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quinta-feira, 12 de abril de 2012

Gol emite comunicado sobre cobrança do serviço de bordo; água continua grátis.


A Gol suspendeu o serviço de bordo gratuito em seus voos. A empresa prevê que até o final do semestre haverá a implantação do serviço pago na maior parte das rotas com duração acima de 1h15. Entre os produtos vendidos no voo estão sanduíches, snacks, bebidas quentes, cervejas, entre outros. A água será dada gratuitamente ao cliente que solicitar.

Veja abaixo o comunicado da Gol em relação a cobrança do serviço de bordo:

"A Gol informa que desde o dia 16 de março suspendeu o serviço de bordo gratuito nos voos que oferecem a opção de serviço de bordo pago. O novo sistema vem em linha com o plano de negócios da Gol e é amplamente utilizado em companhias americanas e europeias. Hoje, cerca de 180 voos da companhia possuem o serviço de bordo pago. O projeto esta em plena expansão e prevê, até o final deste semestre, a implantação na maior parte das rotas com duração acima de 1h15 de voo. O serviço de venda a bordo foi implantado pela Gol de forma pioneira em 2009.

Com o serviço de bordo pago o cliente tem mais facilidade e variedade de escolha para consumo durante o voo. Entre os produtos oferecidos estão sanduíches, snacks, bebidas quentes, cervejas, refrigerantes, sucos, entre outros. A água será dada gratuitamente ao cliente que solicitar.

Os pagamentos são realizados a bordo, durante o voo, e por enquanto só podem ser feitos em dinheiro na moeda nacional. A companhia esta trabalhando para oferecer, em breve, a possibilidade de pagamento com cartões de crédito.

Atenciosamente, 

Gol Linhas Aéreas"

Fonte: Panrotas

Latam terá receita de US$ 17,5 bi em 2014, prevê banco



São Paulo - A companhia aérea resultante da fusão da chilena LAN Airlines e da brasileira TAM Linhas Aéreas atingirá receita de cerca de US$ 17,5 bilhões em 2014, segundo projeções de um relatório divulgado nesta quinta-feira pelo banco de investimentos chileno Banchile Inversiones.


Latam Airlines, como será chamada a empresa, será a maior companhia aérea da América Latina e uma das dez maiores do mundo em termos de receita.
A Banchile prevê também que o Ebitdar da Latam chegará a US$ 3,3 bilhões em 2014, enquanto o lucro ajustado por ADR (recibos de ações negociados em Nova York) deverá ser de US$ 2,60.
Em 2011, a LAN apresentou lucro líquido de US$ 320,2 milhões, uma queda de 23,7% em relação ao ano anterior, basicamente por causa do início de suas operações na Colômbia e das cinzas vulcânicas que levaram ao cancelamento de voos na região.
A Latam estima que as sinergias da fusão alcançarão entre US$ 600 milhões e US$ 700 milhões nos primeiro quatro anos de operação.
O executivo chefe da LAN, Enrique Cueto, recentemente disse esperar que o processo de fusão seja concluído em meados de maio. As informações são da Dow Jones.
Fonte: Exame.com

VÍDEO: Por onde vai sua bagagem?


Um vídeo promocional da empresa de aviação Delta Airlines mostra como a bagagem de seus passageiros é tratada durante uma viagem, tudo filmado através de câmeras acopladas em uma mala, que faz todo o percurso entre esteiras, carrinhos e bagageiros.

Mas ao assistir não esqueça que se trata de um vídeo promocional, ou seja, não condiz tanto assim com a realidade. Apesar deste pequeno detalhe vale à pena conferir um pouco mais os bastidores do transporte de cargas nas aeronaves. Confira!


Fonte: R7.com
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Ampliação do pátio de aviões está 69% pronta em CWB



Em São José dos Pinhais, a Infraero realiza a ampliação do pátio de aeronaves e do terminal de logística de carga, além da revitalização da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Curitiba/Afonso Pena (PR). Somados, os investimentos ultrapassam R$ 59 milhões.

