Sejam Bem Vindos ao AviaçãoTodoDia. Um Blog criado para reunir em um único lugar as principais notícias sobre a aviação. Aproveite, participe e compartilhe.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Gol e Tam suspendem alguns voos no sul do país por vulcão

Rio - As companhias aéreas TAM e Gol decidiram suspender a partir da noite de quinta-feira as operações em alguns aeroportos do sul do país diante de prognósticos que apontam o avanço das cinzas do vulcão chileno Puyehue sobre o espaço aéreo da região.


A nuvem de cinzas expelida pelo complexo vulcânico no sul do Chile já provocou o cancelamento de dezenas de voos do Brasil para a América do Sul desde o início da semana. Aeroportos da Argentina e do Uruguai também tiveram suas operações interrompidas na quinta-feira por causa do Puyehue.

A Gol informou em nota que suspendeu as operações nos aeroportos de Porto Alegre e Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, a partir das 18h30 e 19h, respectivamente, e nos terminais de Florianópolis, Chapecó e Navegantes, em Santa Catarina, a partir das 4h de sexta-feira.
A TAM, por sua vez, anunciou o cancelamento de seus voos de e para Porto Alegre a partir das 21h de quinta-feira até as 10h de sexta-feira. As frequências de ambas as companhias para Argentina e Uruguai continuam suspensas pelo mesmo motivo.
"A Gol lamenta pelo desconforto, mas volta a ressaltar que opera sob um rigoroso padrão de segurança e que só restabelecerá as decolagens quando encontrar as condições necessárias para fazê-lo sem riscos", informou a companhia aérea em comunicado.
De acordo com dados da Infraero, 58 dos 175 voos internacionais programados até as 20h foram cancelados, o que representa 33,1 por cento do total. Em Porto Alegre, cinco de oito partidas internacionais foram canceladas nesse período.
Já nos trechos domésticos, 155 dos 2.250 voos programados até o mesmo horário, ou 6,9 por cento do total, haviam sido cancelados, com maior impacto nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.
"Essas medidas são necessárias para garantir a segurança de clientes e tripulantes", disse a TAM, em comunicado, sobre a suspensão das operações em Porto Alegre, que deve afetar inicialmente até 15 voos da empresa.
O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) da Força Aérea Brasileira informou que a camada de nuvem vulcânica que passa pelo Rio Grande do Sul pode ser percebida do nível do solo até 7,5 quilômetros de altitude.
Segundo o CGNA, o aeroporto de Bagé (RS) foi fechado no início da noite.
O vulcão Puyehue, adormecido há décadas, entrou em erupção no centro-sul do Chile na semana passada, o que provocou uma nuvem de cinzas sobre os Andes e que está atrapalhando o tráfego aéreo na América do Sul há dias.
A ação da TAM fechou a quinta-feira em alta de 0,88 por cento, a 33,08 reais, enquanto o papel da Gol registrou queda de 1,45 por cento, a 19,09 reais. O Ibovespa, que reúne as principais ações brasileiras, subiu 0,69 por cento.
Fonte: 

Azul cancela voos com destino e origem em Porto Alegre

São Paulo - A Azul cancelou todos os voos com destino e origem em Porto Alegre até a manhã de amanhã devido à chegada da nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehue ao Rio Grande do Sul. Mais cedo, Gol e TAM também anunciaram a suspensão temporária das operações no aeroporto internacional da capital gaúcha.


Em nota, a Azul diz que vai entrar em contato com os clientes dos voos cancelados para remarcá-los. Os passageiros podem obter mais informações na central de atendimento da empresa, pelo telefone 4003-1118.


Fonte: 

Primeiro grupo de funcionários da ANA completa treinamento de formação de Pilotos do Boeing 787


