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segunda-feira, 9 de abril de 2012

Iberia cancela mais de 600 voos por greve de pilotos


MADRI. A companhia espanhola Iberia cancelou mais de 600 voos até a próxima segunda-feira, dia 16 de abril, por causa de uma greve de pilotos. Os funcionários da aérea protestam contra a criação da Iberia Express, marca recém lançada para atender ao mercado de baixo custo. Cinco dos 612 voos cancelados pela empresa têm como origem ou destino a cidade de São Paulo, no Brasil.
A greve dos pilotos foi convocada pelo sindicato e será concentrada principalmente nos dias 9,13 e 16 de abril. No fim de março, o Sindicato Espanhol de Pilotos de Companhias Aéreas (Sepla, na sigla em espanhol) decidir por parar em todas as segundas-feiras e sextas-feiras de 9 de abril até 20 de julho, totalizando 30 dias de greve.
A Iberia informou que está facilitando a troca ou o reembolso dos clientes afetados pelos voos cancelados. Além disso, está buscando voos alternativos na própria companhia ou em outras. Quem comprou a passagem pelo site da Iberia, receberá uma mensagem sobre o cancelamento e uma opção alternativa de viagem.
Os clientes afetados pelos cancelamentos também podem entrar em contato com o telefone 902 100 988, na Espanha, para se informar. Os voos cancelados do Brasil foram o IB 6820 (São Paulo-Madri) de ontem, o IB 6821 (Madri-São Paulo) de hoje, o IB 6820 de 12 de abril (São Paulo-Madri), o IB 6825 (Madri-São Paulo) de 13 de abril e o IB 6824 (São Paulo-Madri) de 16 de abril.
A companhia espanhola já demitiu oito pilotos desde fevereiro por não terem comandado voos previstos pela companhia. A Iberia destacou que a atitude dos funcionários “contraria o determinado pelo Estatuto dos Trabalhadores e pelo próprio convênio coletivo da companhia”.
Fonte: O Globo

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LAN revela as primeiras rotas dos seus 787


A companhia aérea chilena LAN revelou os seis primeiros destinos para a sua frota de Boeing 787 Dreamliner, o primeiros dos quais previsto para ser entregue no fim de 2012.

No decorrer da FIDAE 2012 em Santiago, a companhia da aliança Oneworld informou que começará a operar as rotas entre Santiago, Buenos Aires, Lima, Los Angeles, Madrid e Frankfurt

O primeiro 787-8 da LAN será entregue até ao final de 2012, numa total frota de 32 aeronaves a serem entregues em 10 anos, incluindo dez 787-9s. Os seus 787-8 terão uma configuração de 217 assentos em classe econômica e 30 na classe premium business.

Estes novos destinos começarão a ser gradualmente integrados durante o primeiro ano de atividade da aeronave.

“Estamos muito orgulhosos por sermos a primeira companhia aérea da América Latina a operar esta aeronave, e este novo modelo incorpora beneficios substanciais aos nossos passageiros, além de ser altamente eficiente e ecológico,” afirma Ignacio Cueto, presidente e COO da LAN.

Fonte: Flightglobal


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Boeing e Embraer fazem acordo para cooperação de negócios


São Paulo - A Boeing e Embraer assinaram nesta segunda-feira um acordo de cooperação em diversas áreas de negócios, incluindo a aviação comercial, com o objetivo de elevar a eficiência operacional, segurança e produtividade, de acordo com comunicado divulgado pelas empresas.

As áreas de cooperação incluem funcionalidades para aeronaves comerciais que aumentem a segurança e a eficiência, pesquisa e tecnologia, e englobam também pesquisas em biocombustíveis sustentáveis para aviação.
"As duas empresas também buscarão outras áreas de cooperação visando benefícios mútuos e valor para seus clientes", informaram as empresas em comunicado.
"O acordo estabelece um relacionamento importante entre duas das maiores empresas aeroespaciais do mundo para cooperação em temas relacionados à melhoria da eficiência operacional, segurança e produtividade de aeronaves e satisfação dos clientes, gerando valor para as duas empresas e seus clientes".
O acordo foi anunciado pelo presidente da Embraer, Frederico Curado, e pelo presidente da Boeing, Jim Albaugh, que também comanda a área de aviões comerciais da empresa norte-americana, durante visita da presidente brasileira Dilma Rousseff aos Estados Unidos.
O anúncio foi feito no mesmo dia em que foi assinado um Memorando de Entendimento para Parceria em Aviação entre os governos brasileiro e norte-americano, para "aprofundar a cooperação entre os dois países na aviação civil, por meio do estreitamento da comunicação entre agências governamentais e aumento da cooperação e iniciativas do setor privado, criando parcerias econômicas e promovendo investimentos".
Em julho de 2011, Boeing e Embraer anunciaram planos para financiar a análise de oportunidades para a produção de combustível para aviação, a partir da cana-de-açúcar.
Em março de 2012, a Boeing, a Embraer e a Airbus anunciaram um memorando de entendimento para o desenvolvimento conjunto de biocombustíveis para a aviação com custos econômicos acessíveis e desempenho equivalente aos de origem fóssil.
Fonte: Exame.com


Anac publica homologação de leilão de aeroportos


Brasília - O Diário Oficial da União publica hoje (9) a homologação do resultado do leilão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a concessão dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e de Brasília à iniciativa privada. O leilão ocorreu dia 6 de fevereiro. A homologação foi feita em reunião da Anac, na última quinta-feira (5), no Rio.