De acordo com a empresa, cerca de 69% das obras de ampliação do pátio de aeronaves já foram executadas. Após a conclusão, prevista para junho, a área do pátio passará dos atuais 84 mil m² para cerca de 144 mil m², o que representa mais nove novas posições para estacionamento de aeronaves. O investimento é de R$ 24,5 milhões.

O aeroporto passa ainda por obras no terminal de logística de carga (Teca), com investimento de R$ 17 milhões. A reforma e a ampliação, que começaram em dezembro de 2010, devem ser concluídas no primeiro semestre do ano e atingem cerca de 50% de execução. Além da modernização da estrutura existente, está sendo construído um novo barracão de importação e novas salas de rampa, com acréscimo de 5 mil m² na área do terminal, que passará a ter 17 mil m² no total.

REVITALIZAÇÃO DA PISTA
Também está em andamento a revitalização da pista de pouso e decolagem, iniciada em setembro de 2011. As obras contemplam o recapeamento de toda a pista, implantação de grooving e a troca das luzes do centro, em preparação para a instalação do Instrument Landing System (ILS) categoria III.

O ILS é um sistema de auxílio à navegação aérea que permite o pouso de aviões mesmo em condições meteorológicas adversas. Para que as obras sejam executadas, a pista fica interditada de segunda a sábado de 00h15 às 6h15 e de 20h15 de sábado às 12h15 de domingo. A Infraero está investindo R$ 17,7 milhões nesta melhoria.


Fonte: Panrotas
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Aerolíneas e Austral retiram MD-80 e B737-500 da frota

MD-80 da Austral
Boeing 737-500 da Aerolíneas Argentinas
Com o voo AU-2883 procedente de Río Gallegos que pousou nesta terça-feira (dia 10) às 6h30 no Aeroparque (Buenos Aires), o último MD-80 da Austral deixou o serviço ativo na frota. Também cumpriu a última operação na Aerolíneas Argentinas o Boeing 737-500, que realizou o voo AR-1867 entre Trelew e Aeroparque.

A retirada desses modelos de aviões da frota das companhias já estava aprovada no Plano de Negócios 2010/2014, apresentado pela Aerolíneas Aegentinas (leia-se renovação, ampliação e homogeinização de frotas).

A empresa já retirou ainda os Boeing 737-200, no final de 2009; os Boeing 747 em fevereiro desse ano e agora a efetivou a retira dosMD-80 e dos Boeing 737-500.

Agora a Austral conta com uma frota homogênea de 20 Embraer 190, e a Aerolíneas Argentinas  passa a ter também uma frota única para os voos de curto alcance com os Boeing 737NG e 11 Airbus A340 para os voos de longa distância.


Fonte: Panrotas
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KLM vai modernizar World Business Class

Erik Varwijk e Hella Jongerius, com um 747 ao fundo, no hangar da aérea no aeroporto de Amsterdã (foto divulgação KLM)

A KLM Royal Dutch Airlines vai modernizar a World Business Class, como a aérea chama a executiva. Para revitalizar o espaço e dar ênfase à herança da Holanda, a companhia contratou a designer holandesa Hella Jongerius.

“Ao escolher trabalhar com Hella Jogerius, a KLM optou por contratar uma projetista top holandesa para ajudar os nossos passageiros da World Business Class a se sentirem em casa a bordo. Hella tem uma vasta experiência que pode aplicar às necessidades da KLM e dos clientes”, destaca o diretor da companhia, Erik Varwijk.

A KLM vai começar a revitalizar a primeira aeronave em junho de 2013. O Boeing 747-400s será convertido em primeiro lugar, de um total de 22 aeronaves.

