Sejam Bem Vindos ao AviaçãoTodoDia. Um Blog criado para reunir em um único lugar as principais notícias sobre a aviação. Aproveite, participe e compartilhe.

domingo, 6 de janeiro de 2013

Grupo Air France-KLM pode comprar Alitalia, diz jornal

Aviões da Air France e da KLM 

Roma - O grupo Air France-KLM está trabalhando num plano para comprar a companhia aérea italiana Alitalia de investidores locais até o verão (no hemisfério norte), oferecendo um prêmio de 20% sobre o preço pago por esses investidores ao adquirirem a companhia italiana em 2008, informa o jornal Il Messaggero na sua edição dominical sem citar fontes.

A companhia franco-holandesa determinou ao banco de investimentos Lazard que estude o projeto e ofereceu pagar pelas ações na aérea italiana, avaliando a Alitalia cerca de 20% acima do montante de 1 bilhão de euros (US$ 1,31 bilhão) pago pelos atuais proprietários há cinco anos, segundo o jornal italiano.

Porta-vozes da Alitalia e Air France-KLM não quiseram comentar a informação.

Em 2008, a Alitalia estava à beira da falência quando foi adquirida por um grupo formado pelos principais industriais italianos. No começo de 2009, eles fundaram uma segunda companhia aérea, a Air One SpA, na qual a Air France-KLM detém uma participação de 25%. O período de bloqueio da venda de ações pelos investidores italianos termina no próximo dia 12 de janeiro. As informações são da Dow Jones.

Fonte:

Embraer deve melhorar incentivos após perder encomendas

Avião da Embraer 

São Paulo - A perda inesperada da Embraer SA de uma encomenda de jatos regionais de US$ 1,85 bilhão da Delta Air Lines Inc. indica que a fabricante de aviões precisa dar mais incentivos, como garantias de recompra e acordos de manutenção, para enfrentar a Bombardier Inc.

Acordos com pilotos da United Continental Holdings Inc., maior companhia aérea do mundo, e da American Airlines, da AMR Corp., estão aumentando as perspectivas de novas vendas nos EUA em 2013, à medida que as empresas buscam aviões maiores para suas operações de viajantes habituais, segundo a Drexel & Hamilton LLC, com sede na Filadélfia.

Ganhar as encomendas de uma das companhias aéreas norte- americanas seria um estímulo para a Embraer, com sede em São José dos Campos, depois do acordo de 6 de dezembro, da Bombardier com a Delta, a única grande transportadora aérea dos EUA a encomendar aviões no ano passado.

A Embraer despencou 5,7 por cento, a terceira maior queda do Ibovespa, nos sete dias de pregão que se seguiram à decisão da Delta em optar pelos modelos da Bombardier, no lugar de sua linha de E-jets.

“Cada fabricante vai ficar mais criativa quanto às formas de atrair negócios”, disse Brian Foley, consultor de aviação e ex-diretor de marketing da unidade de jatos comerciais Falcon da Dassault AS. “Tenho certeza que o que aconteceu entre a Embraer e a Delta serviu de aprendizado.”

A assessoria de imprensa da Embraer não quis comentar sobre as perspectivas de encomendas da empresa neste ano. O presidente Frederico Curado disse a analistas em outubro que havia uma “crescente atividade” em direção a possíveis vendas para empresas dos EUA.

Fonte: 

Compartilhe esta notícia com seus amigos através das redes sociais abaixo:

Aeronave que quer mudar aviação fará teste na próxima semana

O protótipo de uma possível nova geração de aeronaves para uso turístico, militar e de transporte deve fazer seu primeiro voo teste na próxima semana, nos EUA.

O dirigível Aeroscraft, apelidado de "Pelicano", que está sendo construído pela empresa californiana Aeros, tem 70 metros de comprimento e pesa mais de 16 toneladas. Ele é capaz de carregar, por milhares de quilômetros, três vezes mais carga que os maiores aviões militares da atualidade.

Segundo o CEO da Aeros, Igor Pasternak, a nave está em estágio final de desenvolvimento – deve ficar pronta em até três anos – e pode ser controlada a partir do cockpit, sem necessitar de pessoas em terra ou de uma pista de pouso.

As próximas simulações, que serão feitas na semana que vem, incluem uma decolagem vertical e uma manobra de carga e descarga para analisar a capacidade de flutuação do protótipo e sua viabilidade comercial.

De acordo com informações do site do jornal britânico "Daily Mail", dentro de alguns anos o Pelicano poderia transportar nos céus tudo o que hoje é levado por navios, trens e caminhões. Por essa razão, ele seria capaz de revolucionar o transporte aéreo, ao chegar a áreas remotas e de desastres, onde não há praticamente nenhum outro meio de acesso.

Aeros (Foto: Aeros/Divulgação) '
 
A versão final da nave deve transportar uma carga de 66 toneladas a uma velocidade de mais de 220 km/h. Uma das novidades é que ela consegue se manter "pesada" mesmo depois de descarregada, por meio de tanques em que comprime o gás hélio.

Desde o início do projeto, o Pentágono e a agência espacial americana (Nasa) já aplicaram mais de R$ 73 milhões na Aeroscraft.

Fonte: G1

Avião de carga turco cheio de ouro está imobilizado no aeroporto de Istambul







Um avião Airbus A300 da companhia aérea de carga turca ULS Cargo com uma tonelada e meia de lingotes de ouro encontra-se imobilizado desde terça-feira no aeroporto internacional de Istambul porque as autoridades consideram que seus documentos não estão em ordem, indicaram neste domingo os meios de comunicação turcos.

O avião, que realizava um voo entre Gana e Dubai (Emirados Árabes Unidos), foi desviado para o aeroporto Ataturk por problemas de combustível, indicou o canal de informação CNN-Turk. Mas a aeronave foi imobilizada porque faltam certos documentos administrativos, segundo as mesmas fontes.

 
 Imagem Ilustrativa: AFP

A AFP tentou entrar em contato com as autoridades aeroportuárias turcas, mas não conseguiu localizá-las. Até o momento, nem as autoridades turcas, nem os responsáveis da companhia de transporte fizeram comentários a respeito. 

Fontes: AFP via G1 - Imagem: Reprodução/crash-aerien.aero