A Boeing e a ANA (All Nippon Airways) completaram o programa de treinamento de pilotos em Seattle, Washington, para a tripulação da primeira companhia aérea que vai voar o 787 Dreamliner.
Dez pilotos da ANA concluíram sua formação após cada um pilotar os voos com o ZA001 – o primeiro modelo de 787 para testes de voo – sobre o estado de Washington. Essas equipes iniciais, para passar pelo treinamento, deveriam ser pilotos seniores da ANA e check airmen (denominação para pilotos já experientes em testes de voo realizados em simuladores e cabines de simulação) e irão conduzir tanto o simulador quanto o treinamento de linha da aeronave para a ANA no Japão. Eles serão os primeiros pilotos do 787 de voos comerciais para a companhia aérea.
“A Boeing e a ANA têm uma estreita relação de trabalho, e esta tem sido uma jornada pessoal e emocional que passamos juntos”, disse Sherry Carbary, Vice-Presidente dos Serviços de Voos da Boeing. “Nós trabalhamos juntos por várias horas e vendo o final do nosso primeiro ciclo de treinamentos é um testemunho ao nosso time e a dedicação de nossos parceiros da ANA”, completa.
A aeronave ZA001 foi usada para realizar dois voos de treinamentos de base em 25 de maio com os pilotos instrutores da Boeing e os pilotos da ANA que estavam a bordo. Cada piloto da ANA aproximou-se ao Aeroporto Grant County International em Moses Lake, Washington.
As atividades incluíam um sistema de aterrissagem por instrumentos de aproximação de precisão (ILS) e dois padrões de aproximação visual por piloto, com aterrissagem “touch – and – go”. Um piloto instrutor da Boeing ocupava o lugar direito durante toda a atividade de voo, com os pilotos da ANA ocupando o lugar esquerdo, pertencente ao capitão. Os voos seguiram uma sessão preparatória no completo simulador de voo do 787, no qual os pilotos praticavam os procedimentos utilizados durante os voos.
“Cada etapa está ficando cada vez mais emocionante já que estamos nos aproximando da primeira entrega”, diz Mike Fleming, vice-presidente do 787 Serviços e Suporte. “Eu não poderia estar mais feliz com a forma de como o treinamento foi bem e de como a equipe Boeing está trabalhando junto a ANA para garantir um ótimo início de serviço”, finaliza.
Os voos, parte do treinamento obrigatório da Japan Civil Aviation Board (JCAB), também forneceu uma validação adicional dos simuladores do 787 e do programa de formação geral da Boeing, que reproduz com exatidão os sentidos de operação do avião 787.
Todos os pilotos do primeiro grupo de formação receberam a validação de certificação da JCAB durante seu treinamento no simulador e agora são considerados totalmente qualificados para voar o 787 sob a aprovação das autoridades regulatórias japonesas.
Fonte: aviacaobrasil.com.br

Tarcísio Gargioni passa a ocupar Vice-Presidência Comercial e de Marketing da Avianca


Novamente no mercado de aviação, Tarcísio Gargioni já está ocupando o cargo de Vice-Presidente Comercial e de Marketing da Avianca. Na  semana passada, mais precisamente dia 30 de junho, estivemos com o executivo em um evento da JadLog, e Tarcísio Gargioni conseguiu manter segredo sobre sua mais nova casa.
Em sua nova função, Gargioni irá contribuir com a implantação de estratégias e políticas comerciais,  fará coordenação das ações de marketing e comunicação com o mercado, gerenciará o programa Amigo e será, também, o responsável pela negociação/implementação de code share e interlines.  Antes de ingressar na Avianca,  Tarcisio foi Vice-Presidente de Marketing e Serviços da Gol Transportes Aéreos, até novembro de 2009. Sua trajetória no segmento de transporte aéreo começou em 1990, como diretor de cargas na VASP.
José Efromovich, presidente da Avianca, avalia que a contratação de Tarcísio Gargioni irá contribuir para consolidar a expansão da Avianca no Brasil. “Temos um plano de expansão bem desenhado para os próximos cinco anos e contamos com o talento e a experiência de Tarcísio Gargioni para tocá-lo com eficiência e competitividade”.
Fonte: aviacaobrasil.com.br

