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quarta-feira, 9 de janeiro de 2013
Apesar do aumento de passageiros, companhias aéreas diminuem rotas
Um quadro preocupante na aviação civil: enquanto o número de passageiros triplicou no país, a quantidade de destinos oferecidos diminui. São cidades que já têm aeroportos, estrutura, mas deixaram de receber os vôos.
Luis Sena está a passeio em São Paulo. Foi de avião, mas quando for para a cidade natal, Jequié, na Bahia, só de ônibus ou carro. Jequié fica a 365 quilômetros de Salvador. É uma cidade pequena, de 150 mil habitantes, mas tem até aeroporto.
“Há mais de 10 anos já funcionou voo regular de pequenas aeronaves, mas foi desativada. A dificuldade é justamente, em um momento de precisão, acompanhamento médico, visitar um parente, e ter que se submeter a uma empresa de transporte e ônibus, que leva no mínimo seis horas de viagem para a capital”, explica.
Em 2012, as companhias aéreas deixaram de voar para dez cidades brasileiras. Para o consultor André Castellini, não é difícil entender o motivo. “O transporte nas grandes rotas é o equivalente hoje em dia ao transporte rodoviário, transporte de ônibus, enquanto na aviação regional continua sendo o equivalente de um táxi, ou pelo menos de uma van, é um transporte ainda caro por assento transportado”, afirma.
Se por um lado está mais difícil chegar a algumas cidades do interior de avião, por outro, nos grandes centros, a oferta de voos aumentou. Segundo a Anac, em dez anos, o número de voos domésticos quase dobrou: passou de 643 mil para 1,073 milhão no ano passado.
Um levantamento aponta que o número de passageiros quase triplicou de 2003 para 2012, e chegou a 107 milhões de passageiros em 2012. No mesmo período, o valor da passagem caiu pela metade. O avião ficou mais popular e as empresas mais eficientes.
“Se utilizando aviões maiores, colocando mais assentos dentro dos aviões, simplificando o serviço de bordo”, explica o consultor.
O desafio é acompanhar o crescimento da demanda - que deve triplicar novamente nos próximos 15 anos, segundo o consultor. Quem sabe assim o Seu Luis vai conseguir voltar mais rápido para Jequié.
Fonte: G1
Sai resultado final da prova objetiva do concurso da Anac
O Cespe/UnB divulgou nesta terça-feira (8) o resultado final da prova
objetiva e o resultado provisório da prova discursiva do concurso da
Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para 170 vagas em cargos de
nível médio e superior.
Os candidatos poderão ter acesso à prova discursiva e aos espelhos de avaliação, bem como interpor recurso contra o resultado provisório na prova discursiva, das 9h do dia 9 de janeiro às 18h do dia 10 de janeiro, observado o horário oficial de Brasília/DF, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/anac_12, por meio do Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso.
As justificativas de alteração/anulação de gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas estarão à disposição dos candidatos a partir da data provável 14 de janeiro, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/anac_12.
O resultado final na prova discursiva e a convocação para a perícia médica dos candidatos que se declararam com deficiência e para a avaliação de títulos para os cargos de nível superior serão publicados no Diário Oficial da União e divulgados no site http://www.cespe.unb.br/concursos/anac_12, na data provável de 21 de janeiro.
O concurso recebeu o total de 41.901 inscrições (246,48 candidatos por vaga). Os cargos com maior número de concorrentes são de técnico administrativo para o Distrito Federal (764,10 por vaga) e técnico em regulação de aviação civil, no Rio de Janeiro (583 por vaga).
Os salários vão de R$ 4.760,18 a R$ 10.019,20. São 65 vagas de nível médio e 105 de nível superior. São 138 vagas para o Distrito Federal, 16 para São Paulo e 16 para o Rio de Janeiro.
O concurso teve provas objetivas e prova discursiva e haverá avaliação de títulos apenas para os cargos de nível superior. Para o cargo de especialista em regulação de aviação civil, haverá ainda segunda etapa, constituída de curso de formação, a ser ministrado em Brasília.
O concurso é para os cargos de nível superior de analista administrativo e especialista em regulação de aviação civil, e os cargos de nível médio de técnico administrativo e técnico em regulação de aviação civil.
