Sejam Bem Vindos ao AviaçãoTodoDia. Um Blog criado para reunir em um único lugar as principais notícias sobre a aviação. Aproveite, participe e compartilhe.
quarta-feira, 1 de junho de 2011
Anac publica regulamento contra o uso de drogas na aviação civil
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) publicou nessa quarta-feira um regulamento que pretende coibir o uso inadequado de álcool e outras drogas por profissionais da área.
De acordo com a Anac, a proposta do regulamento não é apenas aumentar a fiscalização e aplicar punições, mas também atuar na prevenção e recuperação do usuário de drogas.
Não havia qualquer regra anterior sobre o assunto -- cabia à companhia aérea decidir sobre a aplicação de exames toxicológicos aos funcionários, por exemplo. Agora, será obrigatório que a companhia mantenha um programa de prevenção ao uso de drogas e realize testes (aleatórios e específicos).
A legislação se baseou em orientações da OACI (Organização da Aviação Civil Internacional) e, segundo a agência, apenas dois outros países, Estados Unidos e a Austrália, têm regramento sobre o tema.
O regulamento será aplicado não apenas aos profissionais que lidam diretamente com atividades de risco, como pilotos, comissários e mecânicos, mas também a equipes de combate a incêndio nos aeroportos e agentes de segurança, por exemplo.
Os procedimentos serão realizados internamente pelas próprias empresas, que têm o prazo de um ano para implantar programas de educação e dois anos para realização de exames toxicológicos e programas de recuperação.
Fonte: UOL Notícias
O assunto é polêmico, deixe seu comentário...
Compartilhe esta notícia com seus amigos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Acho excelente que finalmente tenham adotado essa medida e acho que deveriam também estender e restringir principalmente o consumo pelos passageiros também e aplicar os testes nos mesmos quando apresentarem sintomas de embriaguez ou comportamento alterado por drogas.
ResponderExcluirBebidas alcoolicas, drogas e os voos propriamente ditos definitivamente não combinam.