TAM oferece cachorro-quente e sopas a bordo


A TAM Linhas Aéreas preparou dois serviços de bordo especiais para os próximos meses: o Arraiá TAM, que será realizado de 10 de junho a 9 de julho para comemorar as Festas Juninas; e o Festival de Sopas, de 13 de junho a 12 de agosto, para combinar com o inverno.
O Arraiá TAM oferecerá cachorro-quente aos clientes que embarcarem na Super Ponte (voos entre São Paulo/Congonhas, Rio de Janeiro/Santos Dumont, Curitiba, Porto Alegre, Brasília e Belo Horizonte/Confins), das 9h31 às 11h30 e das 14h01 às 18h, e em decolagens de Congonhas e Guarulhos para diversos destinos nacionais. O lanche será servido em embalagem personalizada e acompanhado de sachês de catchup, mostarda e maionese.
Já o Festival de Sopas, que também será realizado na Super Ponte, estará disponível em voos que decolam entre 18h01 e 22h. Serão quatro sabores de sopa, sendo uma opção por voo, e cada variedade ficará disponível no cardápio por três dias: creme de ervilha, milho, galinha e queijo. O serviço é feito em parceria com a Knorr e entregue em um recipiente térmico personalizado.
As ações não são válidas para voos com as aeronaves Vintage, que oferecem serviço de bordo temático.
Fonte: aviacaobrasil.com.br

Programa de gerenciamento de peças da Boeing ajuda a reduzir os custos da Skymark Airlines

A Boeing anunciou a Skymark Airlines como a mais nova companhia aérea a participar do Component Services Program (CSP) do avião Boeing 737, uma medida que auxiliará a empresa a reduzir seus custos de gerenciamento de peças, uma vantagem importante no mercado das empresas aéreas de baixo custo. Além dessa redução, o programa fará com que a Skymark aumente sua eficiência e melhore a disponibilidade do gerenciamento de peças. O programa pode ajudar as companhias aéreas a economizar em torno de 30% no inventário, reparação e custos administrativos.
“O Component Services Program irá proporcionar comodidade e economia a Skymark Airlines”, informa Kimiyoshi Sakaki, diretor de Engenharia e Divisão de Manutenção da empresa. “Nossa participação no programa vai nos ajudar a atender as expectativas de nossos clientes por valor e confiabilidade”.
Este custo de redução de gestão de materiais e soluções de fornecedores é uma operação em conjunto da Boeing Commercial Aviation Services e a Air France Industries/ KLM Engenharia e Manutenção.
Com o novo acordo, a Boeing e a AFI KLM E&M gerenciarão as peças de reposição e estoque de componentes para a companhia aérea com sede em Tókio, garantindo a entrega na data oportuna, enquanto a Skymark evita os custos de estoque e armazenamentos em longo prazo.
Desde que começou a operar em 1998, a Skymark Airlines tem crescido e hoje possui uma frota de 19 Boeing’s modelo 737-800 Next Generation e pretende arrendar outras aeronaves nos próximos meses.
“Conter os gastos é fundamental para uma companhia de baixo custo e a Skymark Airlines está dando um passo significativo para controlar suas despesas com materiais, unindo-se ao 737 Component Services Program”, diz Dale Wilkinson, Vice- Presidente de Serviços Materiais para a Boeing Commercial Aviation Services.
“Estamos muito contentes em acolher a Skymark Airlines a nossa operação em conjunto do Programa 737 CSP, que os ajudará a operar em uma forma (custo) mais eficiente”, diz Maarten Oort, Vice-Presidente de Serviços de Componentes da KLM Engenharia e Manutenção.
O programa apresenta uma personalização recomendada da lista de peças sobressalentes com base em dados do cliente. A lista inclui despacho crítico de peças e peças de reposição em ambas as unidades (aviônicas e não aviônicas), em quantidade recomendada para apoiar as necessidades de cada companhia aérea em seus requerimentos de confiança.
A Boeing Commercial Aviation Services apoia mais de 12.100 dos seus jatos comerciais (aeronaves de carga e passageiros) com soluções fundamentadas em valores que proporcionam as bases de apoio da aviação – a formação, peças sobressalentes, ferramentas de diagnóstico, manutenção de documentos e informações, pareceres técnicos e programa de modificação.
Fonte: aviacaobrasil.com.br

