Resultados negativos da antiga VEM foram de 61,5 milhões no último ano, mas melhoraram 12,5% face ao ano anterior.
Fernando Pinto estará amanhã no Rio de Janeiro para apresentar os resultados da operação de manutenção e engenharia da TAP no Brasil. Com a privatização da empresa, que deve incluir a operação brasileira, prevista para Junho, as notícias de que o presidente da companhia aérea tem para o mercado estão longe de ser positivas: 2011 foi o último de cinco anos em que a TAP Manutenção e Engenharia (M&E) Brasil apresentou prejuízos, num total de 146,4 milhões de reais (61,5 milhões de euros), apurou o Diário Economico.
Numa altura em que o transporte aéreo apresenta lucro de 3,1 milhões de euros, apesar da escalada do preço dos combustíveis, a operação brasileira estará a pressionar os resultados do grupo TAP que deverão ser conhecidos este mês. No total, a antiga empresa de manutenção da Varig, comprada pela TAP no final de 2005, já inscreveu no balanço da empresa portuguesa mais de 495 milhões de reais (208 milhões de euros) de prejuízos. A este valor há a acrescentar os 15 milhões de euros pagos por parte da empresa e, posteriormente, uma verba, que até hoje não é conhecida, para comprar a posição que a GeoCapital, ligada ao empresário Stanley Ho, controlava na VEM.
Ainda em 2007, a TAP fez um aumento de capital de 24 milhões de reais (dez milhões de euros) e criou uma linha de crédito avaliada em cinco milhões de euros para financiamento de material. Certa é a assunção de um passivo superior a 100 milhões de euros, resultante de dívidas da VEM ao Governo brasileiro. Dívida que até 2010 proibiu a empresa de participar em concursos públicos, nomeadamente para a manutenção dos aviões da Força Aérea brasileira, e que a TAP M&E previa que pudessem representar cerca de 25% da sua facturação.
Fonte: Sapo.pt
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