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quarta-feira, 29 de junho de 2011

Gol confirma voo direto de Porto Alegre para Santiago

A partir do dia 7 de julho, a Gol vai estabelecer um voo direto ligando as cidades de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e Santiago, no Chile. As vendas para a nova rota já estão disponíveis para compras no site da empresa (www.voegol.com.br). 

Para o vice-presidente de Planejamento da Gol, Leonardo Pereira, o novo voo reforça ainda mais a importância da capital gaúcha na malha internacional da empresa. “De Porto Alegre, decolamos diretamente para Buenos Aires, Córdoba e Rosário, na Argentina, e Montevidéu, no Uruguai”, disse ele. A nova operação partirá diariamente de Porto Alegre às 23h57 com chegada em Santiago às 02h10. No sentindo contrário, o voo decola às 2h40 e chega na capital gaúcha às 06h30. Fonte: Panrotas

Airbus recebe pedido recorde de US$18 bi da AirAsia

A Airbus recebeu um pedido recorde de 200 de seus jatos A320neo da companhia AirAsia, coroando uma semana em que a empresa derrotou sua rival Boeing na concorrência acirrada por contratos de fornecimento de aviões.

O grande contrato representa uma exibição de força da europeia Airbus, no momento em que trava uma luta com a Boeing pelo mercado dos jatos de corredor único --atualmente, seu A320 disputa com o 737 da Boeing--, previsto para movimentar 2 trilhões de dólares nos próximos 20 anos.

O A320neo é uma versão do jato de passageiros com 150 lugares, um dos aviões mais vendidos da Airbus, que oferece economias de combustível. Será produzido a partir de 2015 e vai intensificar a pressão sobre a Boeing para tomar uma decisão: ou retrabalhar seu produto atual ou propor um produto novo.

O negócio encerrou uma frenética feira de aviação bienal que demonstrou um deslocamento no equilíbrio de poder nesse setor.

Hoje a AirAsia e a IndiGo são as duas maiores clientes da Airbus entre as companhias aéreas.

"O sucesso declarado do neo superou as expectativas da Airbus, e, com certeza, também pegou a Boeing de surpresa", disse o analista de aviação Scott Hamilton.

"Isto vem multiplicar a pressão sobre a Boeing para acelerar uma decisão de renovar seu modelo ou criar um avião novo."

O pedido feito pela AirAsia superou um pedido no valor de 16 bilhões de dólares, por 180 aviões, fechado na quarta-feira pela companhia indiana Indigo. 

Fonte: Reuters Brasil

Avião conceitual com emissão zero deve levantar voo em 2035


Voltair (Foto: Divulgação/TechTudo)

Veículos conceitos são normalmente carros futuristas no estilo Jetsons que flutuam e tem design bem futurista. Mas dessa vez a European Aeronautic Defence and Space Company criou o VoltAir, um avião conceito movido a energia elétrica.

As empresas de aviação têm um gravíssimo problema: o preço do combustível do avião é totalmente atrelado às variações do petróleo. Logo, quando o petróleo sobe demais as empresas têm um grande prejuízo e podem até falir.

O VoltAir resolveria o problema da dependência do combustível e seria alimentado por baterias. Como energia elétrica pode vir de várias fontes, as empresas precisariam se preocupar menos com as variações do mercado de petróleo. Além disso, teria emissão zero de poluentes, além de ser bem silencioso ao contrário dos aviões atuais que têm um barulho ensurdecedor.

O desafio para os carros elétricos e para o VoltAir é o desenvolvimento de baterias que possam guardar uma grande quantidade de energia. Sabemos que precisamos carregar quase que diariamente os smartphones com Android ou iPhones, imagine a complexidade de um avião que necessitaria de muitas escalas pela baixa autonomia. Outro ponto fraco é a velocidade do avião que seria baixa comparada com os modelos comerciais contemporâneos.

A European Aeronautic Defence and Space Company espera lançar o VoltAir no ano de 2035. Até lá esperamos que os problemas com as baterias esteja resolvidos para que possamos ter um avião que polui menos o ambiente.

Não há previsão do uso desse tipo de tecnologia em avião comercial.

Fonte: Com informações do R7