Sejam Bem Vindos ao AviaçãoTodoDia. Um Blog criado para reunir em um único lugar as principais notícias sobre a aviação. Aproveite, participe e compartilhe.

sábado, 12 de janeiro de 2013

Avião volta para aeroporto após passageiro discutir sobre preço de sanduíche

O voo DJ1432 da empresa Virgin Australia foi interrompido nesta quinta-feira (10) depois que um dos passageiros iniciou uma furiosa discussão com a tripulação sobre o preço de um sanduíche.

O Boeing 737-800 tinha deixado a cidade de Darwin, no norte da Austrália, em direção a Perth. 

Passageiros disseram à imprensa local que o homem teve de ser algemado e levado para a parte de trás do avião. "Ele estava gritando", disse um deles, segundo nota do Daily Mail.

O sanduíche em questão seria de frango com salada e custa cerca de R$ 20 (10 dólares australianos).  

Quando o capitão ouviu que o homem ainda estava causando problemas e continuou reclamando, ele decidiu abortar o voo e voltou para o aeroporto de Darwin.

Agentes da polícia australiana estavam esperando pelo voo para prender o passageiro. Um porta-voz da polícia disse que ele foi levado para o Royal Hospital de Darwin, para avaliações de ordem mental.

Fontes: UOL / Daily Mail - Imagens: Reprodução

Singapore Airlines confirma pedido para mais aeronaves A380s e A350 XWBs da Airbus


A Singapore Airlines (SIA) firmou um pedido para mais 25 aeronaves de widebodies da Airbus, que compreende cinco da aeronave de alta capacidade A380 e 20 dos novos aviões A350-900s. O negócio foi concluído em 2012 e resulta de um acordo fechado em outubro de 2012.


A Singapore Airlines colocou três pedidos sucessivos para o A380, tornando a Singapore a segunda maior cliente do A380, que agora tem 19 aeronaves em serviço. Na categoria de médio porte, a nova encomenda do A350 XWB, vê a companhia aérea dobrar sua carteira para a aeronave totalmente nova para 40. Os A350-900 serão utilizadas pela companhia aérea nas rotas de médio e longo percurso.


“Este segundo pedido repetido de uma das maiores operadoras do A380 feito hoje, é um grande endosso”, disse John Leahy, Diretor de Operações para Clientes da Airbus. “Também estamos muito satisfeitos que a Singapore Airlines está demonstrando igual confiança no A350. Com estas duas aeronaves, a Singapore Airlines terá a frota mais moderna, mais confortável e mais eficiente que o mercado pode oferecer.”

Desde 2006, o A380 está registrando pedidos repetidos por clientes satisfeitos a cada ano, trazendo a carteira de encomendas total atualmente para 262 aviões com 20 clientes. O A350 XWB já conseguiu 582 encomendas de 34 clientes.

Desde que a primeira aeronave entrou em serviço com a Singapore Airlines, em 2007, o A380 juntou-se às frotas de nove empresas de classe mundial. Normalmente acomoda 525 passageiros em três classes, com a aeronave sendo capaz de voar 8.500 milhas náuticas ou 15.700 km sem parar, levando mais pessoas a um custo menor e com menos impacto sobre o meio ambiente.

Fonte: Cavok Brasil

Companhias suspendem voos ao Irã devido à economia do país


Londres - Duas empresas aéreas europeias anunciaram neste sábado que estão suspendendo seus voos para o Irã, um sinal de que o poder de compra dos iranianos, assim como sua economia, estão desmoronando com o peso das sanções ocidentais.

A Air France-KLM suspenderá sua linha Amsterdã-Teerã a partir de abril de 2013, disse um porta-voz da companhia. Atualmente a empresa faz quatro voos por semana para o Irã.

A Austrian Airlines, braço da alemã Deutsche Lufthansa, está cancelando seus voos para o Irã devido à falta de demanda, disse um porta-voz. O último voo da companhia de Viena a Teerã será em 13 de janeiro.

Ela costumava voar quatro vezes por semana para Teerã mas reduziu para três em novembro.

O rial iraniano perdeu cerca de dois terços de seu valor frente ao dólar no ano passado, após as sanções dos EUA ao seu banco central e o embargo da União Europeia ao petróleo iraniano, por conta do polêmico programa nuclear do Irã.

A depreciação tem feito com que bens importados e bilhetes aéreos internacionais fiquem mais caros para os iranianos.

Um porta-voz da Lufthansa disse que a companhia alemã continuará a voar para Teerã cinco vezes por semana. A italiana Alitalia também faz voos para o Irã, de acordo com seu website.

Os EUA e seus aliados na Europa temem que o Irã esteja tentando construir uma bomba sob o disfarce de um programa nuclear civil. O Irã diz que seu programa é puramente pacífico.

Fonte: Exame.com

Movimento nos aeroportos da PB cresce 10,69%

Passageiros no aeroporto de João Pessoa (foto: divulgação)

De acordo com dados da Infraero, o movimento de passageiros nos aeroportos Presidente Castro Pinto, na região metropolitana de João Pessoa, e João Suassuna, em Campina Grande, apresentou crescimento de 10,69% em 2012, na comparação com 2011.

O Castro Pinto teve incremento de 9,66% no período: desembarcaram no terminal 558,2 mil passageiros, contra 620,8 mil em 2011. Já os embarques apresentaram acréscimo de 8,19%, atingindo um total de 583,8 mil passageiros, ante 631,7 mil em 2011.

Já no aeroporto de Campina Grande, o aumento da movimentação foi de 25,41%: 3m 2011, passaram pelo equipamento 8,9 mil passageiros - embarcando e desembarcando -, contra 11,2 mil em 2012.

“Mesmo com a saída de dois voos da Tam do aeroporto de João Pessoa, apresentamos um número superior aos anos anteriores. A perspectiva é de que esse número seja maior em 2013, tendo em vista a chegada de novos voos e companhias aéreas, como a Trip, que passou a oferecer rotas regionais entre a capital paraibana e Salvador, em voos diretos”, explicou a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino.

Fonte: Panrotas