Airbus lidera o caminho para a aviação sustentável na Paris Air Show


A Airbus compartilhará suas ideias para uma aviação sustentável na Le Bourget Air Show, que acontece entre os dias 20 e 26 de junho. Os visitantes poderão presenciar as ideias e conceitos revolucionários, além das exibições diárias de voo das aeronaves de transporte comerciais e militares mais modernas do mundo.
Um passeio pelos domos do Estande da EADS (Saguão 2A-253) lhe fará entender o “Futuro Escrito pela Airbus” – uma visão de cabeça aberta do futuro da aviação. Os visitantes poderão fazer parte dessa visão assistindo a um espetacular filme que será exibido gratuitamente nas paredes do Planetário “Musee de L’air” durante a Le Bourget Air Show.
O pessoal da mídia será bem recebido no Chalé de Imprensa da EADS, na Fileira A (366-368) para a cobertura dos anúncios comerciais e eventos midiáticos ao longo da semana. Serão postados avisos sobre novos eventos midiáticos no Centro de Mídia e no Chalé de Imprensa da EADS. A Airbus realizará sua breve coletiva de imprensa na quinta-feira, 23 de junho, a partir das 11:00 no Centro de Conferências da Feira (Saguão 2C – Auditório).
As aeronaves exibidas estaticamente incluirão o A380, um Jato Corporativo da Airbus (ACJ), o Airbus A400M Militar e o C295. O Airbus A380 e o A400M estarão em exibições estáticas todos os dias. Algumas aeronaves de clientes também serão exibidas – dependendo do dia. As visitas às aeronaves podem ser organizadas para a mídia todos os dias, entre 09:00 e 10:00 da manhã. Na terça-feira, 21 de junho, a Airbus Military realizará um evento no C295, para o qual a mídia está convidada.
A tenda de hospitalidade VIP na exibição estática da aeronave demonstrará diversos modelos de funcionamento interno (A350 XWB, A320neo, A330, a aeronave comercial A380 e a aeronave militar A400M) e um modelo em tamanho real do dispositivo de ponta de asa para Redução no Consumo de Combustível da Família A320 da Airbus, o Sharklet.
Ao longo da semana, a Airbus realizará uma série de workshops, tendo a oportunidade de conhecer especialistas da indústria como parte do seu esforço de recrutar mais de 3.000 talentos em 2011.
Na quinta-feira, 23 de junho, às 10:00, serão anunciados os vencedores do segundo desafio mundial entre estudantes da Airbus, “Dê Asas às Suas Ideias”. Os cinco finalistas desse ano são equipes do Chile, China, Índia, Malásia e Suécia.


Fonte: aviacaobrasil.com.br

Webjet mantém pelo 4º mês seguido a pontualidade do setor



A Webjet  é a empresa mais eficiente do mercado de aviação pelo 4º mês consecutivo, segundo dados divulgados pela Infraero. O índice de eficiência da companhia ficou em 91,17% em maio, contra 86,7% da média das cinco principais empresas. A Webjet também foi a empresa mais pontual, com 93,76 de seus voos partindo rigorosamente no horário, mesmo considerando todas as restrições meteorológicas enfrentadas no período.
Para o presidente da Webjet, Fábio Godinho, esse resultado é reflexo dos intensos esforços da companhia para cumprir sua missão de ser a melhor companhia para quem quer voar com segurança e pontualidade pagando sempre menos. “Sempre fomos a companhia mais barata, e agora somos também a mais eficiente, a mais pontual. Tudo isso aliado à segurança, nossa primeira prioridade, e um bom atendimento”, explica o presidente da Webjet, Fábio Godinho.
Não é a toa que a companhia caminha para a marca de 12 milhões de passageiros transportados desde o início de suas operações e não para de crescer. “Nossos índices de ocupação das aeronaves estão acima da média do setor. Isso acontece porque o público que utiliza o transporte aéreo é cada vez mais sensível a preço e não vai escolher pagar mais caro para fazer uma viagem de menos de duas horas. Vai escolher o menor preço desde que seja aliada à segurança e pontualidade”, completa o executivo.

Fonte: aviacaobrasil.com.br

Nuvem vulcânica fecha Aeroporto de Bagé (RS)

BRASÍLIA - A Aeronáutica informou no início da noite desta quinta-feira que o Aeroporto de Bagé (RS) foi fechado, devido à aproximação da nuvem de cinzas vulcânicas proveniente do Chile. A previsão é de que ela chegue a Porto Alegre por volta das 22h desta noite, o que também implicaria o cancelamento de todos os pousos e decolagens no Aeroporto Salgado Filho. Contudo, o deslocamento das cinzas depende das condições atmosféricas.
Para evitar mais transtornos, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Infraero estão orientando passageiros a se informar sobre voos com as companhias aéreas antes de se deslocar para os terminais. A nuvem prejudica as atividades em vários aeroportos do Brasil, como os de Caxias do Sul (RS), Guarulhos (SP) e Galeão (RJ).