A União vai receber pela concessão R$ 24,5 bilhões, quase cinco vezes o valor mínimo de R$ 5,47 bilhões, estipulado pelo governo. O maior ágio (673,39%) foi ofertado pela Consórcio Inframérica, que venceu o certame do aeroporto de Brasília com a proposta de R$ 4,51 bilhões. Para Guarulhos, o Consórcio Invepar ACSA venceu com lance de R$ 16,213 bilhões (ágio de 373,51%). O Consórcio Aeroportos Brasil foi o vencedor da disputa por Viracopos, em Campinas, com oferta de R$ 3,821 bilhões (ágio de 159,75%).
Pelo cronograma do processo, a assinatura dos contratos de concessão dos três aeroportos será no dia 25 de maio.

Fonte: Exame.com

Japão desviará voos por causa de lançamento norte-coreano

Avião da Japan Airlines


Tóquio - As companhias aéreas japonesas Japan Airlines (JAL) e All Nippon Airways (ANA) anunciaram nesta segunda-feira que desviarão a rota de seus voos à Indonésia, Filipinas e Cingapura desde a próxima quinta-feira perante o eventual lançamento de um satélite norte-coreano.

As companhias aéreas modificarão para o oeste a rota habitual de nove voos internacionais para evitar a trajetória do satélite de observação norte-coreano, cujo lançamento com um foguete de longo alcance está previsto para acontecer entre a quinta-feira, dia 12, e a segunda-feira, 16 de abril, das 7h às 12h no horário local.
Segundo a JAL, a nova rota representará um atraso nas chegadas de seus quatro voos de entre 5 e 20 minutos, enquanto a ANA, que conta com 5 voos diários, não espera que a modificação gere nenhuma mudança de horários, anunciou a agência local "Kyodo".
A estimativa é de que os primeiros fragmentos do foguete propulsor norte-coreano caiam em uma região do Mar Amarelo a cerca de 130 quilômetros ao oeste da Coreia do Sul, enquanto está previsto que o segundo conjunto de fragmentos caia no Oceano Pacífico, a cerca de 130 quilômetros ao leste da ilha filipina de Luzon.
O Governo das Filipinas decretou na semana passada uma zona área de exclusão que cobre a trajetória inicial prevista pelo satélite.
Além disso, espera-se que o foguete portador sobrevoe também as ilhas de Sakishima (província de Okinawa), onde o Japão estabeleceu um plano de contingência para derrubar o projétil caso modifique sua trajetória e represente um risco para o país.
Pyongyang sustenta que o lançamento do satélite tem fins científicos, por isso que permitiu a entrada de especialistas e jornalistas de outros países perante as críticas da comunidade internacional, que entende o teste como uma prova encoberta de um míssil balístico.
Fonte: Exame.com

Gol agoniza no mercado de dívida após rebaixamentos

Avião da GOL

Nova York - Os títulos da dívida da Gol Linhas Aéreas Inteligentes SA estão registrando a maior queda em seis meses depois que a decepção com os resultados do quarto trimestre levou Standard & Poor’s e Fitch Ratings a rebaixar as notas de crédito da companhia.
O rendimento dos títulos de dívida em dólar da Gol com vencimento em 2020 disparou 54 pontos-base na semana passada, para 9,55 por cento, na maior alta desde o período encerrado em 6 de outubro, segundo dados compilados pela Bloomberg. O custo médio de captação de empresas da América Latina com nota B pela S&P subiu 24 pontos-base, ou 0,24 ponto percentual, no mesmo período, para 10,52 por cento, segundo dados do Credit Suisse Group AG.

Nova York - Os títulos da dívida da Gol Linhas Aéreas Inteligentes SA estão registrando a maior queda em seis meses depois que a decepção com os resultados do quarto trimestre levou Standard & Poor’s e Fitch Ratings a rebaixar as notas de crédito da companhia.
O rendimento dos títulos de dívida em dólar da Gol com vencimento em 2020 disparou 54 pontos-base na semana passada, para 9,55 por cento, na maior alta desde o período encerrado em 6 de outubro, segundo dados compilados pela Bloomberg. O custo médio de captação de empresas da América Latina com nota B pela S&P subiu 24 pontos-base, ou 0,24 ponto percentual, no mesmo período, para 10,52 por cento, segundo dados do Credit Suisse Group AG.

