Sejam Bem Vindos ao AviaçãoTodoDia. Um Blog criado para reunir em um único lugar as principais notícias sobre a aviação. Aproveite, participe e compartilhe.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Boeing 787 sem passageiros pega fogo no aeroporto de Boston

Um Boeing 787 Dreamliner sem passageiros a bordo pegou fogo no Aeroporto Internacional de Boston, nos Estados Unidos, enquanto estava estacionado em um portão na manhã desta segunda-feira (7), disse um porta-voz do aeroporto.

O fogo, em um avião operado pela Japan Airlines, foi registrado de manhã, às 10h30 no horário local, disse o porta-voz Richard Walsh.

O Departamento de Incêndios de Boston afirmou ter enviado bombeiros ao local para ajudar a apagar o fogo.

A causa do incêndio ainda estava sendo investigada, disse Walsh.





Fontes: Reuters via G1 / Site Desastres Aéreos / ABC40 - Fotos: Brian Snyder (Reuters) / Eric Moskowitz (Globe Staff) / Boston Fire Department

American terá voo de Miami para CWB e POA em 2013


 A American Airlines, que atualmente conta com 111 frequências semanais entre Brasil e Estados Unidos, prepara para 2013 a entrada na região Sul do País. A empresa anunciou para este ano o início das operações em Curitiba, capital do Paraná, e Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, ligando as duas cidades a Miami, na Flórida.

Ainda sem data nem frequência definidas, a companhia vai dividir, a princípio, as duas cidades em uma mesma rota, algo parecido quando entrou na região Nordeste. No futuro, segundo a American Airlines, estas rotas podem ser desmembradas.

“Com estas duas cidades vamos estar presentes em nove capitais brasileiras”, comemorou o diretor da American Airlines no Brasil, Dilson Verçosa Júnior (foto). As sete cidades que já recebem voos da empresa são: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Manaus. Com a entrada na região Sul, a American Airlines passa a operar em todas as regiões do Brasil.

Fonte: Panrotas

Especial: O avião mais popular do planeta

Saiba como é construído o avião mais popular do planeta O Boeing 737 é o avião mais popular do planeta. 
 
Desde a sua criação, em 1968, cerca de 6 mil unidades já foram produzidas pela fabricante americana. 
 
Hoje, esses modelos são construídos em Renton, cidade vizinha a Seattle, no noroeste dos Estados Unidos. De lá saem cerca de 40 unidades todo mês, montadas com peças que vêm de todo mundo. Além do hangar em Renton, a Boeing possui em Seattle um mock up centre – um local onde mostra, em tamanho real, o interior do 737 para que as companhias aéreas escolham como querem decorar seus aviões.
 
Depois de prontos, os 737 partem para uma outra planta da Boeing, também em Seattle, onde fica o delivery center – centro de entrega de aeronaves – de onde os aviões partem para os clientes.
 
Confira como é o interior dessa fábrica e curiosidades sobre o avião.
 
 
 
Fonte: Terra

Investidores da Alitalia consideram vender ações


Milão/Roma - Investidores da Alitalia, que ajudaram a resgatar a empresa aérea quatro anos atrás, consideram vender suas ações, com alguns pressionando por um acordo de longo prazo com a acionista Air France-KLM, disseram fontes com conhecimento do assunto nesta segunda-feira.

Especulações sobre uma venda levaram a um salto as ações da holding italiana IMMSI, que detém 7 por cento da Alitalia.

Mas a Air France-KLM, que detém um quarto da empresa aérea italiana, disse que não há nenhuma negociação ocorrendo.

"Não há nada. Não há nenhuma negociação", disse o presidente-executivo da Air France, Alexandre de Juniac, à Reuters.

O jornal italiano Il Messaggero reportou no domingo que a Air France estava em negociações avançadas para comprar a Alitalia, oferecendo um prêmio de 20 por cento para o que um grupo de investidores domésticos pagaram quando a empresa italiana foi resgatada em 2008.

Atualmente, a Alitalia pertence à CAI, um consórcio de investidores que comprou a empresa em 2008, pagando cerca de 1 bilhão de euros.

Os investidores do consórcio podem exercer opções de negociação de suas ações quando expirar o período de bloqueio em 12 de janeiro.

Duas fontes próximas aos acionistas italianos disseram que eles não mantém conversas formais para vender a Alitalia, agora avaliada por alguns analistas em cerca de 1,1 bilhão de euros. Mas elas também disseram que os investidores estavam avaliando as opções após a data de 12 de janeiro.