O cargo de analista administrativo áreas 1, 2, 3, 4 e 5 exige nível superior em qualquer área e tem salário de R$ 9.263,20. São 30 vagas, todas para o Distrito Federal.
O cargo de especialista em regulação de aviação civil - área 1 exige nível superior em engenharia. O cargo de especialista em regulação de aviação civil - área 2 exige nível superior em qualquer área de formação, acrescido de licença de piloto de linha aérea ou de piloto de linha de helicóptero, com Certificado Médico Aeronáutico (CMA) válido ou Certificado de Capacitação Física (CCF) válido e Certificado de Habilitação Técnica (CHT), ou, ainda, diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em ciências aeronáuticas. O cargo de especialista em regulação de aviação civil - área 3 exige nível superior em engenharia civil, engenharia civilaeronáutica ou arquitetura. O cargo de especialista em regulação de aviação civil - área 4 exige nível superior em economia ou engenharia. O cargo de especialista em regulação de aviação civil - áreas 5 e 6 exigem nível superior em qualquer área de formação. O cargo de especialista em regulação de aviação civil - área 7 exige nível superior em contabilidade ou ciências contábeis. O salário para todos os cargos é de R$ 10.019,20. São 75 vagas para o cargo: 56 para o DF, 11 para São Paulo e 8 para o Rio de Janeiro.
O cargo de técnico administrativo exige nível médio. São 20 vagas, todas para o Distrito Federal. O salário é de R$ 4.760,18.
O cargo de técnico em regulação de aviação civil - áreas 1, 2 e 3 exigem nível médio. O salário é de R$ 4.984,98. O cargo de técnico em regulação de aviação civil - área 4 exige curso de nível médio e Licença de Despachante Operacional de Voo expedida pela Anac e experiência profissional de no mínimo 3 anos no exercício da função em empresa regida segundo o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) 121, com Certificado de Habilitação Técnica (CHT) válido. O salário é de R$ 4.984,98. São 45 vagas – 32 para o DF, 5 para SP e 8 para o RJ.
Fonte: G1
Os candidatos poderão ter acesso à prova discursiva e aos espelhos de avaliação, bem como interpor recurso contra o resultado provisório na prova discursiva, das 9h do dia 9 de janeiro às 18h do dia 10 de janeiro, observado o horário oficial de Brasília/DF, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/anac_12, por meio do Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso.
As justificativas de alteração/anulação de gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas estarão à disposição dos candidatos a partir da data provável 14 de janeiro, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/anac_12.
O resultado final na prova discursiva e a convocação para a perícia médica dos candidatos que se declararam com deficiência e para a avaliação de títulos para os cargos de nível superior serão publicados no Diário Oficial da União e divulgados no site http://www.cespe.unb.br/concursos/anac_12, na data provável de 21 de janeiro.
O concurso recebeu o total de 41.901 inscrições (246,48 candidatos por vaga). Os cargos com maior número de concorrentes são de técnico administrativo para o Distrito Federal (764,10 por vaga) e técnico em regulação de aviação civil, no Rio de Janeiro (583 por vaga).
Os salários vão de R$ 4.760,18 a R$ 10.019,20. São 65 vagas de nível médio e 105 de nível superior. São 138 vagas para o Distrito Federal, 16 para São Paulo e 16 para o Rio de Janeiro.
O concurso teve provas objetivas e prova discursiva e haverá avaliação de títulos apenas para os cargos de nível superior. Para o cargo de especialista em regulação de aviação civil, haverá ainda segunda etapa, constituída de curso de formação, a ser ministrado em Brasília.
O concurso é para os cargos de nível superior de analista administrativo e especialista em regulação de aviação civil, e os cargos de nível médio de técnico administrativo e técnico em regulação de aviação civil.
O cargo de analista administrativo áreas 1, 2, 3, 4 e 5 exige nível superior em qualquer área e tem salário de R$ 9.263,20. São 30 vagas, todas para o Distrito Federal.
