MADRI. A companhia espanhola Iberia cancelou mais de 600 voos até a próxima segunda-feira, dia 16 de abril, por causa de uma greve de pilotos. Os funcionários da aérea protestam contra a criação da Iberia Express, marca recém lançada para atender ao mercado de baixo custo. Cinco dos 612 voos cancelados pela empresa têm como origem ou destino a cidade de São Paulo, no Brasil.
A greve dos pilotos foi convocada pelo sindicato e será concentrada principalmente nos dias 9,13 e 16 de abril. No fim de março, o Sindicato Espanhol de Pilotos de Companhias Aéreas (Sepla, na sigla em espanhol) decidir por parar em todas as segundas-feiras e sextas-feiras de 9 de abril até 20 de julho, totalizando 30 dias de greve.
A Iberia informou que está facilitando a troca ou o reembolso dos clientes afetados pelos voos cancelados. Além disso, está buscando voos alternativos na própria companhia ou em outras. Quem comprou a passagem pelo site da Iberia, receberá uma mensagem sobre o cancelamento e uma opção alternativa de viagem.
Os clientes afetados pelos cancelamentos também podem entrar em contato com o telefone 902 100 988, na Espanha, para se informar. Os voos cancelados do Brasil foram o IB 6820 (São Paulo-Madri) de ontem, o IB 6821 (Madri-São Paulo) de hoje, o IB 6820 de 12 de abril (São Paulo-Madri), o IB 6825 (Madri-São Paulo) de 13 de abril e o IB 6824 (São Paulo-Madri) de 16 de abril.
A companhia espanhola já demitiu oito pilotos desde fevereiro por não terem comandado voos previstos pela companhia. A Iberia destacou que a atitude dos funcionários “contraria o determinado pelo Estatuto dos Trabalhadores e pelo próprio convênio coletivo da companhia”.
Fonte: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do nosso blog, deixe seu comentário...