Sejam Bem Vindos ao AviaçãoTodoDia. Um Blog criado para reunir em um único lugar as principais notícias sobre a aviação. Aproveite, participe e compartilhe.

domingo, 15 de abril de 2012

Força Aérea dos EUA convoca Embraer e Hawker para nova licitação

A Força Aérea americana anunciou nesta sexta-feira que vai convocar a fabricante brasileira de aeronaves Embraer e a americana Hawker Beechcraft para uma nova licitação para a compra de aviões para serem utilizados no Afeganistão.

A própria Força Aérea americana tinha anunciado, no final de fevereiro, o cancelamento de um contrato no valor de US$ 380 milhões para a compra de 20 Super Tucanos do consórcio Embraer-Sierra Nevada, depois de uma ação legal da rival local Hawker Beechcraft Corp, algo que irritou as autoridades brasileiras.

Comandantes da instituição vão se reunir na terça-feira, dia 17 de abril, com representantes de ambas as companhias separadamente, para rever detalhes sobre os termos da licitação, segundo um comunicado.

Fonte: UOL

Australiana Qantas faz primeiro voo comercial com biocombustível



A companhia aérea australiana Qantas fez o primeiro voo comercial do país usando uma mistura que comporta óleo de cozinha reciclado, afirmando que a companhia não sobreviverá no futuro se confiar exclusivamente no tradicional combustível de aviação.

O Airbus A330 movido a biocombustível deixou Sydney com destino a Adelaide usando uma mistura 50% a 50% de óleo de cozinha reciclado e combustível de aviação comum, no primeiro passo da companhia aérea rumo a uma indústria de aviação sustentável na Austrália.

"Nós precisamos nos preparar para um futuro que não é baseado no combustível de aviação tradicional ou francamente, não teremos um futuro", afirmou o diretor-executivo da Qantas, Alan Joyce.

"E a questão não se restringe apenas ao preço do petróleo, mas também ao custo do carbono", acrescentou.

A Europa já impõe uma controversa taxação sobre o carbono para companhias aéreas e a Nova Zelândia tem uma tarifa de carbono que se aplica a voos domésticos cobertos pela Jetstar, subsidiária de baixo custo da Qantas.

A taxação australiana sobre emissões de carbono entra em vigor a partir de 1º de julho.

A Qantas informou que o biocombustível, que foi certificado para uso na aviação comercial, tem uma pegada de carbono em seu "ciclo de vida" cerca de 60% menor do que o combustível de aviação convencional.

Este tipo de combustível representa a maior despesa operacional da companhia australiana, que em fevereiro anunciou o corte de 500 empregos e redução de custos depois de ter sofrido uma queda em seus lucros líquidos de 83% no primeiro semestre fiscal.

Fonte: UOL
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Avião de 50 anos será transformado em simulador de voo no interior de São Paulo


Uma aeronave com quase 50 anos será transformada em atração turística. A iniciativa é da Secretaria de Cultura de Araçariguama (45 km de São Paulo). A partir de novembro, o avião turboélice modelo Viscount deverá ser usado como um simulador de voo.

Transformar o interior do turboélice em simulador vai custar R$ 300 mil. “O dinheiro será arrecadado com empresários da cidade e da região”, disse o autor da ideia e secretário de Cultura da cidade, Vandenei Delgado. Ele informou que algumas empresas já manifestaram interesse no projeto.

Serão necessárias várias adaptações no avião, que foi da FAB (Força Aérea Brasileira), para permitir aos visitantes a sensação de estar realmente em um voo. Uma delas é a instalação de cadeiras com movimentos e uma tela com tecnologia 3D.

“A nossa expectativa é de que a iniciativa atraia o turismo para a cidade, já que o avião fica em um lugar bonito e vamos fazer com que todo o local tenha características culturais”, afirmou Delgado. “Quando começarem a funcionar, todas as atividades ali serão gratuitas.”

O avião foi comprado pela prefeitura há seis anos e era usado como cinema educativo, mas foi alvo de vandalismo em 2010. A aeronave, que fica exposta no morro Santos Dumont, foi queimada.

Depois de uma reforma, o avião voltou a ser exposto, mas não pode ser visitado em seu interior. “Foi uma medida de segurança que tomamos, depois de tudo o que aconteceu”, disse o secretário.

Fonte: UOL
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

EMBRAER participará da DSA em Kuala Lampur

A Embraer Defesa e Segurança participará da 13ª Exposição e Conferência Defense Services Asia (DSA), que acontecerá de 16 a 19 de abril de 2012 no Putra World Trade Center em Kuala Lumpur, Malásia.