O cargo de especialista em regulação de aviação civil - área 1 exige nível superior em engenharia. O cargo de especialista em regulação de aviação civil - área 2 exige nível superior em qualquer área de formação, acrescido de licença de piloto de linha aérea ou de piloto de linha de helicóptero, com Certificado Médico Aeronáutico (CMA) válido ou Certificado de Capacitação Física (CCF) válido e Certificado de Habilitação Técnica (CHT), ou, ainda, diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em ciências aeronáuticas. O cargo de especialista em regulação de aviação civil - área 3 exige nível superior em engenharia civil, engenharia civilaeronáutica ou arquitetura. O cargo de especialista em regulação de aviação civil - área 4 exige nível superior em economia ou engenharia. O cargo de especialista em regulação de aviação civil - áreas 5 e 6 exigem nível superior em qualquer área de formação. O cargo de especialista em regulação de aviação civil - área 7 exige nível superior em contabilidade ou ciências contábeis. O salário para todos os cargos é de R$ 10.019,20. São 75 vagas para o cargo: 56 para o DF, 11 para São Paulo e 8 para o Rio de Janeiro.
O cargo de técnico administrativo exige nível médio. São 20 vagas, todas para o Distrito Federal. O salário é de R$ 4.760,18.
O cargo de técnico em regulação de aviação civil - áreas 1, 2 e 3 exigem nível médio. O salário é de R$ 4.984,98. O cargo de técnico em regulação de aviação civil - área 4 exige curso de nível médio e Licença de Despachante Operacional de Voo expedida pela Anac e experiência profissional de no mínimo 3 anos no exercício da função em empresa regida segundo o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) 121, com Certificado de Habilitação Técnica (CHT) válido. O salário é de R$ 4.984,98. São 45 vagas – 32 para o DF, 5 para SP e 8 para o RJ.
Fonte: G1
Embraer escolhe turbinas da Pratt, dizem fontes
A Embraer, quarta maior fabricante de aviões do mundo, escolheu as turbinas da Pratt & Whitney's para sua nova linha E-Jet de aviões regionais, segundo informaram pessoas próximas à transação.
A fabricante da United Technologies Corp desbancou a General Electric e a Rolls Royce, segundo as fontes. A Pratt buscava recuperar terreno referente às vendas de suas turbinas após uma série de vitórias da GE e da Rolls Royce.
A empresa também está testando uma nova turbina de menor consumo de combustível para a canadense Bombardier.
A Embraer, que domina o mercado de aviação comercial de jatos com até 120 assentos, está atualizando sua linha com novas turbinas e asas visando economizar combustível, no momento em que sua rival canadense planeja avançar no mesmo mercado. Os aviões atualizados devem ser entregues em 2018.
*As informações são da Dow Jones.
Fonte: Época Negócios
Emirates faz processo seletivo em São Paulo e no Rio de Janeiro
A Emirates Airline promove neste fim de semana o Open Day, processo seletivo de tripulação, em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Sábado, dia 12, o evento ocorre às 9 horas no Bourbon Convention Ibirapuera (Avenida Ibirapuera, 2.527), na capital paulista. Domingo, dia 13, será no Rio de Janeiro, também às 9 horas, no Ion Intelligent Centre (Avenida das Américas, 1.650, Barra da Tijuca).
O Open Day dá ao interessado a oportunidade de aprender mais sobre a profissão de seu sonho e também como viver em uma cidade cosmopolita como Dubai. Os candidatos poderão conversar com a equipe de recrutamento da Emirates e ter uma ideia de como a empresa funciona.
Atualmente, a Emirates voa para 128 cidades em 74 países, com uma frota jovem e tecnologicamente avançada de 194 aeronaves – outras 205 estão encomendadas, no valor de US$74 bilhões. Além disso, a empresa é a maior operadora mundial do modelo Airbus A380, com 30 em operação e 60 que serão entregues nos próximos anos.
Graças à rápida e dinâmica expansão, a Emirates está em busca de novos funcionários. A companhia oferece diversas oportunidades de trabalho a bordo e tem um time verdadeiramente internacional: 14 mil comissários de 120 países que falam 50 línguas.
A Emirates voa para o Brasil desde 2007, quando inaugurou um voo direto e diário entre Dubai e São Paulo. Em 03 de janeiro de 2012, a companhia aérea dobrou sua capacidade no país, ao lançar um voo diário e direto entre Dubai e Rio de Janeiro, com extensão a Buenos Aires. O avião utilizado nas rotas é o Boeing 777-300ER com capacidade para 354 passageiros. Hoje, a Emirates tem cerca de 550 brasileiros trabalhando como comissários e pilotos.