Fonte: O GLOBO

Senado aprova Marcelo Guaranys para presidência da Anac

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) aprovou nesta quinta-feira (9) a indicação de Marcelo Pacheco dos Guaranys, feita pela presidente Dilma Rousseff, para o cargo de diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Ele obteve apoio unânime dos 19 senadores que participaram da sessão de sabatina.
Atualmente, Guarnys é assessor da Casa Civil da Presidência. Ele já havia atuado na Anac, entre novembro de 2007 e março de 2010, como diretor de Regulação Econômica. Então, contribuiu para a implantação de medidas relacionadas com a garantia dos direitos dos usuários.
Guaranys vai assumir o cargo no lugar de Carlos Eduardo Pellegrino, que ocupa interinamente o cargo, depois da saída de Solange Paiva Vieira, cujo mandato havia terminado.

Fonte: Agência Senado

Montevidéu volta a cancelar voos por chegada de cinzas de vulcão chileno

MONTEVIDÉU E BUENOS AIRES, 9 JUN (ANSA) - Os voos do Aeroporto Internacional de Carrasco, em Montevidéu, voltaram a ser cancelados nesta manhã por conta da chegada das cinzas derivadas da erupção no complexo vulcânico chileno Puyehue-Cordón Caulle.

As últimas viagens aconteceram durante a madrugada e ainda não há previsão para a retomada das operações de voo, indicaram fontes do terminal aéreo.

A Direção Nacional de Meteorologia confirmou a presença de cinza do espaço aéreo de Montevidéu e também na superfície, o que leva a crer que a nuvem poderia chegar a outros pontos do país nas próximas horas.

Na Argentina, os voos também foram novamente suspensos com o retorno das cinzas à área metropolitana de Buenos Aires, segundo informações de fontes locais.

Os voos das Aerolíneas Argentinas, Austral e LAN não saíram do aeroporto Jorge Newbery nem do aeroporto internacional de Ezeiza.

De acordo com a Administração Nacional de Aviação Civil (Anac), da Argentina, a nuvem estava a cerca de 12 mil metros de altura e possuía uma extensão de 65 quilômetros de extensão.

Segundo o órgão, os aeroportos de Neuquén, Bahía Blanca, Bariloche, Trelew, Chapelco, Esquel e Puerto Madryn seguem fechados.

A erupção do vulcão colocou em alerta muitas cidades da Patagônia argentina. Além dos inconvenientes causados à vida cotidiana da população, também se começa a avaliar o prejuízo econômico que poderá ser produzido pela retração do turismo da estação de inverno.

Na noite de ontem, o Escritório Nacional de Emergência (Onemi), do Chile, anunciou que a atividade sísmica no complexo vulcânico registrou diminuição, embora o alerta vermelho se mantém em toda a região.


Fonte: DA ANSA

Todos os voos para Buenos Aires permanecem cancelados



Buenos Aires - Todos os voos dos aeroportos de Buenos Aires estão cancelados até a manhã desta sexta-feira, 10, segundo comunicado das companhias aéreas Aerolíneas Argentinas, Austral e LAN. A decisão foi tomada por razão de segurança e as demais companhias que operam nos aeroportos de Ezeiza e Aeroparque, os principais da capital argentina, a acompanharam. O motivo para o cancelamento dos voos é a nuvem de cinzas vulcânicas que paira sobre a capital federal e a região metropolitana. O vulcão chileno Puyehue, encravado na fronteira com a Argentina, entrou em atividade no último sábado e, desde então, não parou de expelir partículas, que afetam a Patagônia argentina.


A nuvem de cinzas e areia já havia passado por Buenos Aires na última terça-feira, provocando o cancelamento dos voos. No dia seguinte, os voos foram reprogramados, mas outra nuvem voltou a abater o céu portenho, na manhã desta quinta-feira. Em princípio, as companhias esperavam poder retomar as operações por volta das 17h, mas o Serviço Nacional de Meteorologia (SNM) estimou que a nuvem poderia ser dissipada somente nas primeiras horas da manhã. Como trata-se de um fenômeno natural, dependerá da direção e velocidade dos ventos, segundo explicou o Secretário de Transportes, Juan Pablo Schiavi.