Investidores italianos têm abordado diversos assessores financeiros para encontrar um comprador.
"É óbvio que há algum movimento entre os investidores. A impressão é que (o chairman da Alitalia Roberto)
Colaninno está pressionando por um acordo com a Air France, mas nem todos os acionistas concordam", disse uma fonte próxima a situação.

Colaninno, que também controla a acionista IMMSI, é o chefe do consórcio CAI.

A Air France, um parceiro de longo prazo da Alitalia, tentou assumir a companhia aérea com sede em Roma pouco mais de quatro anos atrás. Mas o acordo foi abortado pelo então primeiro-ministro Silvio Berlusconi, que pediu que investidores italianos salvassem a empresa.

A Alitalia retornou ao lucro no terceiro trimestre do ano passado.

Alitalia, Intesa Sanpaolo, IMMSI e Atlantia não quiseram comentar o assunto.

 Fonte:

American Airlines entra no clímax para reestruturação


Com a reunião do Conselho da American Airlines marcada para a próxima semana, as expectativas estão altas de que a empresa dê mais detalhes concretos sobre seus planos de realizar uma fusão com a US Airways ou permanecer independente.

Os diretores da controladora AMR Corp planejam reavaliar uma aliança com a rival ante um plano alternativo para sair da concordata sozinha, disseram diversas pessoas familiarizadas com o assunto.

Mas as pessoas próximas às conversas disseram à Reuters que não esperam que o Conselho da AMR escolha formalmente uma opção já na próxima semana, já que os termos detalhados de um negócio, como preço e nova diretoria, ainda teriam que ser definidos. Não há planos de anúncios após a reunião.

No início do processo de concordata, o presidente-executivo da AMR, Tom Horton, rejeitou uma oferta agressiva de aquisição pela US Airways, dizendo que a American Airlines preferia se recuperar sozinha e considerar uma transação apenas mais tarde.

Agora, após diversos meses de conversas com a US Airways e os credores da AMR, Horton suavizou seu discurso com a insistência do comitê de credores e concordou em considerar todas as opções.

Em uma mensagem para funcionários na quinta-feira, Horton disse que não há um prazo específico para o fim da avaliação, mas que a empresa espera chegar a uma conclusão do assunto em algumas semanas.

A US Airways, que buscou uma fusão por mais de um ano, espera que o Conselho da AMR reconheça os benefícios de uma combinação e irá escolher negociar rapidamente as etapas finais do acordo ainda neste mês, disseram as fontes.

A US Airways não quis comentar o assunto.

Fonte:

Air France lança hoje a classe de tarifas Mini


A Air France lança hoje a nova classe de tarifas Mini com preços “a partir de 49 euros”, voltada “especialmente aos 60% de clientes cuja exigência é viajar aos melhores preços e aos 40% de clientes de curta e média distância que viajam sem despachar bagagem”.

A nova classe de tarifas, para viagens a partir de 6 de fevereiro, é apresentada pela Air France como “um produto simplificado” sem check-in de bagagem e sem permitir acumular milhas para o programa de fidelidade da companhia, o Flying Blue.

O comunicado também destaca que os passageiros podem fazer opções de combinar a sua atual classe de tarifas Classic, que define como “um produto tudo incluído”, com a nova Mini em viagens de ida e volta.

Fonte: Panrotas

SLZ recebe melhorias após reabertura de terminal


O Aeroporto Internacional de São Luís recebeu uma série de melhorias após a conclusão das obras de reforma do terminal, em agosto de 2012. Desde a sua reabertura, os passageiros e usuários passaram a contar com novos equipamentos e instalações de apoio.

O aeroporto recebeu um novo balcão de informações, adaptado ao atendimento de pessoas com deficiência e com nova sinalização, o que auxilia na identificação do local. A acessibilidade também foi contemplada com a instalação de piso táteis ao longo do saguão, o que auxilia o trânsito de pessoas com deficiência visual.

Os passageiros também terão 500 novos carrinhos para transporte de bagagem, que começaram a substituir os atuais. Além disso, um novo fraldário foi instalado no aeroporto. Localizado no saguão, o espaço conta com todos os itens básicos de primeira necessidade, além de ducha quente e fria e cadeira para descanso e amamentação.

"Essas melhorias são fundamentais para propiciar conforto e estamos trabalhando para aperfeiçoar ainda mais os serviços”, afirma o superintendente do aeroporto, Hildebrando Correia.

Fonte: Panrotas

Azul deve voar para Pelotas (RS) após carnaval


O governador em exercício do Rio Grande do Sul, Beto Grill, esteve reunido nesta sexta-feira (04), no Palácio Piratini, em Porto Alegre, com o Comando dos Bombeiros da Brigada Militar e representantes da Infraero para tratar da nova rota da Azul: Pelotas – Porto Alegre.