A empresa ficará localizada no Pavilhão Brasileiro no Hall 3 e promoverá um amplo conjunto de soluções integradas que combinam alto nível tecnológico e eficiência operacional a custos de aquisição e operações competitivos. O portfólio da Embraer Defesa e Segurança inclui aeronaves militares, tecnologias de radar de última geração, veículos aéreos não tripulados (VANT) e sistemas avançados de informação e comunicação, como aplicações de Comando, Controle, Comunicações, Computação, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (C4ISR).

“A Embraer tem mais de 40 anos de experiência no desenvolvimento de soluções de defesa no mundo inteiro e estamos confiantes de poder compartilhar nossa experiência com países da Ásia Pacífico, como a Malásia, a fim de beneficiar suas forças armadas que procuram soluções de defesa e segurança integradas e adequadas nessa região”, disse Geraldo Gomes, Diretor de Marketing e Vendas Internacionais – Embraer Defesa e Segurança. “A participação da Embraer na DSA é, portanto, um reflexo de nosso compromisso com a Ásia Pacífico, que começamos a ampliar em 2011 com a nomeação de um representante da empresa baseado especificamente na região”, acrescentou.

A Embraer Defesa e Segurança é uma unidade de negócios da Embraer S.A., com mais de 40 anos de experiência e uma presença crescente no mercado global. Desempenha um papel estratégico no sistema de defesa do Brasil, suprindo mais de 70% da frota da Força Aérea Brasileira (FAB). As aeronaves e soluções militares da Embraer são encontradas em 48 países, servindo em mais de 50 forças armadas. A linha de produtos oferecida pela Embraer Defesa e Segurança inclui o Super Tucano, que é um turboélice de treinamento avançado e ataque leve; a família de jatos Inteligência, Reconhecimento e Vigilância (ISR), baseada na bem-sucedida e comprovada plataforma do jato regional ERJ 145; jatos comerciais e executivos adaptados para o transporte de autoridades governamentais; o jato militar de transporte e avião-tanque KC-390, atualmente em desenvolvimento; a modernização de aeronaves para as forças armadas; soluções logísticas integradas para clientes; o avançado Training and Operation Support System (TOSS), bem como tecnologias de radar, veículos aéreos não tripulado (VANTs) e sistemas avançados de informação e comunicação, como aplicações C4ISR.

Fonte: Aviação Brasi

Emirates SkyCargo registra recordes de carga

A Emirates SkyCargo, divisão de carga da Emirates, uma das companhias aéreas que mais rapidamente crescem no mundo, transportou 25 mil toneladas de carga, no ano passado, na crescente rota comercial entre América do Sul e os países de sua rede global.

Com operação em mais de 120 destinos, a Emirates SkyCargo conecta empresas sul-americanas a inúmeras oportunidades de negócios ao redor do mundo. Oportunidades que só aumentam após a companhia ter reforçado seu compromisso com a região, primeiro ao ampliar a frequência dos voos cargueiros que partem de Viracopos (Campinas) para Dubai, em setembro de 2011, e depois com o lançamento, em janeiro deste ano, do serviço Dubai-Rio de Janeiro-Buenos Aires, o único direto do Rio para o Oriente Médio e a rota mais rápida para a Ásia.

Companhias brasileiras e argentinas – assim como um número significante de empresas chilenas e colombianas – foram beneficiadas com o aumento, em setembro de 2011, da terceira frequência semanal entre Viracopos e Dubai, ampliando em 33%, ou 620 toneladas, a capacidade semanal de transporte de carga nessa rota.

Emirates SkyCargo carregou 25 mil toneladas de carga, nos últimos 12 meses, a bordo do Boeing 777F, o mais moderno e tecnologicamente avançado cargueiro em operação, que dá aos clientes mais flexibilidade e confiança.

“A expansão de nossos serviços na região não apenas aumentou os níveis de negócios das empresas sul-americanas com os Emirados Árabes Unidos, mas também com importantes parceiros comerciais como China, Hong Kong, Japão e países europeus”, disse  Ram Menen, vice-presidente sênior de Carga da Emirates SkyCargo, durante a Intermodal.

“O Brasil já é uma potência econômica. Esperamos ajudar o país a se tornar ainda mais forte, contribuindo com o crescimento de suas exportações e importações”, completou Menen. Atualmente, a Emirates SkyCargo pode conectar as empresas sul-americanas a 32 pontos na Europa, 19 no Extremo Oriente e Austrália e outros 22 na África, onde há também um enorme potencial de crescimento.

