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sexta-feira, 24 de junho de 2011

Lan Airlines encomenda 20 aviões Airbus A320neo




A LAN Airlines anunciou hoje, 22 de junho, durante a realização da Paris Air Show, em Le Bourget, França, a assinatura de um acordo para compra de 20 aeronaves modernas e eco-eficientes da família Airbus A320neo. Os novos aviões serão entregues entre 2017 e 2018. Esta aquisição faz parte do plano de expansão e renovação da frota da companhia, num investimento aproximado de US$ 1,7 bilhão.

Pertencente à Família A320, essa aeronave possui motores mais eficientes e novos dispositivos aerodinâmicos denominados sharklets. Esta combinação oferecerá até 15% de economia de combustível, entre outros benefícios, o que equivale a uma redução anual de 3.600 toneladas de CO2 por avião.

“A operação fortalece nosso compromisso constante de oferecer aos nossos passageiros a tecnologia mais moderna da indústria, graças às significativas melhorias que o A320neo possui em capacidade e eficiência no uso de combustível. Incorporar essa aeronave à nossa frota é um passo importante para assegurar a liderança da LAN na região” – afirmou o diretor geral da LAN Airlines, Ignacio Cueto.

“Nossa longa relação com a LAN está alinhada com sua paixão pela inovação e pelo crescimento” – destacou Tom Enders, presidente e CEO da Airbus.

A incorporação do Airbus A320neo reflete o compromisso constante da LAN com o meio ambiente, já que esta aeronave incorpora tecnologia de última geração e é altamente eficiente no consumo de combustível, permitindo uma redução substancial de emissões, diminuindo também os níveis de ruído.

Fonte: aviacaobrasil.com.br

Airbus recebe encomendas de US$ 72,2 bi em feira de aviação

A Airbus fechou nesta quinta-feira a série de contratos firmados ao longo dos quatro dias do Salão Internacional de Aeronáutica e Espaço de Le Bourget, com encomendas recordes de 730 aviões por um valor de US$ 72,2 bilhões.

A última operação representou um marco por ser a maior compra por número de aeronaves da Airbus, com 200 exemplares do A320 Neo adquiridos pela companhia AirAsia, da Malásia, por US$ 18,2 bilhões.

"Foi a melhor feira da história" para a Airbus, destacou em entrevista coletiva o presidente da companhia, Tom Enders, que frisou os pedidos de 667 unidades do novo modelo de aviões de apenas um corredor.

Com o êxito sem precedentes da venda das aeronaves populares da Airbus, que permitirá uma economia de combustível de 15% em relação aos atuais A320, a carta de pedidos do A320 Neo --lançado comercialmente em dezembro-- soma um total de 1.029 unidades.

Enders afirmou que, diante desses números, a companhia estuda aumentar o ritmo de produção do modelo.

O presidente da principal empresa do grupo europeu EADS reiterou nesta quinta-feira suas projeções de que não haverá transformações tecnológicas que demandem a aposentadoria do A320 pelo menos até a segunda metade da próxima década.

Do total de 730 aviões encomendados à Airbus nos quatro dias da feira, 418 corresponderam a negócios fechados, que somam um valor de US$ 44 bilhões, e os 312 restantes --estimados em US$ 28,2 bilhões-- são "memorandos de entendimento", que ainda estão pendentes de formalização.

DA EFE, EM LE BOURGET (FRANÇA) 

Embraer deve elevar carteira de pedidos após 3 anos de queda


LE BOURGET (Reuters) - A Embraer caminha para registrar em 2011 crescimento em sua carteira de pedidos de aviões comerciais após queda nos últimos três anos, apesar de ter anunciado menos encomendas do que alguns analistas esperavam no salão de aeronáutica Paris Air Show.

A crise financeira e a recessão global de 2008 e 2009 tiveram sérios efeitos sobre a indústria aérea, motivando cancelamentos de pedidos para as principais fabricantes e postergação do recebimento de aviões por companhias aéreas.

Nesse cenário, a carteira firme de pedidos (backlog) da Embraer caiu nos fechamentos de 2008 a 2010, com os novos pedidos não sendo suficientes para repor as entregas de aviões feitas aos clientes.

Com as vendas de 39 aeronaves divulgadas em Le Bourget no começo desta semana, a Embraer praticamente empata o número de entregas de aviões programadas para 2011 com as encomendas fechadas até agora no ano.

Incluindo os contratos apresentados na feira, a Embraer conseguiu pedidos firmes por 99 aeronaves comerciais de janeiro a junho, enquanto a previsão de entregas é de 102 unidades até o final do ano.

"Nossa meta é ter pelo menos um pedido firme para cada entrega, para voltar a recompor o backlog. Nosso backlog vinha caindo, agora estabilizou. Vamos ver se conseguimos voltar a fazer o backlog crescer um pouco", disse à Reuters o presidente-executivo da Embraer, Frederico Curado, na véspera da abertura da feira aérea.

A Embraer espera firmar em breve contrato de até 10 jatos para a Republic Airlines. Há uma
campanha com a Delta Air Lines --com desfecho esperado para outubro e que incluiria cerca de 100 jatos regionais. Outra concorrência envolve a companhia aérea Garuda, que comprará 25 jatos regionais Embraer ou Bombardier.

A Embraer não tem o costume de reservar encomendas para divulgar durante as grandes feiras de aviação, como fazem Boeing, Airbus e Bombardier. Mas invariavelmente investidores e analistas criam expectativas de que negócios serão fechados e apresentados nessas ocasiões.

Na segunda-feira, a Embraer anunciou o pacote de encomendas de cinco de US$ 1,7 bilhão. Apesar disso, suas ações negociadas na Bovespa recuaram cerca de 2%o, pressionadas pela informação de que é pequena a chance de a companhia aérea JetBlue exercer as opções de compra de 100 jatos Embraer 190, que a valores de tabela presentes representariam mais de US$ 4 bilhões.

A carteira financeira de pedidos firmes da Embraer estava em US$ 16 bilhões em março, incluindo aviação comercial, executiva e defesa, alta de US$ 400 milhões sobre dezembro mas longe do recorde histórico de US$ 21,6 bilhões do final do terceiro trimestre de 2008, antes do aprofundamento da crise global.