‘Nova realidade’
A Gol pretende limitar o crescimento da capacidade em 2012, como parte de uma estratégia para elevar os preços das passagens e a lucratividade, disse o presidente Constantino de Oliveira Jr. em 27 de março, durante a teleconferência para discutir o balanço da companhia.
A empresa tem uma meta conjunta de crescimento zero em 2012 e pode até registrar queda, disse Oliveira Jr. Segundo ele, o atual cenário macroeconômico, junto com a redução no número de voos, vai levar a Gol a ajustar sua estrutura de custos a essa nova realidade.
Um representante de uma assessoria de imprensa externa contratada pela Gol se recusou a fazer comentários para esta reportagem.
‘Margens negativas’
A Fitch rebaixou a classificação de risco da Gol para B+ em 3 de abril, citando a deterioração da geração de fluxo de caixa e o estreitamento de margens devido ao aumento da concorrência. O custo médio das passagens aéreas caiu no ano passado para o menor nível desde o início da série histórica em 2002, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil.
“Os investidores sempre mencionam que existe tráfego crescente no mercado brasileiro, e isso é verdade: a demanda está crescendo e vai continuar crescendo”, José Vertiz, analista da Fitch, disse em entrevista por telefone. “Mas mais tráfego não significa mais geração de fluxo de caixa. A Gol precisa ter um melhor equilíbrio entre receitas e custos. Você pode ter muita gente viajando, mas com preços menores e custos maiores, as margens ficam negativas.”
A Moody’s colocou a nota da Gol em perspectiva negativa em 14 de fevereiro, após rebaixar a nota de Ba3 para B1 em agosto. Todas as três principais agências de classificação de risco têm perspectiva negativa para a Gol.
Possível melhora
Para Luciano Campos, analista do HSBC Bank Brasil, os lucros da Gol podem melhorar à medida que os preços das passagens subirem. O preço médio pago por passageiro por quilômetro voado, medida conhecida no mercado aéreo como yield, aumentou 9 por cento em fevereiro, informou a Gol em 15 de março.
“Existem duas coisas para se monitorar que podem levar à recuperação para a Gol”, disse Campos em entrevista por telefone de São Paulo. “Uma seria a resolução da crise de petróleo envolvendo o Irã, que é imprevisível, e a outra seria uma diminuição da sensibilidade dos consumidores brasileiros a preço.”
Fonte: Exame.com

Embraer inaugura centro de engenharia de conforto

Avião Legacy 600
São Paulo - A Embraer e a Universidade de São Paulo (USP) inauguraram no dia 5 de abril, nas dependências da Escola Politécnica (Poli), na capital paulista, o Centro de Engenharia de Conforto (CEC).
Construído no âmbito de um projeto realizado pela Embraer com apoio da Fapesp e em parceria com a USP, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o centro de pesquisa visa aperfeiçoar o conforto no interior de aeronaves, harmonizando padrões de estética e de funcionalidade.

Para atingir esse objetivo serão realizados testes com participantes treinados e habituados a viagens aéreas sobre os fatores que influenciam a sensação de conforto no interior de uma aeronave. Entre eles estão vibração, temperatura, pressão, ergonomia e iluminação.

Avaliados nos últimos anos de forma isolada por diferentes grupos das universidades participantes do projeto, juntamente com a equipe técnica da Embraer, esses fatores deverão ser estudados de forma integrada no CEC.

“Os pesquisadores que participam do projeto vinham trabalhando nos últimos três anos em projetos específicos, como os de conforto térmico e vibração. Com a inauguração do centro será possível verificar, por exemplo, como esses dois aspectos se relacionam”, disse Jurandir Itizo Yanagihara, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli e coordenador do projeto.

O centro de pesquisas reproduz um aeroporto, com sala de espera para o embarque, painéis de chegada e partida de vôos e rampa de acesso a um simulador de vôo, que simula todas as características do interior da cabine de uma aeronave.

Desenvolvido a partir de um modelo em tamanho real (mock up) e reformado de partes de cabines de jatos comerciais modelos 170 e 190, fabricados pela Embraer, o simulador – que tem 30 assentos e está instalado dentro de uma câmara de pressão –, reproduz condições muito próximas de um vôo real.
“Esse tipo de câmara é única no mundo. Só existe outra similar no Instituto Fraunhofer, na Alemanha, mas que é voltada para aviões de grande porte”, contou Yanagihara.

Segundo Yanagihara, uma das questões que serão avaliadas no novo centro de pesquisas é a influência da pressão interna na cabine sobre o conforto dos passageiros, sobre a qual há divergência na avaliação entre os dois maiores fabricantes de aviões no mundo (Boeing e Airbus) em relação à altitude ideal de vôo para não fazer com que os passageiros sintam mais cansaço durante uma viagem.