“Após cinco anos de experiência na América do Sul, temos um forte entendimento do mercado e das necessidades de nossos clientes. Eles se beneficiam de nossa malha aérea em constante expansão e de nossa confiável frota, que se torna mais forte à medida que vamos recebendo as 230 aeronaves encomendadas”, adicionou Menen.

Bens como peças da indústria automotiva, equipamentos de perfuração e produtos perecíveis foram exportados em nossos cargueiros, enquanto as importações feitas por meio de nosso serviço – que opera via Frankfurt na ida e via Dakar na volta – incluem matérias-primas para a indústria farmacêutica, equipamentos médicos, eletrônicos e peças de avião.

Desde que a rota diária para Rio de Janeiro e Buenos Aires começou, em 03 de janeiro deste ano, mais de 1.200 toneladas de carga foram transportadas – produtos farmacêuticos, peças de máquinas e frutas e peixes frescos seguiram para Dubai e países europeus como França, Itália, Alemanha, Portugal e Reino Unido. No Extremo Oriente, Hong Kong e China foram os principais parceiros comerciais. Commodities na outra direção incluem eletrônicos, autopeças e móveis.

Além da capacidade de transporte de carga no Boeing 777-300ER que faz a rota Dubai-Rio de Janeiro-Buenos Aires, a Emirates SkyCargo oferece, desde 2007, espaço nos aviões Boeing 777-300ER que operam a frequência para São Paulo. Durante os últimos 12 meses, mais de 4 mil toneladas de carga foram carregadas.

De acordo com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, as exportações brasileiras para países árabes totalizaram US$ 15,1 bilhões em 2011, representando um aumento de 20% em relação ao ano anterior. E as exportações apenas para os Emirados Árabes alcançaram US$ 2,2 bilhões, 17% a mais que o período prévio. As importações também registraram crescimento de 43%: US$ 9,9 bilhões. Para 2012, a expectativa de crescimento do comércio entre as duas regiões é de 10% a 15%. Só em janeiro e fevereiro deste ano, as exportações foram 2% superiores às dos mesmos meses do ano passado.

Já as exportações da Argentina para países árabes em 2011, segundo a Câmara de Comércio Argentino-Árabe, foram de US$ 6,1 bilhões, o que representa aumento de 67% em relação a 2010; enquanto as importações totalizaram US$636 milhões, crescimento de 109%.  Exportações para os Emirados Árabes alcançaram US$ 332 milhões e as importações, US$48 milhões.

A SkyCargo é a divisão de cargas da Emirates Airline e serve três destinos na América do Sul: Rio de Janeiro, Buenos Aires e São Paulo. A Emirates opera uma rota de passageiros para São Paulo desde 2007 e um voo cargueiro para Campinas-Viracopos – com escalas em Frankfurt e Dakar – desde outubro de 2010, enquanto o serviço para Rio de Janeiro e Buenos Aires começou em janeiro deste ano.

Refletindo a política global de excelência em todas as áreas de atuação, o alto investimento da SkyCargo em pessoal qualificado, tecnologia da informação, frota moderna e eficiente e serviços em solo fez da companhia uma força significativa na indústria global de transporte aéreo de carga.

No ano fiscal 2010-11, a Emirates SkyCargo transportou 1,8 milhão de toneladas de carga, contribuindo com 17,4% (US$ 2,4 bilhões) da receita total da companhia aérea. Baseado no Aeroporto Internacional de Dubai, o Mega Terminal de Cargas de US$ 327 milhões e 43.600 metros quadrados foi projetado para lidar com 1,2 milhão de toneladas de carga por ano.

A frota da Emirates, com 171 aviões de longo porte, incluindo oito cargueiros (dois Boeing 747-400F, dois 747-400ERF e quatro 777F), é uma das mais jovens nos céus.

Em 2010, a companhia lançou nove rotas, incluindo três serviços cargueiros – para Almaty, Bagram e Viracopos. Em 2011, os novos destinos foram: Basra, Erbil (cargueiro apenas), Genebra, Copenhague, São Petersburgo, Lome (cargueiro apenas) e Bagdá. As novidades deste ano incluem Rio de Janeiro e Buenos Aires (lançadas em 03 de janeiro), Dublin (em 09 de janeiro), Lusaka e Harare (ambos em 1º de fevereiro), Dallas (02 de fevereiro), Seattle (01 março), Ho Chi Minh (04 de junho), Barcelona (03 de julho), Lisboa (09 de julho) e Washington (12 de setembro).

A Emirates SkyCargo serve uma rede global de 123 pontos em 73 países, incluindo 12 destinos exclusivamente – cerca de 50 destes locais contam com o serviço de e-freight.

Para mais informações, visite www.skycargo.com

Fonte: Exame.com
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.