Fonte: Panrotas
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TRIP e desenvolvimento turístico do Mato Grosso, Acre e Rondônia



TRIP Linhas Aéreas assina termo de cooperação técnica para criação de um roteiro turístico entre Mato Grosso, Acre e Rondônia
Representantes da TRIP Linhas Aéreas, maior companhia aérea regional da América do Sul, se reuniram essa semana, em Cuiabá (MT), para assinatura de termo de cooperação técnica que inclui a criação de um roteiro turístico integrado entre o Mato Grosso, Acre e Rondônia. O novo roteiro turístico, além de contemplar os estados da Amazônia e a região do Pantanal, deve considerar também países fronteiriços, como Peru.
Participaram da assinatura do contrato os representantes da TRIP Victor Celestino, diretor de Relações Institucionais; José Luiz Ayusso, executivo de Vendas; Ricardo Nazareth, gerente regional de Aeroportos; Guilherme Aberle, assessor da diretoria de Relações Institucionais; os secretários de Estado do Turismo, Teté Bezerra (MT), Ilmara Rodrigues (AC) e Basílio Leandro de Oliveira (RO) e os superintendentes do Sebrae dos três estados.
A TRIP opera em 13 cidades na Amazônia e, com esse termo de cooperação técnica, a companhia pretende realizar voos sub-regionais e para os países vizinhos, entre eles o Peru, além de continuar operando de forma sustentável na região. “Temos muito interesse em continuar investindo em nossa malha e, para isso, é necessário uma sinergia de todas as partes – governo e iniciativa privada – que juntas são capazes de viabilizar a expansão da companhia e fomentar o turismo e a economia nessas regiões”, ressalta Victor Rafael Celestino, diretor de Relações Institucionais da TRIP Linhas Aéreas.
Fonte: Aviação Brasil
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LAN registra crescimento de 17,2% no tráfego doméstico de passageiros, no mês de março


A LAN companhia que integra um dos principais grupos do setor aéreo da América Latina registrou maior movimento de passageiros no mês de março, conforme relatório divulgado pela empresa. Em relação ao mesmo período de 2011, o tráfego de passageiros aumentou 14,7% e a capacidade cresceu em 8,2%. Como resultado, o fator de ocupação aumentou 4,7 pontos percentuais, alcançando 82,4%. O tráfego internacional de passageiros representou, aproximadamente, 68,5% do total.
O tráfego doméstico de passageiros no Chile, Argentina, Peru, Equador e Colômbia teve aumento de 17,2% e a capacidade cresceu 12,5%. Em consequência, o fator de ocupação aumentou 3,1 pontos percentuais, atingindo 77%.
Por sua vez, o movimento nos voos internacionais aumentou 13,7% e a capacidade incrementou 6,1%. Como resultado, o fator de ocupação no mês de março aumentou 5,6 pontos percentuais, alcançando 85,1%.
A capacidade nas rotas internacionais cresceu impulsionada, principalmente, por aumentos em certas rotas regionais, assim como decorrência dos voos para os México e Caribe, que compensaram parcialmente uma redução na capacidade das rotas até Europa.
Carga
No período, o tráfego de carga aumentou 2,7% e a capacidade evoluiu 0,8%. Como resultado, o fator de ocupação aumentou 1,3 pontos percentuais, atingindo 71,3%. Esse pequeno aumento na capacidade se deve ao fato de não terem sido incorporados cargueiros desde janeiro de 2011, além da diminuição da capacidade de carga nos aviões de passageiros.
Também por medidas tomadas no mercado de carga em nível global, que geraram uma concorrência maior na América do Sul, principalmente no Brasil, além das novas regulamentações na Argentina, que reduziram as importações durante o mês de fevereiro. O aumento do tráfego se viu impulsionado pela demanda antecipada de determinados produtos sazonais.
Mais informações: www.lan.com / www.oneworld.com
Fonte: Aviação Brasil
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Nevoeiro atrapalha aeroportos na região sul do País