“Além de desenvolver modelos para prever o desconforto com variações de pressão dentro da cabine, os modelos também serão alimentados pelo trabalho experimental que estamos desenvolvendo”, disse Yanagihara.

Outros aspectos que estão sendo estudados no projeto são os efeitos da iluminação interna da cabine sobre a sensação de conforto e calor dos passageiros. Por meio de um novo sistema de iluminação de LED aeronáutico, que ainda não está presente nos aviões da Embraer, os pesquisadores avaliam qual a cor e a intensidade mais adequadas para diferentes fases do vôo, como uma cor mais fria e suave na decolagem e mais quente durante o serviço de bordo.

Em outro mock up, também instalado no centro de pesquisa, serão estudadas as possibilidade de controlar a temperatura ao redor dos passageiros (microclima) por meio das saídas de ar ou com sistemas de ventilação e de aquecimento das poltronas.

Os pesquisadores desenvolvem um difusor com uma geometria que cria uma corrente de ar mais circunscrita a uma região, de tal forma que o ambiente e microclima de um passageiro não altere o de seu vizinho de poltrona. “Existe um leque grande de possibilidades de estudos que poderemos realizar”, disse Yanagihara.

Para viabilizar o Centro de Engenharia de Conforto foi necessário desenvolver sistemas inéditos, como o de controle de variação de temperatura e umidade no interior da cabine – criado por uma empresa fundada por um engenheiro formado pela Poli –, e o sistema responsável por reproduzir os efeitos acústicos e de vibração dentro da cabine, construído por pesquisadores participantes do projeto.


Modelo de cooperaçãoNa avaliação de Mauro Kern, vice-presidente executivo de engenharia e tecnologia da Embraer, o projeto de pesquisa sobre conforto e design de cabines que a empresa conduz em parceria com as universidades está na vanguarda das pesquisas realizadas nessa área e representa um modelo de cooperação entre empresa e instituições de pesquisa para se fazer inovação.

“Ninguém consegue mais evoluir sozinho, somente com base em seus próprios esforços. Cada vez mais precisamos avançar na colaboração, fundindo ideias, como será feito nesse centro de pesquisas de classe mundial, que exigirá um esforço muito grande de coordenação”, disse.

A Embraer já mantinha parcerias de cooperação tecnológica com as universidades do projeto, como a UFSC, com quem realizava pesquisas sobre conforto vibroacústico, além da UFSCar, na área de ergonomia, e com a USP, sobre conforto térmico e pressão de cabine. Em 2005, a empresa procurou Yanagihara para construir uma rede de pesquisa envolvendo as três universidades e grupos de pesquisadores com quem a empresa já vinha realizando projetos.

A rede de pesquisa foi formada por integrantes dos departamentos de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Produção da Poli e dos Institutos de Ciências Biomédicas e de Psiquiatria da USP, da engenharia de produção da UFSCar e da engenharia mecânica da UFSC.

Um dos resultados do projeto já absorvidos pela Embraer no desenvolvimento de suas aeronaves foi um modelo de predição de ruídos que a empresa utiliza no desenvolvimento do sistema de ar condicionado de algumas de suas aeronaves.

“Todo conhecimento gerado pelo projeto está sendo absorvido. A ideia é não esperarmos até a conclusão do projeto para usar as ferramentas que estão sendo criadas, mas aproveitarmos as janelas de oportunidades de aplicações”, disse André Gasparotti, gestor de projetos de desenvolvimento tecnológico nas áreas de conforto de cabine, design e ruído externo da Embraer.

O projeto está recrutando voluntários para participar dos testes de conforto em aeronaves. Os interessados podem se cadastrar pela página de internet http://www.lete.poli.usp.br/confortodecabine/inicio.html

Fonte: Exame.com

Anac rejeita recurso da Odebrecht

 


A diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) rejeitou nesta quinta-feira recurso da construtora Odebrecht contra o consórcio Aeroportos Brasil, vencedor do leilão do aeroporto de Viracopos, em Campinas. Segunda colocada na disputa, a Odebrecht argumentou que a concorrente não entregou documentos exigidos pelas regras estabelecidas pela Anac.

Em reunião extraordinária realizada hoje no Rio, por unanimidade, foi tomada a decisão de julgar improcedente o recurso impetrado pelo Consórcio Novas Rotas (liderado pela Odebrecht).

A diretoria da Anac também homologou o resultado e concedeu a outorga do leilão dos três aeroportos (Guarulhos, Viracopos e Brasília). Pelo cronograma do processo, a celebração do contrato de concessão dos três aeroportos está prevista para 25 de maio.

Fonte: Agência Estado


 

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