A Emirates busca funcionários dedicados, amigáveis, prestativos e de cabeça aberta. Os aplicantes devem ter mais de 21 anos e precisam levar no Open Day currículo em inglês e uma foto. É recomendável se registrar online com antecedência, pelo site http://www.emirates.com/careers
Fonte: Aviação Brasil
Em parceria com a Gol, TAME, do Equador, inicia rota para o Brasil
A companhia aérea equatoriana TAME Airlines iniciou oficialmente nesta terça-feira (08/01) sua operação no Brasil, com o lançamento da rota Quito-Guayaquil-São Paulo. Inicialmente a rota terá três frequências semanais, mas o gerente geral da companhia, Rafael Farías Pontón, indicou que a expectativa é ampliar a frequência para diária no curto prazo. Confia, para isso, em uma parceria com a Gol.
"As empresas (TAME e Gol) já estão fazendo as adaptações de sistema para que se possa emitir os bilhetes", disse Pontón, explicando que na primeira fase apenas a TAME poderá emitir bilhetes de conexão da parceira, de São Paulo para os demais destinos operados pela Gol. Mas a expectativa da companhia é de que também a empresa brasileira possa vender destinos do Equador operados pela TAME.
Um outro impulso para que a expansão da rota Equador-Brasil será o lançamento, entre maio e junho, de um voo da TAME para Nova York. "Este voo se conecta diretamente com o de São Paulo e vamos oferecê-lo em condições muito competitivas", disse Pontón, sem citar valores. Inicialmente, a tarifa ida e volta até Guayaquil está sendo oferecida, em caracter promocional, a partir de US$ 504 mais taxas.
A intenção da TAME com a rota Guayaquil-São Paulo é promover o turismo e os negócios entre Brasil e Equador e faz parte do plano de internacionalização da empresa iniciado a dois anos - Brasil é o quinto destino internacional da empresa, depois de Panamá, Venezuela, Colômbia e Peru. Além de Brasil e Estados Unidos, a TAME também deve iniciar ainda no primeiro semestre deste ano operações na Argentina.
Mas no caso da rota para São Paulo, a decisão de investimento também está apoiada pelo subsídio dado pelo governo equatoriano no combustível das aeronaves. Conforme Pontón, o governo ofereceu um subsídio de 40% para a companhia aérea que lançasse uma frequência direta entre os dois países, como também para o México e Los Angeles, nos Estados Unidos. "No caso de São Paulo, fomos os primeiros a nos candidatar. É um bom desconto, mas também enfrentamos o desafio de desenvolver demanda", avaliou.
Ainda assim, a expectativa da empresa é de que a rota se torne "sustentável" em menos de seis meses. "Somos uma empresa estatal, diferente das empresas privadas, nosso objetivo não é maximizar o retorno, mas seguir crescendo", comentou. O voo será operado por aeronaves Airbus A319 e A320, com capacidade para 120 passageiros.
Fonte: Época Negócios
Azul e Trip anunciam voos extras na rota RIO DE JANEIRO - JOAO PESSOA
A Azul e a Trip vão oferecer, entre os dias 10 e 31 de janeiro, voos
extras a partir do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino a
João Pessoa. As novas operações serão comercializadas pela Azul e
operados pela Trip. As frequências acontecem de segunda a sexta-feira e
aos domingos.
Para mais informações: www.voeazul.com.br.
Fonte: Panrotas
Para mais informações: www.voeazul.com.br.
Fonte: Panrotas
Embraer estreia em novo mercado asiático
A Embraer estreou ontem (08) em Bangladesh, na Ásia, com o início das operações de dois jatos ERJ 145 comprados pela Novo Air, que serão utilizados em serviços regulares em rotas domésticas. Cada um pode levar 50 passageiros.
As rotas incluem a capital Dhaka, a segunda maior cidade do país, Chittagong, e outros municípios. A companhia aérea pretende utilizar os jatos em rotas domésticas no primeiro ano de operações, com a possibilidade de expandir a malha aérea para incluir rotas regionais e internacionais a partir do ano seguinte.
Com a entrada em operação do ERJ 145 em Bangladesh, os jatos comerciais da Embraer são utilizados por 85 companhias aéreas de 51 países em todo o mundo. A NovoAir é a 13ª operadora de aeronaves comerciais da Embraer na região Ásia Pacífico.
Fonte: Panrotas
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