As cinzas vulcânicas, que são uma espécie de areia, foram sopradas pelos ventos provenientes do sul do país, que está seriamente afetado pelo problema. Um comitê de crise, formado por representantes da Secretaria de Transporte, da Administração Nacional de Aviação Civil (Anac), das companhias aéreas e do Serviço Nacional de Meteorologia, se reunirá pela manhã para avaliar a situação.

Fonte: 

Gol suspende voos no sul por conta do vulcão chileno

Avião da Gol

São Paulo – A Gol informou nesta quinta-feira (9/6) que suspendeu temporariamente os voos nos aeroportos de Porto Alegre e Caxias do Sul, no Rio grande do Sul, a partir das 18h30 e 19h de hoje, respectivamente. A decisão baseia-se em prognósticos que apontam o avanço das cinzas do vulcão chileno Puyehue sobre o espaço aéreo do estado.As operações da Gol nos aeroportos internacionais Ministro Pistarini e Aeroparque Jorge Newbery, em Buenos Aires, na Argentina, e na cidade de Montevidéu, no Uruguai, estão interrompidas pelo mesmo motivo.
“A empresa está contatando clientes com passagens marcadas para providenciar reacomodações sem cobrança de taxas, ou, se for de sua preferência, o reembolso no valor integral dos bilhetes”, informa a Gol, em comunicado.
O vulcão, que fica na Cordilheira dos Andes, entrou em erupção no último sábado (4/6) e desde então prejudica o espaço aéreo do Uruguai, Argentina e Chile. Companhias aéreas internacionais que operam na região afetada, como LAN, Aerolíneas Argentinas, Austral e Delta Airlines, também cancelaram voos de algumas de suas rotas.

Fonte: Marcio Orsolini, de 

Nuvem de vulcão chileno pode passar de novo pelo Brasil

São Paulo - A Força Aérea Brasileira (FAB) disse hoje que a nuvem de cinzas do vulcão chileno deveria voltar a atingir o Sul do Brasil, o que estava previsto para as 16h. A informação consta do relatório emitido pelo Centro de Monitoramento da Argentina. Segundo o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), poderiam ser atingidas as cidades gaúchas de Uruguaiana, Bagé e Santa Maria. Caso as condições atmosféricas se mantenham, no final da noite a nuvem poderia chegar a Porto Alegre.


De acordo com a FAB, a previsão, se confirmada, não deve causar impacto na malha aérea nacional, mas outros voos internacionais com destino a Buenos Aires e Montevidéu poderão ser cancelados. Em nota, porém, a Gol informou que suspendeu temporariamente as operações nos aeroportos de Porto Alegre e Caxias do Sul a partir das 18h30 e 19h de hoje, respectivamente, com base no prognóstico.

Hoje, as cinzas voltaram a afetar as operações nos aeroportos da Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai e Bolívia.

Fonte: 

Cinza de vulcão cancela voos no Aeroporto de Guarulhos

São Paulo - O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, já registra dez partidas e três chegadas canceladas após as cinzas do vulcão Puyehe, no Chile, voltarem a se aproximar da capital argentina, Buenos Aires, de acordo com informações são da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).


Os  voos cancelados são das companhias LAN, Gol e TAM. As cinzas interferem na operação dos aeroportos de Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. Ficaram comprometidos os voos das 8h25 até as 12h15 desta quinta-feira. A TAM informou em nota que cancelou as operações nos aeroportos de Buenos Aires, Montevidéu e Assunção. A companhia informa que continuará analisando as condições climáticas para voltar a operar o mais rapidamente possível.

O Aeroporto do Galeão, na zona norte do Rio de Janeiro, teve quatro chegadas canceladas - três de Buenos Aires e uma de Santiago - da Aerolíneas Argentinas, TAM e LAN. Também foram suspensas cinco partidas - quatro para Buenos Aires e uma para Montevidéu - da Gol, TAM, Aerolíneas Argentinas e Pluna. A Infraero não soube informar se os voos cancelados entre zero hora e os previstos até as 14 horas no Galeão estão relacionados ou não com as cinzas do vulcão.

Fonte: Carolina Spillari, da