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sábado, 7 de abril de 2012

Participação de mercado da Azul chega a 10%; TAM e Gol perdem mercado em fevereiro

O setor aéreo teve o melhor mês de fevereiro desde 2000, com aumento de
12,9% na demanda doméstica e de 15,06% na oferta de voos em relação a
fevereiro de 2011, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil
(Anac). TAM e Gol, as maiores companhias nacionais, perderam fatia de
mercado para a Azul, que pela primeira vez registrou participação
superior a10%, e Avianca, que ficou com 4,68%. As duas líderes ainda
detêm juntas 73,58% do mercado.

A estratégia de redução de frota adotada por Gol e TAM para se recuperar
dos prejuízos registrados no ano passado deve levar a Azul a aumentar
ainda mais sua participação no mercado doméstico de passageiros este
ano. Ao contrário das concorrentes, a empresa de David Neeleman deve
ampliar sua frota de 52 aeronaves para 66 no fim de 2012.

"Como a Azul é líder em taxa de ocupação e deve adicionar 14 aviões este
ano, num momento em que as principais concorrentes têm dito que vão
enxugar ou ter taxa de crescimento próximo de zero, estamos otimistas",
afirmou o diretor de Marketing da companhia, Gianfranco Beting.

A Gol, que anunciou anteontem o desligamento de 205 tripulantes, viu
suas ações preferenciais amargarem perda de 1,66%, no rastro de notícias
negativas: além da perda de mercado, o rebaixamento de sua classificação
anunciado pela Fitch, uma das três maiores agências classificadoras de
risco mundiais.

Embora especialistas alertem que aumento de market share não implique
rentabilidade, a Azul espera registrar em 2012 o primeiro lucro de sua
história, disse uma fonte próxima à empresa. Beting não confirma.

O executivo reconhece que a companhia - que iniciou suas operações em
dezembro de 2008 e transformou o aeroporto de Campinas no principal
centro concentrador de suas rotas - também sofreu no ano passado com a
disputa tarifária entre Gol e TAM. No entanto, mantém seu plano de frota
para 2012, confiante em um mercado ainda aquecido, porém cautelosa com o
cenário marcado pelos altos custos dos combustíveis.

Uma das vantagens da Azul é voar com uma aeronave menor que as
concorrentes e conseguir maiores taxas de ocupação.

Fonte: O Estado de São Paulo

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