartilhe com seus amigos...