O forte nevoeiro que atinge parte da regiões sul do País na manhã desta quinta-feira está afetando as operações de pousos e decolagens de alguns aeroportos, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Em Curitiba, no Paraná, o Aeroporto Afonso Pena ficou fechado para pousos e decolagens até as 8h, quando começou a operar com auxílio de instrumentos. Dos 17 voos programados, cinco foram cancelados e três apresentaram mais de 30 minutos de atraso.
O Aeroporto de Joinville, em Santa Catarina, fechou às 4h15 desta quinta e permanecia fechado para pousos e decolagens às 8h30. Segundo a Infraero, apenas um voo estava programado para o período.
No Aeroporto Internacional de Salgado Filho, em Porto Alegre, as operações foram interrompidas por algumas vezes. Segundo a Infraero, o aeroporto fechou às 3 horas para pousos e às 4h39 começou a operar com ajuda de instrumentos e às 5h25 voltou a fechar para pousos. Entre as 14 chegadas programadas, seis foram cancelados e dois registraram atrasos de mais de meia hora. Entre as 36 partidas, três foram canceladas e duas tiveram atrasos.
Fonte: Exame.com

Embraer estuda produzir avião maior, com 130 lugares


São Paulo - A Embraer ainda estuda construir um avião um pouco maior dos que oferece atualmente. Segundo o presidente de aviação comercial da empresa, Paulo Cesar Souza e Silva, a Embraer decidirá até o final do ano se fabricará um avião de 130 lugares. Atualmente, o maior avião da companhia pode ser configurado para até 130 assentos.

"Estamos ainda ouvindo nossos clientes, conversando com cerca de 60 empresas. Até o final do ano nosso conselho de administração tomará uma decisão, mas acho que sai antes desse prazo", afirmou o executivo.
Silva afirmou que a empresa está focada na decisão de remotorizar sua família de jatos comerciais, os E-Jets, como anunciado no ano passado, mas a discussão agora é se essa remotorização virá acompanhada também dessa ligeira ampliação no tamanho da aeronave. "O que está claro é que não entraremos no mercado onde está hoje a Boeing e a Airbus, com aeronaves de mais de 130 lugares", afirmou.
Fonte: Exame.com

Ryanair autorizada para TESTAR transporte aéreo em pé


Autorização para realizar uma centena de voos de testes nestes dois meses – abril e maio – foi obtida pela companhia irlandesa Ryanar, principal low cost européia, que transportará 50 passageiros em pé. Serão retirados os assentos de cinco filas de dois aviões, para voos experimentais que terão a duração de uma hora,  entre Londres e Stanted, com preço do bilhete no valor de dois euros.

Esta é uma antiga idéia da companhia – a mesma que pretendeu cobrar pelo uso do banheiro a bordo – e que depois de muito lobby conseguiu esta autorização.  No comunicado, a Ryanair garante que, se os voos forem sucesso, tentará a aprovação regulamentar para estender a aprovação em toda a sua frota.

 Os bilhetes para os 100 voos de teste estão à venda através do site www.ryanair.com. E a procura foi muito boa no primeiro dia.

Fonte: Brasilturis

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Gol passa a cobrar por lanches e refrigerantes em voos



Depois de anunciar o corte de dezenas de voos e desligar mais de 200 tripulantes, a Gol resolveu acabar com o lanche gratuito em diversas rotas. Em cerca de 250 dos 900 voos diários da companhia, os passageiros não recebem mais amendoim ou batatinhas. Quem tiver sede durante a viagem terá de desembolsar R$ 5 por uma lata de refrigerante ou, então, se contentar com um copo de água. O mesmo valor é cobrado por um pacote de batatas chips de apenas 30 gramas.


Segundo a companhia, o lanche gratuito foi suspenso no começo do mês apenas nos voos com duração superior a uma hora e meia. A Gol informou que a medida não afeta a ponte aérea Rio-São Paulo. De acordo com a empresa, os voos de maior duração terão apenas o serviço de venda a bordo, que oferece refeições um pouco mais elaboradas, como sanduíches. Para a aérea, o lanchinho gratuito já não atendia mais a demanda do passageiro de viagens mais longas.

Lanche
Dias antes do fim de março, porém, o Grupo Estado verificou que já não havia nenhuma opção de refeição sem custo para o passageiro em um voo entre o aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio, e Porto Alegre. Um consultor que acompanha as empresas aéreas diz que a suspensão do lanche é uma clara estratégia da Gol para recuperar margens.