A aérea anunciou a pretensão de realizar voos diários e fez o pedido de autorização para a Anac, mas a operação depende de adequação do aeroporto, que é de responsabilidade da Infraero. De acordo com a empresa aeroportuária, há necessidade de ter uma brigada de incêndio para atuar 24 horas no aeroporto e também um equipamento de raio-x para controle de acesso dos passageiros.

Grill confirmou que o Estado irá manter toda a estrutura da brigada de incêndio, oferecendo profissionais e equipamentos neste início de operações. Depois haverá um convênio entre Estado e Infraero para manter 16 bombeiros atuando no local. Na próxima semana, está previsto o anúncio oficial, e a Azul estima iniciar as operações logo após o carnaval.

Fonte: Panrotas

US Airways transporta 62,5 milhões de paxs em 2012



O Grupo US Airways, dos Estados Unidos, transportou 62,5 milhões de passageiros em 2012, mais 2,7% ou mais 1,67 milhão que em 2011, com crescimento em todos os setores de rede, à exceção do Atlântico, onde teve uma queda de 0,7% ou 19,5 mil, para 2,64 milhões de passageiros.

O balanço de tráfego da US Airways, que segundo a imprensa está em processo de fusão com a American Airlines, indica que em voos domésticos, onde opera como US Airways, US Airways Shuttle e US Airways Express, transportou 56,1 milhões de passageiros, em alta de 3%, e nas linhas da América Latina teve 3,7 milhões, 1,8% mais que em 2011.

Fonte: Panrotas

Continuam buscas por avião desaparecido com Vittorio Missoni na Venezuela



O governo da Venezuela disse neste domingo que 385 pessoas participaram das buscas pelo pequeno avião desaparecido na sexta-feira, no arquipélago de Los Roques, com seis pessoas a bordo, entre elas Vittorio Missoni, herdeiro da grife Missoni, e outro três turistas italianos.

'O Serviço de Busca e Salvamento, adscrito ao INAC (Instituto Nacional de Aviação Civil), com o apoio de unidades da Força Armada Nacional Bolivariana, Defesa Civil, voluntários com aeronaves e embarcações privadas, intensificam os trabalhos de busca que permitam conhecer o destino da aeronave', disse o governo em comunicado.

No total, somam '118,81 horas de busca, distribuídas em 102,30 de busca marítima e 16,51 horas de busca aérea'.

O bimotor britânico Norman BN 2 foi declarado desaparecido no sábado, um dia após ter deixado Los Roques, no nordeste caribenho venezuelano, com rumo ao aeroporto internacional de Maiquetía, que serva a capital Caracas.

O aparelho era tripulado pelos pilotos venezuelanos Hernán Merchán e José Ferrer, e levava a bordo também Guido Foresti, Elda Scalvenzi e Maurizia Castiglioni, mulher de Missoni.

No sábado, acrescentou o comunicado, 'foi feita uma reunião com parentes das pessoas que estavam a bordo para lhes informar sobre as medidas e resultados das ações implementadas'.

O governo 'ratifica que todos os órgãos envolvidos neste trabalho não diminuem a intensidade da busca, assim como não está descartada nenhuma possibilidade com relação ao paradeiro da aeronave', acrescentou.

Os quatro italianos estavam de férias no arquipélago desde 28 de dezembro, junto a outro casal que ficou em Los Roques, e se dedicavam à pesca, já que tinham até alugado uma embarcação para isso. Eles pretendiam retornar à Itália na sexta-feira pela noite.

O último contato com o avião foi registrado às 18h local a 10 milhas náuticas de Los Roques, um conjunto de ilhas nas Antilhas menores que pertecem à Venezuela

Fonte: G1

Air France-KLM nega haver negociação para comprar Alitalia


Paris - A Air France-KLM negou nesta segunda-feira a informação de que estaria em negociações avançadas para adquirir a participação de investidores italianos na Alitalia para assumir o controle da maior companhia aérea da Itália.

"A Air France-KLM confirma que não há negociações sobre compra da totalidade ou de parte das ações detidas por investidores italianos", afirmou uma porta-voz da companhia aérea franco-holandesa.

O jornal Il Messaggero publicou no domingo que a Air France-KLM, que detém 25 por cento da Alitalia desde janeiro de 2009, ofereceria aos demais acionistas um prêmio de 20 por cento sobre o valor pago em 2008.

Em maio, a Air France afirmou que provavelmente esperaria até pelo menos 2014 antes de exercer a opção de assumir o controle da Alitalia.

Fonte: