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terça-feira, 7 de junho de 2011
Biocombustíveis: nova fronteira para a aviação
São Paulo – O mercado de combustíveis renováveis vem crescendo e despertando interesse de vários setores. Dessa vez, quem entra na onda verde é a aviação. Fonte alternativa de energia, os biocombustíveis aparecem como um aliado do setor, que pretende reduzir à metade suas emissões de CO2 até 2050 e driblar os custos crescentes com querosene de aviação.
Hoje, pelo menos 40% dos custos totais das empresas áreas têm relação com a compra de energia. “A crise financeira afetou os custos com combustível e, consequentemente, os preços das passagens”, diz Charles E. Schlumberger, especialista em transporte aéreo do Banco Mundial. Segundo Schlumberger, que participou do Ethanol Summit,evento do setor sucroenergético, nesta terça (7) em SP, o preço do petróleo aumentou 14% em um ano, resultando num gasto extra de 58 bilhões de dólares para as indústrias da aviação.
Diante de uma pressão ambiental crescente e da alta volatilidade dos preços dos combustíveis derivados do petróleo, as fontes alternativas surgem como a opção mais viável para o setor cumprir a meta de redução, garantir o abastecimento das aeronaves e ainda manter a lucratividade do negócio. “A redução de CO2 é muito importante para a operação do setor como um todo. Menos emissões significam menor uso de petróleo e menos gastos”, resume o especialista do Banco Mundial.
Obstáculos no horizonte
Há, entretanto, grandes desafios no caminho rumo à uma aviação mais sustentável. O principal, segundo executivos das fabricantes Boeing e Embraer, também presentes no encontro, é o de desenvolver um biocombustível capaz de se adequar às tecnologias existentes nas aeronaves de hoje – majoritariamente movidas à combustível fóssil. Para se ter uma ideia, nem mesmo o etanol, largamente utilizado pela frota brasileira de veículos leves, possui as características necessárias para ser usado na aviação.
“Seria preciso mudar a estrutura dos aviões devido à incompatibilidade técnica da fuselagem com o combustível da cana”, explica Guilherme Freire, diretor de Tecnologia e Estratégia Ambiental da Embraer. Não basta só ter um combustível que se adapte ao motor. “Também precisamos garantir reserva e para isso é necessário um produto já maturado, bem desenvolvido e disponível em larga escala”, ressalta Jim Kinder, engenheiro sênior de combustíveis da Boeing.
Azul pode ter primeiro vôo movido a biocombustível do país
Aos poucos, o Brasil procura soluções para driblar esse desafio. Em março, durante visita do presidente Barack Obama, o país firmou um acordo com os Estados Unidos para desenvolver e produzir biocombustível para o transporte aéreo civil. Além da fabricante brasileira Embraer, participam do projeto a Azul Linhas Aéreas,a empresa de biotecnologia americana Amyris, e a gigante americana do setor elétrico, General Electric (GE). O acordo prevê a produção em larga escala de bioquerosene ainda nesta década.
Juntas, as empresas vão trabalhar no desenvolvimento de tecnologia para produção de bioquerose a partir da fermentação da sacarose proveniente da ponta da planta de cana de açúcar, da palha e de outras fontes vegetais, como o milho. O projeto prevê o voo experimental de um jato E-Jet no primeiro semestre de 2012.
Fonte:Vanessa Barbosa, de EXAME.COM
Ministro diz que concessão de aeroportos pode ser dar via outorga.
BRASÍLIA - O ministro da Secretaria de Aviação Civil (Sac), Wagner Bittencourt, disse em audiência pública no Senado que o modelo de privatização dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília deverá ser o de outorga, em que o investidor privado remunera a União pela prestação do serviço. Segundo ele, esses recursos poderão ser usados para ajudar a Infraero a manter terminais deficitários. Pelo regime apresentado pelo governo, a estatal terá 49% de participação no consórcio vencedor.
- Pode ser uma outorga que possa irrigar para atender esse segmento - disse o ministro, acrescentando que o modelo definitivo ficará pronto em dezembro e os editais de licitação, realizados no início de 2012.
Ele disse que o governo decidiu privatizar integralmente os três aeroportos porque a concessão comercial, proposta inicialmente, não ficaria de pé. Por este regime, o investidor ficaria como contrapartida com as receitas comerciais (aluguel de lojas, espaços publicitários e de estacionamento de veículos).
Fonte: O GLOBO
- Pode ser uma outorga que possa irrigar para atender esse segmento - disse o ministro, acrescentando que o modelo definitivo ficará pronto em dezembro e os editais de licitação, realizados no início de 2012.
Ele disse que o governo decidiu privatizar integralmente os três aeroportos porque a concessão comercial, proposta inicialmente, não ficaria de pé. Por este regime, o investidor ficaria como contrapartida com as receitas comerciais (aluguel de lojas, espaços publicitários e de estacionamento de veículos).
Fonte: O GLOBO
Aeroportos argentinos vão retomar voos nesta tarde
Buenos Aires - A Administração Nacional de Aviação Civil (Anac) da Argentina informou hoje que parte dos voos que havia sido suspensa nesta manhã, em razão da nuvem de cinzas do vulcão chileno Peyehue-Caulle, será retomada nesta tarde. "A partir das 16 horas, no Aeroporto Metropolitano Jorge Newberry (Aeroparque), as companhias aéreas Aerolíneas Argentina, Austral e LAN Argentina reprogramam suas atividades", disse a nota da Anac distribuída à imprensa.
Apesar disso, outras companhias ainda irão manter os voos cancelados. "As empresas Sol e TAM cancelaram a totalidade de seus voos para o dia de hoje, enquanto que a companhia Gol cancelou seu voo vespertino e analisa se fará o mesmo com o noturno", disse a Anac. A nota detalha ainda que a companhia Pluna também analisa a reprogramação de seus voos e recomenda aos passageiros que tinham viagem marcada para esta terça-feira que entrem em contato com suas respectivas linhas aéreas.
Hoje de manhã, todas as operações do Aeroparque foram canceladas por causa da chegada da nuvem de cinza do vulcão chileno Puyehue, localizado na fronteira entre a Argentina e o Chile. As companhias citadas na nota da Anac também cancelaram os voos que operam no Aeroporto Internacional de Ezeiza. Segundo a entidade, ambos os aeroportos já foram reabertos para o funcionamento normal.
A decisão foi tomada durante reunião da Anac com o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) e as companhias aéreas, no início da tarde, para analisar a situação provocada pela erupção do vulcão, no sábado. De acordo com estimativas do SMN, a grande nuvem está se deslocando para o Uruguai, o que permitirá a reabertura dos aeroportos de Buenos Aires.
Em erupção desde sábado, o vulcão produziu uma densa nuvem de cinzas e areia, que prejudica a visibilidade. Os seis aeroportos das cidades da região argentina da Patagônia continuam fechados e sem previsão de reabertura.
Fonte: Marina Guimarães, da
Aeroporto de Montevidéu suspende voos por cinzas de vulcão
Montevidéu - O Aeroporto Internacional de Carrasco, em Montevidéu, cancelou nesta terça-feira seus voos devido às cinzas do vulcão chileno Puyehue, que também obrigaram a interrupção das operações áreas em Buenos Aires, informaram fontes oficiais à Agência Efe.
Segundo fontes da Direção Nacional de Aviação Civil e Infraestrutura Aeronáutica, neste momento "nenhum voo está saindo".
"Muitos voos estão demorando e alguns outros ainda estão chegando", disseram trabalhadores do aeroporto de Montevidéu.
Segundo o site do terminal, o último voo a partir foi da companhia aérea Gol, com destino a São Paulo às 05h50, horário local (05h50, também no horário de Brasília). O próximo voo, que era da TAM, com o mesmo destino e que deveria ter decolado às 6h, horário local, foi cancelado.
No total, há 14 voos suspensos e os pontos de chegada são distintos como Argentina, Chile, Brasil e Paraguai.
As cinzas do vulcão chileno, além de obrigar a suspensão de atividades em Carrasco e nos aeroportos argentinos, tiveram uma especial incidência na cidade argentina de Bariloche, o maior centro de turismo de inverno do país.
Fonte:
Cinza vulcânica faz TAM cancelar voo para Foz do Iguaçu
São Paulo - A empresa aérea TAM suspendeu hoje uma decolagem que deveria ocorrer às 13h30 do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, com destino a Foz do Iguaçu, no oeste paranaense. O motivo foi a aproximação das cinzas do vulcão chileno Peyehue-Caulle em direção ao Brasil.
Já a Gol, em nota divulgada no início desta tarde, informou que, devido aos reflexos causados pela erupção, precisou cancelar onze voos de e para Buenos Aires, capital da Argentina, entre zero hora e 11 horas de hoje. A companhia afirmou que vai providenciar alimentação e acomodação em hotéis aos passageiros em trânsito.
Já a Gol, em nota divulgada no início desta tarde, informou que, devido aos reflexos causados pela erupção, precisou cancelar onze voos de e para Buenos Aires, capital da Argentina, entre zero hora e 11 horas de hoje. A companhia afirmou que vai providenciar alimentação e acomodação em hotéis aos passageiros em trânsito.
França diz que 74 corpos de passageiros do AF 447 ficarão no mar
Setenta e quatro corpos do voo AF 447 da Air France, que caiu no Atlântico em 2009 com 228 pessoas a bordo, ficarão definitivamente no fundo do mar, segundo as autoridades francesas.
A operação de resgate dos restos mortais, iniciada em maio, foi encerrada na última sexta-feira.
O mesmo robô utilizado para recuperar os corpos, situados a 3,9 mil metros de profundidade, depositou no fundo do oceano, na área dos destroços, uma placa com a inscrição "em memória às vítimas do acidente com o voo AF 447", escrita em português, francês e inglês.
Em uma carta enviada aos familiares, o governo francês informa que, no total, 104 corpos "suscetíveis de serem identificados" foram retirados do oceano durante essa quinta fase de buscas.
Logo após a catástrofe, em 31 de maio (hora de Brasília) de 2009, 50 corpos que estavam flutuando no mar haviam sido resgatados, sendo 20 deles de brasileiros.
No total, portanto, 154 corpos dos 228 que estavam a bordo do avião puderam ser retirados do oceano.
"Todos os corpos que podiam ser resgatados conforme os critérios definidos pela carta dos juízes em 10 de maio e verificados pelas equipes de legistas, o foram", diz a nota enviada às famílias das vítimas.
No entanto, a decisão foi criticada pelos familiares, principalmente no Brasil.
O navio Ile de Sein deixou o local do acidente, a cerca de 1,1 mil quilômetros da costa brasileira, na sexta-feira passada, um dia antes do previsto.
Agora, ele segue para Las Palmas, na Espanha, e deverá atracar no porto do Bayonne, no sudoeste da França, em meados de junho, segundo informações obtidas pela "BBC Brasil".
Os corpos serão transferidos para um instituto médico legal na França (o nome da cidade ainda não é conhecido) para o início da identificação das vítimas, que será feita pelos peritos do Instituto de Pesquisas Criminais da Polícia Militar francesa (IRCGN, na sigla em francês).
O instituto, que já atuou em 38 grandes catástrofes, dispõe até o momento do DNA dos parentes das vítimas europeias.
A transferência à França do material genético dos parentes brasileiros será realizada pela Interpol, que preferiu não comentar à "BBC Brasil" se já teria efetuado essa solicitação às autoridades brasileiras.
Um relatório intermediário sobre as causas do acidente deverá ser divulgado no final de julho, segundo o Escritório de Investigações e Análises (BEA, na sigla em francês).
Mas o relatório definitivo, com as conclusões sobre o acidente, só será publicado no início de 2012.
Até lá, os investigadores examinarão detalhadamente os 1,3 mil parâmetros do voo gravados por uma das caixas-pretas, como também as duas horas de conversas dos pilotos e de sons da cabine gravados pela segunda, e analisarão ainda as peças do avião resgatadas, como os computadores de bordo, motores e partes das asas.
Fonte: UOL Notícias
A operação de resgate dos restos mortais, iniciada em maio, foi encerrada na última sexta-feira.
O mesmo robô utilizado para recuperar os corpos, situados a 3,9 mil metros de profundidade, depositou no fundo do oceano, na área dos destroços, uma placa com a inscrição "em memória às vítimas do acidente com o voo AF 447", escrita em português, francês e inglês.
Em uma carta enviada aos familiares, o governo francês informa que, no total, 104 corpos "suscetíveis de serem identificados" foram retirados do oceano durante essa quinta fase de buscas.
Logo após a catástrofe, em 31 de maio (hora de Brasília) de 2009, 50 corpos que estavam flutuando no mar haviam sido resgatados, sendo 20 deles de brasileiros.
No total, portanto, 154 corpos dos 228 que estavam a bordo do avião puderam ser retirados do oceano.
"Todos os corpos que podiam ser resgatados conforme os critérios definidos pela carta dos juízes em 10 de maio e verificados pelas equipes de legistas, o foram", diz a nota enviada às famílias das vítimas.
Identificação
Os juízes responsáveis pelo processo na França haviam informado os familiares, em 10 de maio, que apenas os corpos que não estivessem muito degradados e que "pudessem ser entregues decentemente às famílias" poderiam ser resgatados.No entanto, a decisão foi criticada pelos familiares, principalmente no Brasil.
O navio Ile de Sein deixou o local do acidente, a cerca de 1,1 mil quilômetros da costa brasileira, na sexta-feira passada, um dia antes do previsto.
Agora, ele segue para Las Palmas, na Espanha, e deverá atracar no porto do Bayonne, no sudoeste da França, em meados de junho, segundo informações obtidas pela "BBC Brasil".
Os corpos serão transferidos para um instituto médico legal na França (o nome da cidade ainda não é conhecido) para o início da identificação das vítimas, que será feita pelos peritos do Instituto de Pesquisas Criminais da Polícia Militar francesa (IRCGN, na sigla em francês).
O instituto, que já atuou em 38 grandes catástrofes, dispõe até o momento do DNA dos parentes das vítimas europeias.
A transferência à França do material genético dos parentes brasileiros será realizada pela Interpol, que preferiu não comentar à "BBC Brasil" se já teria efetuado essa solicitação às autoridades brasileiras.
Um relatório intermediário sobre as causas do acidente deverá ser divulgado no final de julho, segundo o Escritório de Investigações e Análises (BEA, na sigla em francês).
Mas o relatório definitivo, com as conclusões sobre o acidente, só será publicado no início de 2012.
Até lá, os investigadores examinarão detalhadamente os 1,3 mil parâmetros do voo gravados por uma das caixas-pretas, como também as duas horas de conversas dos pilotos e de sons da cabine gravados pela segunda, e analisarão ainda as peças do avião resgatadas, como os computadores de bordo, motores e partes das asas.
Fonte: UOL Notícias
Gol prevê alta de 5% nas tarifas médias no 2º trimestre
Belo Horizonte - A Gol espera poder aumentar em cerca de 5% os preços médios das tarifas (yield) no segundo trimestre deste ano, informou hoje a vice-presidente de Mercado e Novos Negócios da Gol, Claudia Pagnano. "Até agora, foi feito (o repasse da alta de combustível) de maneira muito sensível. Temos projetada para o segundo trimestre uma recuperação no yield de 5%", afirmou.
Segundo ela, no mercado americano, que é o mercado da aviação comercial mais desenvolvido do mundo, houve oito reajustes nas tarifas de janeiro a maio. "Uma recuperação (nas tarifas) é necessária porque o segundo trimestre para a aviação é um período de declínio de vendas", disse.
Há cerca de um mês, devido à alta do petróleo no mercado internacional, a empresa ampliou suas posições de hedge (proteção) de 20% para 40% dos gastos estimados com combustível para os próximos 12 meses.
O contrato foi feito considerando o preço do barril a US$ 95.
A Gol apresentou hoje sua primeira aeronave Boeing 737-800 Next Generation de 183 lugares configurada com o padrão Sky Interior. A empresa é a primeira na América do Sul a operar com esse equipamento, que oferece uma cabine mais ampla e com uma iluminação especial em LED, além de mais espaço para as bagagens de mão.
Até o fim do ano, a Gol deve receber outras cinco aeronaves como essa. De acordo com Claudia Pagnano, até 2015 a empresa substituirá a maior parte da sua frota por aviões desse modelo. "Receberemos 100 aviões com essa configuração até 2015", afirmou.
Fonte: Silvana Mautone, da
Cinzas de vulcão chileno cancelam voos do Brasil para A. do Sul
SÃO PAULO (Reuters) - As companhias aéreas TAM e Gol tinham suas operações na América do Sul afetadas nesta terça-feira, com cancelamento de voos, depois que um complexo vulcânico no sul do Chile entrou em erupção, desprendendo uma alta coluna de rochas e cinzas que está sendo empurrada pelo vento para o nordeste do continente.
A TAM cancelou na véspera quatro voos noturnos que sairiam de São Paulo e Rio de Janeiro com destino a Buenos Aires e Montevidéu. Nesta terça-feira, a companhia estava avaliando a situação, mas pela manhã tinha cancelado outros quatro voos que sairiam de Buenos Aires e Montevidéu com destino a São Paulo e Rio de Janeiro.
A Gol confirmou que suas operações estavam sendo afetadas pelas cinzas, mas não pode informar detalhes imediatamente. A Avianca não pode informar de imediato se estava sendo afetada pelo fenômeno.
Segundo a empresa que administra os aeroportos brasileiros, Infraero, do total de 56 voos internacionais programados para até as 10h desta terça-feira, 18 tinham sido cancelados, um percentual de 32,1 por cento.
A Gol tinha cancelado cinco voos e a TAM outros quatro.
O complexo vulcânico Puyehue-Cordón Caulle, no sul do Chile, expeliu lava e provocou a movimentação de pedras atrapalhando a travessia de estradas na região da fronteira entre Argentina e Chile. Alguns trechos estavam interrompidos pelo acúmulo de cinzas. A nuvem vulcânica chegou à capital Buenos Aires nesta terça-feira, e afetou as operações no aeroporto internacional de Ezeiza, nos arredores da capital, o que gerou cancelamento de voos desde a noite de segunda-feira.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), apesar da situação causada pelo vulcão, os passageiros afetados podem pedir reembolso e assistência das companhias aéreas enquanto estiverem impedidos de viajar.
(Por Alberto Alerigi Jr.)
Fonte: Reuters/Brasil Online
A TAM cancelou na véspera quatro voos noturnos que sairiam de São Paulo e Rio de Janeiro com destino a Buenos Aires e Montevidéu. Nesta terça-feira, a companhia estava avaliando a situação, mas pela manhã tinha cancelado outros quatro voos que sairiam de Buenos Aires e Montevidéu com destino a São Paulo e Rio de Janeiro.
A Gol confirmou que suas operações estavam sendo afetadas pelas cinzas, mas não pode informar detalhes imediatamente. A Avianca não pode informar de imediato se estava sendo afetada pelo fenômeno.
Segundo a empresa que administra os aeroportos brasileiros, Infraero, do total de 56 voos internacionais programados para até as 10h desta terça-feira, 18 tinham sido cancelados, um percentual de 32,1 por cento.
A Gol tinha cancelado cinco voos e a TAM outros quatro.
O complexo vulcânico Puyehue-Cordón Caulle, no sul do Chile, expeliu lava e provocou a movimentação de pedras atrapalhando a travessia de estradas na região da fronteira entre Argentina e Chile. Alguns trechos estavam interrompidos pelo acúmulo de cinzas. A nuvem vulcânica chegou à capital Buenos Aires nesta terça-feira, e afetou as operações no aeroporto internacional de Ezeiza, nos arredores da capital, o que gerou cancelamento de voos desde a noite de segunda-feira.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), apesar da situação causada pelo vulcão, os passageiros afetados podem pedir reembolso e assistência das companhias aéreas enquanto estiverem impedidos de viajar.
(Por Alberto Alerigi Jr.)
Fonte: Reuters/Brasil Online
Fusão da Lan com a TAM é adiada para 2012, diz jornal
São Paulo – A fusão das companhias aéreas Lan, do Chile, com a brasileira TAM teve sua conclusão adiada para março de 2012. Até então, as empresas esperavam encerrar o processo até dezembro deste ano.
Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o presidente da Lan, Enrique Cueto, afirmou que março é o prazo máximo para a associação das empresas, caso a Lan precise recorrer à Corte Suprema do Chile para viabilizar o negócio.
A fusão das companhias aguarda o pronunciamento do Tribunal de Defesa da Livre Concorrência do Chile.
A manifestação foi solicitada pelo Conadecus, órgão que defende os interesses dos consumidores locais.
Segundo a Conadecus, a fusão prejudicaria os passageiros, pois concentraria ainda mais o mercado chileno de aviação. Na rota São Paulo-Santiago, por exemplo, Lan e TAM deterão 90% do mercado.
Cueto afirma que essa participação tende a ser diluída pela própria expansão do mercado, estimada por ele em 10% ao ano, nos próximos cinco anos. O empresário também prometeu em 10% o preço das passagens nessa rota.
Cueto também negou que tenha procurado a Gol para tratar de uma possível fusão, caso o negócio com a TAM não avance. O empresário não descartou, no futuro, uma aliança com a portuguesa TAP, mas disse que, por ora, todas as atenções estão voltadas para concluir o acordo com a TAM.
Fonte: Márcio Juliboni, de
Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o presidente da Lan, Enrique Cueto, afirmou que março é o prazo máximo para a associação das empresas, caso a Lan precise recorrer à Corte Suprema do Chile para viabilizar o negócio.
A fusão das companhias aguarda o pronunciamento do Tribunal de Defesa da Livre Concorrência do Chile.
A manifestação foi solicitada pelo Conadecus, órgão que defende os interesses dos consumidores locais.
Segundo a Conadecus, a fusão prejudicaria os passageiros, pois concentraria ainda mais o mercado chileno de aviação. Na rota São Paulo-Santiago, por exemplo, Lan e TAM deterão 90% do mercado.
Cueto afirma que essa participação tende a ser diluída pela própria expansão do mercado, estimada por ele em 10% ao ano, nos próximos cinco anos. O empresário também prometeu em 10% o preço das passagens nessa rota.
Cueto também negou que tenha procurado a Gol para tratar de uma possível fusão, caso o negócio com a TAM não avance. O empresário não descartou, no futuro, uma aliança com a portuguesa TAP, mas disse que, por ora, todas as atenções estão voltadas para concluir o acordo com a TAM.
Fonte: Márcio Juliboni, de
Azul Linhas Aéreas pede autorização para a terceira frequência entre Campinas (SP) e Maringá (PR)
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras pediu autorização à Agência Nacional de Aviação Civil – Anac – para inclusão da nova frequência de voo entre o Aeroporto Regional Sílvio Name Júnior, em Maringá, e o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Se aprovada, Maringá ganhará sua 3ª frequência, que será diária (exceto sábado), ligando a cidade ao aeroporto Viracopos, com partida de Campinas às 16h45 e chegada às 18h20, na cidade paranaense. Já no sentido oposto, a saída está prevista para 18h50, com chegada às 20h30 no aeroporto campineiro.
Se aprovado, os voos terão início em 10 de agosto. As operações estão previstas para serem realizadas com os turboélices ATR 72.
Sobre a Azul
Com dois anos de operações, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras conecta 36 destinos, 35 cidades, com 230 voos diários. Somando-se às 8 linhas de ônibus, são 42 cidades brasileiras conectadas pela Azul. A companhia opera uma frota de 36 aeronaves, composta por dez Embraer 190 e 20 Embraer 195, e seis ATR 72-200. O papel da Azul é estimular o tráfego aéreo e dinamizar a economia brasileira por meio de uma equação tão simples de entender quanto difícil de imitar: preços baixos com alta qualidade de serviços.
Fonte: segs.com.br
Só 11% dos funcionários de empresas aéreas visualizam dados estratégicos em tempo real
A Progress Software divulgou uma pesquisa global realizada pela Vanson Boune, na qual ficou constatado que apenas 11% dos funcionários de companhias aéreas têm acesso em tempo real aos principais indicadores de desempenho (KPIs) destas companhias. Entre estes indicadores encontram-se dados estratégicos, tais como índice de perda de bagagem, perda de conexões pelos passageiros e média de vôos cancelados.
A pesquisa foi feita com dezenas de gerentes de operações, em companhias aéreas de 10 países diferentes.
O levantamento revelou também que apenas 15% dos entrevistados têm acesso permanente a algum tipo de informação que possibilite medidas de melhoria para as operações em tempo hábil.
De acordo com o Vice-Presidente da Progress para o setor de Viagens e Turismo, Josué Norrid, a pressão por eficiência nas companhias aéreas vem crescendo de forma proporcional ao grande aumento da demanda em todo o mundo. “Esta conjuntura desafia as empresas do setor a buscar imediatamente um melhor nível de visibilidade para acompanhar o dinamismo do momento”, afirma ele.
Esta situação é especialmente crítica no mercado brasileiro, onde a expansão da classe C e a redução dos custos de passagens estão levando a uma explosão de vendas e agregando alto risco de descontrole para as operações. Assim como os aeroporto locais, as companhias aéreas em operação no Brasil precisam iniciar um enorme esforço de otimização a partir de informações de processos.
Ainda segundo a pesquisa, 88% dos entrevistados das empresas aéreas não conseguem mudar seus modelos de atendimento ou de operação “on-the-fly”, o que os deixa sem a capacidade de reagir diante de acontecimentos imprevistos e de solução inadiável.
Apesar disso, 90% dos entrevistados concordam ser necessária a capacidade de se responder em tempo real aos acontecimentos. Por sua vez, outros 85% dos pesquisados afirmaram perceber que a quantidade de informações que precedem a tomada de decisões já está crescendo no setor.
Ainda de acordo com Josué Norrid, “a boa notícia para o setor é que as empresas já percebem a necessidade de se reunir toda a informação relevante em uma rede unificada e interativa, para garantir a melhoria de processos em real time”.
O executivo destaca que cerca de 25% das empresas aéreas estão investindo em tecnologia para reduzir os custos e otimizar o ganhos.
Fonte: aviacaobrasil.com.br
Labace contará com a Airbus este ano
A Labace 2011 (Latin American Business Aviation Conference and Exhibition) vai contar pela primeira vez com uma aeronave da Airbus exposta, assim como uma da Eclipse Aerospace. O evento que será realizado em São Paulo, entre os dias 8 a 13 de agosto, já está com 100% da área estática comercializada e 95% dos estandes vendidos.
Outros nomes já confirmados para o evento são Agusta Westland, Bombardier Business Aircraft, Cirrus, Dassault Facon, Embraer, Gulfstream, Cessna, Bell Helicopters, Hawker Beechcraft, Helibrás e vários outros. Uma das novidades este ano é que serão três dias de exposição, 11, 12 e 13, e os demais dias serão dedicados às conferências, antes realizadas em paralelo. A Labace chega à oitava edição e é a maior feira da América Latina no segmento de aviação executiva.
A expectativa da organizadora do evento, a ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral), é registrar um crescimento em função do melhor aproveitamento do espaço. O número de expositores deve passar de 150, registrado no ano passado, para 170. O número de aeronaves expostas também será um pouco maior, 62, contra 56 em 2010. Em relação ao público presente, a aposta é de um acréscimo, de 14.800 para 16 mil. O mesmo acontecerá com o volume de negócios gerado, cuja expectativa é de alta de 10%, chegando a 550 milhões de dólares.
Fonte: aviacaobrasil.com.br
Outros nomes já confirmados para o evento são Agusta Westland, Bombardier Business Aircraft, Cirrus, Dassault Facon, Embraer, Gulfstream, Cessna, Bell Helicopters, Hawker Beechcraft, Helibrás e vários outros. Uma das novidades este ano é que serão três dias de exposição, 11, 12 e 13, e os demais dias serão dedicados às conferências, antes realizadas em paralelo. A Labace chega à oitava edição e é a maior feira da América Latina no segmento de aviação executiva.
A expectativa da organizadora do evento, a ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral), é registrar um crescimento em função do melhor aproveitamento do espaço. O número de expositores deve passar de 150, registrado no ano passado, para 170. O número de aeronaves expostas também será um pouco maior, 62, contra 56 em 2010. Em relação ao público presente, a aposta é de um acréscimo, de 14.800 para 16 mil. O mesmo acontecerá com o volume de negócios gerado, cuja expectativa é de alta de 10%, chegando a 550 milhões de dólares.
Fonte: aviacaobrasil.com.br
Malaysia Airlines será membro da aliança oneworld
A Malaysia Airlines será o mais novo membro da oneworld. A companhia foi eleita por unanimidade pelos conselheiros delegados das empresas que integram a aliança em uma reunião, realizada hoje (6 de junho) em Singapura, por ocasião da Assembléia Geral da IATA 2011. Em breve se completará o acordo formal de incorporação à aliança e a integração se dará no final de 2012. A Malaysia Airlines, no entanto, já se prepara para firmar acordos bilaterais com alguns membros da oneworld. A companhia já opera código compartido com a Cathay Pacific e a Royal Jordanian.
A partir do momento que a Malaysia Airlines for membro da oneworld, seus clientes terão acesso à rede global de destinos da aliança. Por outro lado, sua incorporação expandirá a cobertura global da oneworld, que passará a atender até 950 destinos, em 150 países, com uma frota total de mais de 2.600 aviões e 358 milhões de passageiros transportados ao ano, em cerca de 10 mil voos por dia.
Fonte: aviacaobrasil.com.br
Pantanal com Airbus A319 na rota Ribeirão Preto – Guarulhos
A Pantanal Linhas Aéreas passará a operar seus dois voos diários de ida e volta entre os aeroportos Leite Lopes, de Ribeirão Preto, e de São Paulo/Guarulhos, a partir de 4 de agosto, com modernas aeronaves Airbus A319, configuradas com 144 assentos para passageiros. A substituição da aeronave ATR-42 – com capacidade para 45 pessoas – que operava a rota entre a cidade e Guarulhos vai ampliar a oferta de lugares nos voos da companhia de e para Ribeirão Preto
Uma das duas frequências, correspondente aos voos GP 4697 e GP 4698, foi estendida de Guarulhos até o aeroporto internacional do Rio de Janeiro/Galeão, conectando o aeroporto Leite Lopes aos dois principais hubs (centros de conexão) de voos domésticos e internacionais do Brasil.
No remanejamento da malha, os voos da Pantanal receberam novas numerações, e seus horários foram ajustados para proporcionar maior conveniência aos clientes. Para realizar essa transição, serão feitos ajustes operacionais e, por isso, a Pantanal interromperá, em caráter provisório, suas operações na rota entre Guarulhos e Ribeirão Preto nos próximos dias 2 e 3 de agosto. Os passageiros com reservas nessas datas serão acomodados nos demais voos da própria companhia e da TAM partindo de e para Congonhas e Guarulhos.
Fonte: aviacaobrasil.com.br
Uma das duas frequências, correspondente aos voos GP 4697 e GP 4698, foi estendida de Guarulhos até o aeroporto internacional do Rio de Janeiro/Galeão, conectando o aeroporto Leite Lopes aos dois principais hubs (centros de conexão) de voos domésticos e internacionais do Brasil.
No remanejamento da malha, os voos da Pantanal receberam novas numerações, e seus horários foram ajustados para proporcionar maior conveniência aos clientes. Para realizar essa transição, serão feitos ajustes operacionais e, por isso, a Pantanal interromperá, em caráter provisório, suas operações na rota entre Guarulhos e Ribeirão Preto nos próximos dias 2 e 3 de agosto. Os passageiros com reservas nessas datas serão acomodados nos demais voos da própria companhia e da TAM partindo de e para Congonhas e Guarulhos.
Fonte: aviacaobrasil.com.br
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