Uma guerra tarifária com a TAM em um momento de aumento do preço do querosene de aviação resultou em um prejuízo líquido de R$ 710 milhões. Em um setor marcado por operar com margens muito estreitas, cortes mínimos de custo são vistos como medidas importantes para manter as operações rentáveis.

O corte desse tipo de serviço é uma tendência que deve ser mantida no setor, avalia o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Elton Fernandes, especialista no setor aéreo. "Ninguém deixa de viajar por causa do lanchinho. As companhias já perceberam que esse não é um fator de diferenciação significativo", afirma.


Fonte: Tribuna do Norte

Excesso de aviões privados faz preço de hangar dobrar no Campo de Marte



Aeroporto sem linhas regulares é o 5º com maior movimento no país.
Aeronaves privadas, como jatos, pagam até R$ 18 mil por mês por vaga.

Mesmo sem linhas áereas regulares, o Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo, é o quinto maior aeroporto do país em movimento operacional, segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária).

O aeroclube está superlotado de helicópteros e pequenas aeronaves privadas, que representam mais de 60% de sua utilização – superando o número de voos realizados para táxi aéreo, instrução, uso policial e aeromédico e transporte empresarial. Enquanto no local trafegam mais de mil aeronaves diárias, a capacidade fixa de estacionamento é de apenas 534 vagas.

Números da Infraero apontam um crescimento de 30% no fluxo de aeronaves e de 28% no número de passageiros transportados no Campo de Marte entre 2008 e 2011. Só no ano passado, 388,1 mil passageiros e 133.508 aeronaves passaram pelo local.

“A mensalidade que cobramos para hangaragem (guarda) de aeronaves dobrou de 2008 para 2012”, diz Jorge Bittar Neto, dono de dois hangares que abrigam helicópteros e aeronaves no Campo de Marte. “A superlotação existe e a demanda por vagas é grande. Sempre tem proprietário de aeronave buscando um lugar”, acrescenta o empresário, que é dono da empresa Helimarte Táxi Aéreo.

Pelo menos 23 hangares abrigam 317 vagas – outras 217 estão disponíveis no pátio. Além dos helicópteros, modelos de jatos como Cirrus, King Air e Phenom (da Embraer) e monomotores da Cessna e da Beechcraft, como o Bonanza e o Baron, são os mais frequentes na pista, segundo a Infraero. O maior avião em operação no loval tem o porte de um ATR-42, com 19 metros de comprimento e capacidade para 19 ocupantes.

Movimento de aeronaves, em especial monomotores e helicópteros, é intenso no Campo de Marte. A falta de vagas para estacionamento fez o preço do hangar dobrar nos últimos cinco anos (Foto: Tahiane Stochero/G1)

“Eu decidi adquirir a concessão dos hangares porque a minha frota estava aumentando e eu tinha helicópteros espalhados nos hangares dos outros por todo o Campo de Marte. Precisava juntar tudo em só lugar. E percebi que, além de faltar vaga para mim, faltava para os outros”, desabafa Bitar Neto.

A concessão do primeiro hangar foi adquirida em leilão da Infraero em agosto de 2009, e a do segundo hangar, em janeiro deste ano. Neles, estão disponíveis 12 vagas internas e 10 externas para avião e mais 16 internas para helicópteros.

A hangaragem de um jato fica em torno de R$ 18 mil mensais no Campo de Marte, segundo Bitar Neto. Já o estacionamento em uma vaga para monomotor gira em torno de R$ 3 mil a mensalidade. O atendimento avulso, só para desembarque e abastecimento no parque, é de R$ 400. Um pernoite, para decolagem logo na manhã seguinte, custa um pouco mais: cerca de R$ 600.

“A maioria dos meus clientes são executivos, empresários, que viajam a trabalho e têm de chegar a pequenas cidades onde nem sempre há linhas comerciais regulares. O país tem mais de 5,5 mil municípios e só há passagens para cerca de 170 destinos. Este tipo de pessoa não tem tempo para perder em aeroporto, passar em raio-X. A aeronave privada gera comodidade no deslocamento e rapidez”, defende Bitar Neto.

Fonte: G1